Entrar

Simulado: Assistente de Alunos - UFRN - Pedagogia - ii

10 questões | Pedagogia, Ensino Médio

Marque todas as questões do simulado desta página "Assistente de Alunos - UFRN - Pedagogia - ii" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


91 resolveram
38% acertos
Difícil
1 ótimo
30 bom
54 regular
6 péssimo

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB/96), estabelece as diretrizes e as bases da educação nacional. Segundo essa lei, a educação superior tem, dentre suas finalidades,

Segundo a LDB/96, na educação superior, a carga horária que o ano letivo regular, independente do ano civil, precisa ter para que os exames finais sejam realizados é de, no mínimo,

De acordo com a LDB/96,

A LDB/96, ao definir marcos legais sobre a Educação Superior , estabelece que

A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade do ensino superior que se tem intensificado na UFRN como parte de seu projeto de democratização do conhecimento. Nessa modalidade de educação, os tutores desempenham importantes funções. Leia as afirmações a seguir sobre os tutores e suas funções na EaD.

I O tutor presencial acompanha sistematicamente o estudante no polo e deve mediar a interação e a comunicação dele com o professor.

II O tutor a distância não precisa ter domínio do conteúdo da disciplina da qual faz a mediação.

III Os tutores presenciais inseridos na educação a distância da UFRN podem ser professores da rede básica de ensino da região na qual se inserem.

IV Os tutores a distância são os responsáveis pela elaboração dos materiais didáticos dos cursos de EaD.

Das afirmações, estão corretas

A Resolução nº 171/2013 – CONSEPE, de 5 de novembro de 2013, aprova o Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da UFRN. Segundo a referida resolução, “Disciplina é um instrumento de ensino-aprendizagem que envolve um conjunto sistematizado de conhecimentos a serem ministrados”. Considere as afirmações a seguir, relativas às disciplinas oferecidas por esses cursos.

I Cada disciplina deve se ministrada só por um professor.

II Cada disciplina deve ter uma carga horária semanal e semestral pré-determinada em um período letivo.

III A carga horária da disciplina, que corresponde ao tempo total de ensino ministrado aos discentes, é sempre múltiplo de 15 (quinze) horas.

IV As disciplinas podem ser presenciais, a distância e semipresenciais.

Das afirmações, estão corretas

Os períodos da UFRN estão legalmente definidos em seu regulamento. Os períodos letivos regulares devem ter duração de

No regulamento dos cursos regulares de graduação da UFRN, estabelece-se que os programas dos componentes curriculares do tipo disciplina devem detalhar

Os estudantes universitários são, na sua grande maioria, adultos. Conhecer as caraterísticas dos adultos e as particularidades de suas formas de aprendizagem e de seus comportamentos no contexto da formação universitária tem importância para o trabalho do assistente de estudantes. Em relação aos estudantes universitários adultos, é correto afirmar:

A avaliação da aprendizagem é uma parte importante do processo da formação profissional dos estudantes na UFRN. Em relação a esse componente do processo, leia as afirmações a seguir.

I É obrigatória a divulgação do rendimento acadêmico da unidade pelo professor da disciplina até 3 (três) dias úteis antes da realização da avaliação da unidade seguinte.

II É permitido ao estudante, mediante requerimento, solicitar revisão do rendimento acadêmico obtido na avaliação de sua aprendizagem.

III Em cada componente curricular, a média parcial é calculada a partir da mediana dos rendimentos escolares obtidos em cada unidade.

IV Ao estudante que não participa de qualquer avaliação é atribuída nota 1.

Das afirmações, estão corretas

Deixe seu comentário (3)

Foto de perfil Michelle Rastelli Reis
Por Michelle Rastelli Reis em 23/06/2015 06:25:55
Acertei tudo o que estudei. Vou estudar mais e fazer outros :)
Foto de perfil vazia
Por meire barsan em 02/02/2016 18:07:00
As provas desses e demais concursos deveriam privilegiar o candidato de outra forma.
Conheço alguns amigos que, ironicamente fizeram 70% das provas acertando nos chutes.
Uma avaliação oral, escrita, psicológica e social dos candidatos valeria mais.
Os demais conhecimentos, inclusive, os específicos conheceríamos no decorrer do processo probatório.
Foto de perfil vazia
Por meire barsan em 02/02/2016 18:09:46
Estudo tanto e ficp triste quando acerto menos de 50% das questões dos simulados...acho q vou deixar d viver, comer, curtir p ver se gabarito.

Participe, faça um comentário.