Simulado: Agente de Endemias: questões Epidemiologia e Saúde Pública comentadas

Marque Todas as Questões do Simulado desta Página "Agente de Endemias: questões Epidemiologia e Saúde Pública comentadas" e Clique no Botão "Corrigir". Se Preferir, Baixe o PDF.


9 participantes
Nível Médio
51% nota média
0 ótimo
6 bom
3 regular
0 péssimo

Conforme a Lei n.o 13.595/2018, algumas das atribuições do agente de combate às endemias devem se submeter à assistência de profissional de nível superior e estarão condicionadas à estrutura de atenção básica e de vigilância epidemiológica e ambiental. Nesse sentido, assinale a opção que apresenta atribuição cujo desempenho se sujeita à referida assistência e ao mencionado condicionamento.  


A prevenção em saúde e ambiente permite controlar causas e alguns fatores de risco por meio de esforços individuais e comunitários. As atividades dos agentes de combate às endemias (ACE) estão voltadas para problemas de saúde pública nos territórios de atenção à saúde e incluem ações de prevenção. Nesse sentido, as ações preventivas para saúde ambiental que podem ser desenvolvidas pelos ACE nos territórios incluem


Com relação a aspectos diversos pertinentes à doença causada pelo Zika vírus, assinale a opção correta.  


Habitações precárias, com falta de saneamento e acúmulo de águas paradas, podem favorecer o desenvolvimento de doenças como


A respeito da contribuição do agente de combate às endemias (ACE) para o combate às hepatites virais, julgue os itens a seguir.

I O trabalho educativo no sentido de valorizar o saneamento e o consumo de água de boa qualidade para a prevenção de doenças é atribuição do ACE.

II Diante de casos de hepatites B e C, o ACE deve orientar sobre o manejo adequado de fezes, urina e sangue.

III Nos lugares onde não existe abastecimento de água potável, o ACE deve procurar soluções alternativas junto à comunidade para o uso e acondicionamento da água.

Assinale a opção correta.


Durante uma visita domiciliar a um casal de idosos, uma agente de combate às endemias (ACE) percebeu que um deles apresentava uma tosse insistente. Ciente de suas contribuições para prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, ela decidiu questionar o casal sobre as características da tosse e se existiam outros sintomas além dessa manifestação respiratória.

Nessa situação hipotética, a ACE deverá orientar o casal a procurar a unidade de saúde e comunicar a equipe de saúde da família caso descubra que o idoso apresenta


  Conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças, transmissíveis e não transmissíveis, e agravos à saúde.

Resolução CNS n.º 588, de 12 de julho de 2018, Art. 6, parágrafo XII (com adaptações).

O trecho precedente corresponde à definição de


  Quando o assunto é o animal que mais mata humanos no mundo, muitas pessoas pensam no leão ou em algum bicho venenoso, como as cobras. Há, no entanto, um pequeno inseto que ceifa a vida de milhares de pessoas todos os anos: o mosquito.

Cobra? Leão? Descubra qual é o animal que mais mata humanos no mundo. Internet: (com adaptações).

Assinale a opção que apresenta apenas doenças que são transmitidas por mosquitos. 


A pandemia de covid-19 tem afetado toda a população, em especial os que se encontram em situação de vulnerabilidade, como os trabalhadores e trabalhadoras de atividades essenciais da área da saúde. Os agentes de combate às endemias (ACE) atuam no “combate” a vetores de doenças utilizando agrotóxicos e estão submetidos à exposição contínua a esses produtos, sem acompanhamento médico, o que tem resultado em processos de adoecimento e mortes. Alguns dos sinais e sintomas relacionados a essa exposição podem ser semelhantes aos de outras doenças, como a covid-19. As condições de trabalho colocam os ACE em risco de covid-19 devido à circulação frequente e à sua necessidade de entrar nas residências.

L.C. Meireles et al. Agentes de combate às endemias: uma população em risco no enfrentamento da Covid-19. In: M.C. Portela et al, eds. Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2022 (com adaptações).

No texto precedente foram descritos fatores de risco ocupacional dos tipos


  Um homem de sessenta anos de idade, motorista de táxi, procura a unidade básica de saúde (UBS), pois apresenta lesão em dorso em forma de úlcera, cujo padrão típico levou a médica da UBS suspeitar de leishmaniose tegumentar (LT), confirmada na mesma semana. A médica diagnosticou há menos de 6 meses outro caso de LT em domicílio vizinho ao do paciente.

Considerando-se as informações precedentes, é correto afirmar que as principais medidas de prevenção e(ou) controle de vetores que a rede de atenção à saúde do município deve realizar consistem em


🖨️ Imprimir simulado

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.