Entrar

Simulado: Prefeitura de Florianópolis SC - Biblioteconomia - Bibliotecário - iii

Marque todas as questões do simulado desta página "Prefeitura de Florianópolis SC - Biblioteconomia - Bibliotecário - iii" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


137 resolveram
42% acertos
Difícil
6 ótimo
56 bom
53 regular
22 péssimo

No âmbito da Representação Temática de Documentos, os assuntos que encerram duas ou mais facetas de uma mesma classe básica são denominados assuntos:

Um manual de indexação deve integrar o rol de documentação oficial de uma biblioteca, estar descrito em ordem lógica de etapas a serem seguidas para a análise de assuntos, fornecer as regras, diretrizes e procedimentos para o trabalho do indexador e, principalmente, conter os elementos constituintes da(o):

Na construção de tesauros, quando um conceito pode ser representado por vários símbolos distintos ou quando se quer reduzir, por questões pragmáticas, os níveis de implicação conceitual, estabelecem-se as relações de equivalência semântica. Tais relações permitirão controlar os três conjuntos de dispersões semânticas, características da linguagem natural, as dispersões léxicas, as simbólicas e as sintáticas. Exemplos de dispersão sintática são:

Ainda na construção de tesauros, a relação conceitual existente entre medicamento/cura de doenças constitui-se em relação:

Na Classificação Decimal de Dewey, qualquer nota referente à natureza de uma classe aplica-se a todas as classes subordinadas, inclusive aos temas logicamente subordinados que são classificados em números coordenados. Trata-se do seguinte fenômeno:

Os termos dos títulos de notas do Manual da Classificação Decimal de Dewey correspondem aos termos associados ao(s) mesmo(s) número(s) nas tabelas e listagens. Os termos adicionais são acrescentados entre colchetes, para indicar:

A consideração das coleções da biblioteca é o fruto de uma política sistemática de aquisições, que busca a completude, a acumulação e todas as formas de saber e de criação confiadas à escrita, aptas a serem em seguida redistribuídas pela classificação nas grandes categorias literárias [...]. Este projeto enciclopédico não é senão a aplicação hiperbólica do programa intelectual da escola aristotélica (JACOB, C. Ler para escrever, p. 50). O trecho, transcrito de “O poder das bibliotecas”, de Baratin e Jacob (2000), descreve a formação de bibliotecas compreensivas, que se tornou inviável e que levou à definição de políticas de formação e desenvolvimento de coleções. A causa dessa mudança é atribuída à(ao):

Segundo sua natureza, os documentos são classificados como:

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.