Entrar

Simulado: SEDUC RJ - Química - Professor - i

8 questões | Química, Ensino Superior

Marque todas as questões do simulado desta página "SEDUC RJ - Química - Professor - i" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


111 resolveram
35% acertos
Difícil
5 ótimo
28 bom
49 regular
29 péssimo

Uma física brasileira elucidou, em 1993, a estrutura da perovskita, mineral mais abundante na camada mais ampla do interior do planeta, com uma espessura de 2.200 km, bem menos conhecida que as camadas mais externas. Agora novos estudos indicaram que a camada posterior à perovskita tende a se dissociar em óxidos elementares, como, por exemplo, o óxido de magnésio, à medida que a pressão e a temperatura aumentam, como no interior dos planetas gigantes Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

(Adaptado de: Revista Pesquisa FAPESP n. 198. Disponível em: http://agencia. fapesp.br/16030. Acesso em janeiro de 2013.)

O óxido citado no texto pode ser classificado como:

CIENTISTAS FAZEM FERRO FICAR TRANSPARENTE
        
Cientistas conseguiram realizar um experimento pelo qual demonstraram que o núcleo atômico pode se tornar transparente.(...)
        A técnica, que utiliza o efeito da transparência induzida eletromagneticamente, permite que materiais opacos possam se tornar transparentes à luz em certos comprimentos de onda, como o raio X (...). Esse efeito é promovido pela interação complexa da luz com a eletrosfera, onde estão os elétrons.
        Esse trabalho demonstrou que o efeito também existe quando raio X é direcionado para o núcleo atômico do isótopo de ferro 57, que compreende 2% do ferro que ocorre naturalmente no planeta.

(Adaptado de: http://agencia.fapesp.br/15156. Acesso em fevereiro de 2013.)

A estrutura atômica desse isótopo do ferro apresenta:

 O pentacloroetano foi durante algum tempo utilizado para limpeza a seco e solvente para resinas e borrachas. Por causa de seu impacto ambiental, o pentacloroetano não é vendido ou importado em muitos países. Este composto pode reagir com o fluoreto de hidrogênio de acordo com a seguinte equação:

CCl3 CHCl2 (g) + 2 HF(g) → CCl 3 CHF2 (g) + 2 HCl(g)

Utilizando as energias de ligação médias:

                              Ligação        Energia de Ligação (kJ.mol–1)
                                C–Cl                          338
                                C–F                           484
                                H–F                           565
                                H–Cl                          431 

A variação de entalpia da reação apresentada, em kJ.mol–1 , é igual a:

Uma das etapas da produção de ácido sulfúrico é a formação de trióxido de enxofre gasoso através da reação de dióxido de enxofre gasoso com gás oxigênio, na presença de um catalisador de óxido de vanádio.

Considere a ocorrência dessa reação em um sistema no qual o equilíbrio será alcançado. Segundo o princípio de Le Chatelier, um fator que pode deslocar esse equilíbrio no sentido da diminuição da concentração de dióxido de enxofre é:

Estudos relacionados ao azeite de oliva indicam que ele não é bom apenas para a saúde do coração. É ainda fonte das vitaminas A, K e E, e também dos elementos ferro, cálcio, magnésio, potássio. Portanto o azeite faz bem para a pele, olhos, ossos e para o sistema imunológico.

Relacionando as posições dos elementos citados na classificação periódica com suas propriedades, é correto afirmar que:

Lagoas onde são despejadas grandes quantidades de esgoto sofrem com a proliferação de cianobactérias. Esses micro-organismos produzem cianotoxinas que podem envenenar pessoas. A ingestão de 4 mg de uma toxina de massa molar 415 g.mol -1 pode levar uma pessoa à morte.

O número de moléculas dessa toxina que corresponde à dose citada corresponde, aproximadamente, a:

O ácido acético, também designado ácido etanoico, é um ácido fraco, monocarboxílico, alifático. Esse ácido apresenta um odor picante e encontra-se em muitos produtos de origem animal e vegetal, sendo o componente essencial do vinagre de mesa. Uma solução de ácido acético foi preparada com concentração de 6 g.L–1 . O valor da concentração do íon acetato, em mol.L–1 , nessa solução considerando o pKa do ácido acético igual a 5,0, é:

Diversos álcoois alifáticos têm sido observados na atmosfera atuando como poluentes. O álcool das folhas, como é chamado o hex-3-en-1-ol, é uma substância liberada pela grama, pelas árvores e lavouras. Esse composto reage com o ozônio atmosférico, produzindo substâncias poluentes que possuem a função orgânica:

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.