O “Mapa do Crime” on-line é uma ferramenta de registro de delitos lançada pela campanha Paz Sem Voz É Medo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom). O registro pode ser feito via internet (web), e funciona segundo os princípios de um Sistema de Informações Geográficas (SIG). A intenção do “Mapa do Crime” é aproximar cada vez mais as estatísticas criminais da realidade. Assinale a alternativa correta sobre o tipo de produto cartográfico descrito.
a) O “Mapa do Crime”, acima citado, é um tipo de mapa base, isto é, uma carta geodésica elaborada pelo Exército Brasileiro, com a finalidade de avaliar as distâncias entre as centrais de Polícia e os locais de ocorrências policiais.
b) Um “Mapa do Crime”, como o descrito, deve necessariamente conter a rede hidrográfica, para orientação da polícia
c) Um “Mapa do Crime”, como o descrito, deve necessariamente conter a base topográfica do Exército, isto é, a indicação do Norte Geográfico, do Norte Verdadeiro e do norte Geodésico, para ser útil.
d) Um “Mapa do Crime” serve para registrar, por exemplo, ocorrências criminais como furtos e roubos, homicídios, agressões, pontos de tráfico de drogas, sendo, portanto, um tipo de mapa temático.
e) O “Mapa do Crime”, acima referido, é um cartograma estático, isto é, uma vez elaborado não pode ser atualizado, tendo a desvantagem, ainda, de não indicar o local do crime, mas apenas o número total das ocorrências.