Entrar

Simulado: EsPCEx - História - Cadete do Exército

7 questões | História, Ensino Médio

Marque todas as questões do simulado desta página "EsPCEx - História - Cadete do Exército" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


352 resolveram
44% acertos
Difícil
29 ótimo
101 bom
167 regular
55 péssimo

“Em 1873, Bismarck instaurou a Liga dos Três Imperadores, da qual faziam parte a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Rússia. Entretanto, as divergências entre a Rússia e a Áustria com relação à região dos Bálcãs, ocasionadas pelo fato de a Rússia apoiar as minorias eslavas da região, desejosas de independência, acabou com essa aliança em 1878. Em 1882, o Segundo Reich une-se ao Império Austro-Húngaro e à Itália.”

“Somente na última década do Século XIX, a França começou a sair do seu isolamento inter- nacional, conseguindo estabelecer um pacto militar com a Rússia em 1894. No início do século XX, também a Inglaterra se aproximou da França, formando uma Aliança que fundia os interesses comuns dos dois países no plano internacional. Em 1907, a Rússia se aliou à França e à Inglaterra”..

Os dois textos descrevem a formação de blocos, antecedendo a Primeira Guerra Mundial. Os textos I e II narram, respectivamente, a formação da.

Em 1993, no Brasil, anunciou-se um novo plano de estabilização econômica, o Plano Real, que entrou em vigor efetivamente em julho de 1994.

O Plano Real foi planejado e implantado no governo do presidente.

“O mais duradouro movimento rebelde do Império foi a Revolução Farroupilha, ocorrida no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina entre 1835-1845. […] Em 1836, após importantes vitórias sobre as tropas legalistas, os farroupilhas proclamaram a República Rio Grandense”.

Em 1842, Luís Alves de Lima e Silva, então Barão de Caxias, é enviado pelo Império para comandar as forças legalistas. A atuação de Caxias pacificou a região já no ano de 1845.

Abaixo são listadas algumas medidas que poderiam ser utilizadas para solução do conflito: I-Repressão violenta com prisão e fuzilamento de todos os líderes do movimento farroupilha.

II-Aumento de taxas de importação do charque platino para tornar o similar rio-grandense- do-sul mais competitivo no mercado nacional.

III-Cerco impiedoso sobre as maiores cidades rebeladas provocando a morte de milhares de civis, minando a moral do inimigo e levando os insurretos à rendição.

IV-Incorporação ao Exército Brasileiro de comandantes farroupilhas com os mesmos postos que ocupavam nas tropas rebeldes.

V-Reconhecimento, pelo governo imperial, da liberdade dos escravos que lutaram na revolução como soldados.

Na ocasião, Caxias propôs

No fim da década de 1980, profundas alterações começaram a ocorrer na União Soviética e no seu bloco de aliados. Sobre esse fato, é correto afirmar que, na

“O feudalismo foi a forma de organização política, social e econômica dominante na Europa Ocidental durante a Idade Média.” (AZEVEDO & SERIACOPI, 2007) Abaixo estão redigidas algumas afirmações:

I-Os servos da gleba viviam sob o domínio dos senhores feudais.

II-Declínio das atividades rurais e fortalecimento das atividades comerciais urbanas.

III-Sociedade rigidamente hierarquizada, mas com grande mobilidade entre as classes.

IV-Poder político fragmentado entre senhores feudais e o rei.

V-Grandes senhores de terras e alto clero ocupavam o topo da sociedade.

Assinale a alternativa que lista unicamente características do feudalismo.

“A partir do século XI, a Europa Ocidental foi palco de uma série de mudanças: crescimento da população, avanço técnico, aumento da produtividade agrícola, intensificação do comércio entre o Ocidente e o Oriente e ascensão da burguesia (mercadores, armadores, banqueiros).

Todas essas mudanças inspiraram uma nova visão do mundo, da arte e do conhecimento, impulsionando, assim, um movimento de grande renovação cultural, único na história do Ocidente: o Renascimento.”

São características do Renascimento:

Durante o governo Vargas (1930-1945), surgiram no Brasil duas agremiações políticas, a Aliança Nacional Libertadora (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB). Leia as afirmações abaixo.

I-A ANL era de tendência fascista e a AIB tinha tendência socialista.

II-Ambas defendiam a moratória (não pagamento da dívida externa), a nacionalização das empresas estrangeiras e o combate aos latifúndios.

III-O líder da AIB era Plínio Salgado.

IV-Argumentando a existência de um “Plano Cohen”, o governo Vargas ordenou a dissolução do Congresso Nacional.

V-Em novembro de 1935, a ANL fracassou na tentativa de tomar o poder através de um golpe (Intentona Comunista). Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.

Deixe seu comentário (2)

Foto de perfil vazia
Por Alberto Campos Almeida em 29/05/2015 18:32:33
Honrei o meu desempenho positivo em história.
Foto de perfil vazia
Por Fernanda Gonçalves Sousa Neto em 28/01/2018 00:59:47
Tô gostando muito dos simulados, obrigado a quem disponibiliza <3

Participe, faça um comentário.