Entrar

Simulado: Primeiro Tenente - Teologia - Corpo Auxiliar da Marinha

10 questões | Teologia, Ensino Superior

Marque todas as questões do simulado desta página "Primeiro Tenente - Teologia - Corpo Auxiliar da Marinha" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


79 resolveram
36% acertos
Difícil
4 ótimo
19 bom
41 regular
15 péssimo

Qual assunto deu ensejo à ruptura entre Erasmo e Lutero, marcando a divergência entre humanismo e protestantismo?

No Novo Testamento é comum, por parte dos apóstolos, o uso de figuras referentes à igreja. Qual é a figura mais utilizada pelo apóstolo Paulo ao se referir à igreja, nas cartas que escreveu aos Coríntios e aos Efésios?

Algumas teorias procuram harmonizar a narrativa da criação com as descobertas da ciência. Dentre elas, a Teoria da Harmonização presume que:

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.

A exposição tradicional do decálogo parte da versão negativa dos mandamentos para depois falar de seu equivalente construtivo, positivo. Segundo Reifler (1977), só dessa maneira pode-se ter uma visão mais abrangente de cada um em seu contexto histórico revelatório. Partindo dessas observações, é correto estruturar o estudo do decálogo em quatro categorias principais: a inibidora e do AT, a versão inibidora do NT, a versão positiva e do AT e a versão positiva e do NT.

"A tradição oral teve seus primórdios com a nova ênfase colocada na lei (escribismo)por Esdras, o escriba, por volta de 458 a.C., no período persa. Todavia, os judeus afirmavam popularmente que ela remontava ao próprio Moisés. Ele, diziam eles, a recebera de Deus ao mesmo tempo que a lei escrita, mas com instruções para não escrever a lei oral. A lei oral (ou tradição dos pais) não cresceu da noite para o dia, mas desenvolveu-se através de várias gerações, à medida que surgiam perguntas acerca da lei escrita. Constituía-se de interpretações rabínicas da Torah. Naturalmente apareceram diferenças nas interpretações, à medida que o tempo passava."

Quem eram os dois grandes expoentes da tradição oral do 1° século antes de Cristo?

Analise o texto a seguir.

"Depois, tendo [Judas Macabeus] organizado uma coleta individual, enviou a Jerusalém cerca de duas mil dracmas de prata, fim de que se oferecesse um sacrifício pelo pecado: agiu assim absolutamente bem e nobremente, com o pensamento na ressurreição. De fato, se ele não esperasse que os que haviam sucumbido iriam ressuscitar, seria supérfluo e tolo rezar pelos mortos. Mas, se considerava que uma belíssima recompensa está reservada para os que adormecem na piedade, então era santo e piedoso o seu modo de pensar. Eis porque ele mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos que haviam morrido, a fim de que fossem absolvidos do seu pecado." (2 Macabeus, cap. 12, ver. 43-45)

O texto acima constitui-se num dos fundamentos escriturísti- os para uma das doutrinas a respeito do estado intermediário das almas, após a experiência da morte. Esta doutrina, NÃO postulada pelas igrejas evangélicas no Brasil, é chamada de doutrina.

Analise o texto a seguir.

"Teologicamente se dizendo conservadores, limitavam o cânon à Torah ou Pentateuco. Rejeitavam as doutrinas da ressurreição, anjos, espíritos, e advogavam a vontade livre, em lugar da providência divina. Este grupo não sobreviveu à Guerra Judaico-romana de 66-70. Gabavam-se de sua fidelidade à letra da lei mosaica, em contradição à tradição oral. Formavam o partido da aristocracia e dos sacerdotes abastados. Controlavam o sinédrio e qualquer resquício de poder político que restava. Também controlavam o templo, e o sumo-sacerdote era sempre um líder deste grupo. Era um grupo fechado e não procurava prosélitos."

A declaração acima, referente aos Grupos Religiosos dos tempos do Novo Testamento, aplica-se corretamente aos

A corrente teológica contemporânea que postula ser o problema básico da sociedade a opressão e a exploração das classes fracas pelas poderosas, cuja salvação consiste em livramento de tal opressão, é denominada teologia.

Analise as passagens bíblicas a seguir considerando-as em seus próprios contextos.

I - "Nosso amigo Lázaro dorme, mas you despertá-lo" . (Jo 11: 11)

II - "Salve, rei dos judeus! " (Mt 27: 29) III- "Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo". (Jo 10: 9)

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, os mesmos tipos de figuras de linguagem presentes nas passagens bíblicas acima.

A filosofia grega dedicou considerável atenção ao problema da alma humana e não .deixou de se fazer sentir na teologia cristã. Dentre os conceitos históricos sobre a origem da alma, dois deles se tornaram mais influentes no meio cristão. São eles:

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.