Entrar

Simulado: Caixa - Medicina do Trabalho - Médico do trabalho - iii

Marque todas as questões do simulado desta página "Caixa - Medicina do Trabalho - Médico do trabalho - iii" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


57 resolveram
61% acertos
Médio
5 ótimo
40 bom
12 regular
0 péssimo

Com relação ao trabalho realizado em sistemas de turnos, somente à noite ou em horários irregulares, julgue os seguintes itens.

Quanto maior for o número de dias de trabalho noturno, maior será a carga de trabalho. O ciclo claro-escuro, conhecido como ciclo circadiano, influencia o comportamento do ritmo biológico.

Julgue os itens a seguir, referentes à avaliação da capacidade laborativa.

Um trabalhador que apresente perda induzida por ruído ocupacional tem direito ao benefício auxílio doença-acidentário do INSS, mesmo que possa executar outra atividade em que não haja exposição ao risco físico, pois as doenças relacionadas ao trabalho garantem a aposentadoria por invalidez.

Julgue os itens a seguir, referentes à avaliação da capacidade laborativa.

A reabilitação profissional para mudança de função é indicada para trabalhadores que apresentem incapacidade laborativa total (uniprofissional) ou temporária para as atividades de sua profissão ou função.

Julgue os itens seguintes, acerca de acompanhamento médico de portadores de doenças crônicas e epidemiologia em medicina do trabalho.

Entre os indicadores em segurança do trabalho, a taxa de frequência de acidentes do trabalho difere do índice de gravidade, apesar de ambos terem como base (denominador) o número total de homens/hora trabalhadas. Para se determinar o índice de gravidade, deve-se levar em conta o número de horas perdidas com acidentes do trabalho e não o número de acidentes do trabalho.

Julgue os itens seguintes, acerca de acompanhamento médico de portadores de doenças crônicas e epidemiologia em medicina do trabalho.

Os estudos transversais, também chamados de seccionais, são aqueles que medem a prevalência de doenças. Esses estudos são importantes para a avaliação da situação de saúde da população, pois estimam a demanda para implantação de serviços de saúde.

Julgue os itens seguintes, acerca de acompanhamento médico de portadores de doenças crônicas e epidemiologia em medicina do trabalho.

Os estudos transversais para análises de fatores de risco devem ser vistos com reserva, pois não se referem a risco, mas, sim, à ocorrência de casos existentes, e não garantem a antecedência temporal da exposição.

Em 2011, quando José estava com sessenta e dois anos de idade, aposentou-se como pedreiro por tempo de serviço. Três meses após sua aposentadoria, ele começou a trabalhar em outra empresa, como auxiliar de serviços gerais. Após alguns meses de trabalho, José sofreu uma queda no local de trabalho e fraturou o membro inferior direito, e, devido a esse acidente, foi afastado do serviço por quarenta e cinco dias. Após quinze dias de seu retorno às atividades, ele sofreu um acidente de carro, não relacionado ao trabalho, que lhe causou uma nova fratura no mesmo membro antes afetado, que demandou a realização de uma cirurgia e o afastamento de José do trabalho por mais noventa dias. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A segunda licença de José também deve ser entendida como provocada por acidente de trabalho, devido aos fatos de ter havido a gravação da fratura anterior e de a segunda fratura ter ocorrido antes de se completarem sessenta dias do término do benefício anterior.

Em 2011, quando José estava com sessenta e dois anos de idade, aposentou-se como pedreiro por tempo de serviço. Três meses após sua aposentadoria, ele começou a trabalhar em outra empresa, como auxiliar de serviços gerais. Após alguns meses de trabalho, José sofreu uma queda no local de trabalho e fraturou o membro inferior direito, e, devido a esse acidente, foi afastado do serviço por quarenta e cinco dias. Após quinze dias de seu retorno às atividades, ele sofreu um acidente de carro, não relacionado ao trabalho, que lhe causou uma nova fratura no mesmo membro antes afetado, que demandou a realização de uma cirurgia e o afastamento de José do trabalho por mais noventa dias.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Durante o período da primeira licença, José fazia jus a continuar recebendo sua aposentadoria e, a partir do décimo sexto dia de afastamento do trabalho, a receber também o auxílio-doença acidentário.

Acerca da legislação trabalhista e previdenciária, julgue os próximos itens.

O treinamento da comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) deve ter carga horária de vinte horas e contemplar, pelo menos, os seguintes temas: estudo do ambiente, das condições de trabalho e dos riscos originados do processo produtivo; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; noções sobre a síndrome da imunodeficiência adquirida e medidas de prevenção; princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da comissão.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.