Simulado: Administrador - FUNARTE - Administração Geral 7 questões | Administração, Administração Geral, Ensino Superior Marque todas as questões do simulado desta página "Administrador - FUNARTE - Administração Geral" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF. 58 resolveram 46% acertosDifícil 3 ótimo 21 bom 28 regular 6 péssimo 1 Questão 13300 | Administração, Administração Geral, Administrador, FUNARTE, FGV, Ensino SuperiorJosé Paulo, recém-nomeado gerente de produção em uma empresa fabricante de cosméticos, enfrentou um sério problema no final de seu primeiro mês à frente da área. Dois de seus subordinados executaram uma mesma atividade no processo de produção, o que gerou um atraso nas entregas da empresa e um grande prejuízo pelo descarte do material não aproveitável. Avaliando esse incidente, José Paulo reconheceu que, ao não explicitar claramente a tarefa que cada um dos subordinados deveria fazer, incorreu em falha em uma das funções básicas que um administrador deve desempenhar. Trata-se do (da): a) planejamento b) organização c) direção d) controle e) observação 2 Questão 13301 | Administração, Administração Geral, Administrador, FUNARTE, FGV, Ensino SuperiorUm elemento marcante na maioria das grandes organizações é sua cultura organizacional. Essa cultura é reconhecida como responsável por promover uma convergência nos comportamentos, valores e atitudes dos indivíduos, perpassando toda a organização, mas que pode trazer também desafios à introdução de mudanças nos processos internos e na incorporação de novas práticas de gestão que rivalizem com aspectos nela consolidados. A cultura organizacional é formada por processos de consolidação de camadas, que vão interagindo e consolidando as bases da cultura da organização. Essas camadas são formadas por: a) valores, crenças, comportamento, pressupostos básicos tidos como óbvios; b) tipo de autoridade, estrutura organizacional, grupos informais, tipo de orientação; c) padronização, interação, remuneração, ética; d) responsabilidade social, sustentabilidade, relação com os clientes e relação com os funcionários; e) necessidades fisiológicas, princípios de segurança, valores sociais, autoconhecimento. 3 Questão 13302 | Administração, Administração Geral, Administrador, FUNARTE, FGV, Ensino SuperiorProposta por Peter Drucker em 1954, na sua obra clássica The Practice of Management, a Administração por Objetivos (APO) um modelo de administração voltado a orientar a organização em torno de objetivos, exigia também adaptações internas nos processos e práticas de gestão que a diferenciavam de outros modelos utilizados à época. Sobre essas adaptações ou inovações, é correto afirmar que a APO: a) exigia uma elevada participação dos funcionários e a integração com as chefias na definição dos objetivos; b) caracterizou-se pela dependência de aprimoramento tecnológico e sociotécnico da empresa para sua implementação; c) baseava-se na formalização dos processos e normas validados pelas lideranças em cada etapa; d) estipulava uma maior hierarquização dos cargos, com funções mais claras e bem definidas; e) estabelecia que cada funcionário deveria propor, anualmente, suas metas e objetivos de desenvolvimento pessoal. 4 Questão 13303 | Administração, Administração Geral, Administrador, FUNARTE, FGV, Ensino SuperiorO modelo de estratégias genéricas proposto por Michael Porter permite identificar duas vantagens competitivas para a empresa, que podem ser desdobradas segundo um escopo amplo ou focado. Usando esse modelo para analisar um evento histórico, o desenvolvimento da linha de montagem por Henry Ford, é possível relacionar o uso dessa linha de montagem com empresas que buscam posicionar-se estrategicamente por: a) diferenciação no nicho; b) liderança no custo total na indústria; c) foco no cliente; d) liderança no nicho do setor relativo; e) diferenciação por customização do produto. 5 Questão 13304 | Administração, Administração Geral, Administrador, FUNARTE, FGV, Ensino SuperiorUma empresa decide, após a expansão internacional de suas atividades produtivas e a diversificação da linha de produtos, promover a reorganização de sua estrutura baseada no estabelecimento de diversas unidades semiautônomas com foco em cada linha de produto, cliente e região. Essa opção de organização da estrutura organizacional é denominada: a) funcional; b) divisional; c) matricial; d) linear; e) expansionista. 6 Questão 13305 | Administração, Administração Geral, Administrador, FUNARTE, FGV, Ensino SuperiorA análise SWOT é uma ferramenta que visa analisar a posição estratégica de uma empresa em um determinado ambiente competitivo. Os pontos ou aspectos analisados com base nessa ferramenta são: a) produto, preço, praça e promoção; b) fragilidades, vantagens, oportunidades e concorrentes; c) forças, fraquezas, oportunidades e ameaças; d) política, Economia, ambiente, sociedade, tecnologia, legislação; e) diversificação, capacidade de inovação, lucratividade e rivalidade. 7 Questão 13306 | Administração, Administração Geral, Administrador, FUNARTE, FGV, Ensino SuperiorA liderança, entendida como a capacidade de um indivíduo influenciar outros com base em suas habilidades ou personalidade, é uma característica bastante estudada no campo da administração e almejada pela maioria dos profissionais em cargos administrativos. Diversas teorias já foram propostas para buscar o entendimento de liderança. Nesse contexto, a “Teoria da liderança transformacional” destaca-se ao focar suas análises e propostas no tipo de recompensa oferecida pelo líder, em vez de analisar os comportamentos dos lideres com os seus subordinados. A teoria considera a existência de dois tipos de líderes, o transacional e o transformacional, sobre os quais é correto afirmar que: a) o líder transacional é definido por suas habilidades de manter o ambiente organizacional em ordem em épocas de transição de poder na organização; b) o líder transformacional busca uma estrutura hierárquica mais horizontal, em que os subordinados se veem no direito de participar das decisões societárias da organização; c) o líder transacional encara as relações com os subordinados como uma troca, em que se vê como o responsável por traçar metas e atribuir recompensas por seu alcance; d) o líder transformacional, por buscar um ambiente de constante mudança, é associado a pior desempenho, alta rotatividade e baixa motivação na organização; e) o líder transacional é um especialista em questões de transações financeiras da organização, frequentemente fixando metas associadas a bônus salarial aos funcionários. 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