Texto associado. Com açúcar, com afeto
Com açúcar, com afeto, fiz seu doce predileto
Pra você parar em casa , qual o quê
Com seu terno mais bonito, você sai, não acredito
Quando diz que não se atrasa
Você diz que é operário, sai em busca do salário
Pra poder me sustentar , qual o quê
No caminho da oficina, há um bar em cada esquina
Pra você comemorar, sei lá o quê
Sei que alguém vai sentar junto, você vai puxar assunto
Discutindo futebol
E ficar olhando as saias de quem vive pelas praias
Coloridas pelo sol
Vem a noite e mais um copo, sei que alegre ma non troppo
Você vai querer cantar
Na caixinha um novo amigo vai bater um samba antigo
Pra você rememorar
Quando a noite enfim lhe cansa, você vem feito criança
Pra chorar o meu perdão, qual o quê
Diz pra eu não ficar sentida , diz que vai mudar de vida
Pra agradar meu coração
E ao lhe ver assim cansado, maltrapilho e maltratado
Como vou me aborrecer, qual o quê
Logo vou esquentar seu prato, dou um beijo em seu retrato
E abro meus braços pra você
Chico Buarque
Todo texto é, antes de mais nada, um ato comunicativo, mas devemos considerar ainda que, no interior de cada texto, insere-se um outro ato comunicativo e, nesse sentido, a letra de Chico Buarque marca esse processo de modo particular. Com relação aos elementos constituintes da comunicação, assinale a alternativa que os individualize, corretamente, em "Com açúcar, com afeto".
a) Na letra da música de Chico Buarque, há um interlocutor muito bem marcado pelo pronome "você", mas o emissor está de tal forma apagado que não pode ser identificado.
b) Como é típico do compositor, a mensagem transmitida pela letra da música é bastante obscura e hermética, na medida em que a situação narrada não está ligada ao cotidiano comum.
c) É claramente identificável o contexto de duas pessoas que estão em conflito porque o homem sai de casa, dizendo que vai trabalhar, para se divertir, o que faz por repetidas vezes na certeza de que será perdoado.
d) Na letra da música de Chico Buarque, há um emissor muito bem marcado, que, estranhamente, está identificado com um pronome "me".
e) Todo o ato comunicativo não pode ser corretamente interpretado porque o código linguístico de que se vale o compositor não foi empregado de forma castiça.