Entrar

Simulado: CNU - Realidade Brasileira: questões CESGRANRIO Modernização Agrícola

Marque todas as questões do simulado desta página "CNU - Realidade Brasileira: questões CESGRANRIO Modernização Agrícola" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


60 resolveram
56% acertos
Médio
14 ótimo
27 bom
17 regular
2 péssimo

As atividades agrícolas estão em constante processo de inovação para obter maior produtividade. Nesse contexto, durante a década de 1950, ocorreu de forma mais intensa o processo de modernização da agricultura que envolveu um grande aparato tecnológico provido de variedades de plantas modificadas geneticamente em laboratório, espécies agrícolas que foram desenvolvidas para alcançar alta produtividade, uma série de procedimentos técnicos com uso de defensivos agrícolas e de maquinários.

Disponível em: . Acesso em: 31 maio 2016.


A inserção do país nos mercados internacionais por meio da exportação de alimentos e matérias-primas é apontada como saída para a “crise”[...] e tem sido avaliada positivamente por sucessivos governos, sobretudo porque contribui para o equilíbrio das contas externas. Mesmo encontrando algumas dificuldades impostas por países importadores [...], a exportação desse tipo de mercadoria é crescentemente incentivada pelo Estado, apesar dos elevados custos internos [...]. [...] Isso tudo não quer dizer que não devamos exportar alimentos e tampouco que a integração externa significa necessariamente a desintegração interna, [...]. No entanto, não podemos hipotecar o território  e mobilizar toda a nossa energia e recursos na exportação de produtos primários, quando sabemos das graves consequências que isso acarreta, [...]. 

CASTILHO, Ricardo. Exportar Alimentos é saída para o Brasil? O caso do complexo da soja. In: Albuquerque, Edu Silvestre de. (org.) Que País É Esse? São Paulo: Globo, 2005, pp. 288-306.

A  dificuldade mencionada  no texto é comprovada pela existência de 


No Centro-Oeste, na BR-163, uma das principais fronteiras consolidadas da agricultura moderna no estado de Mato Grosso, particularmente na área por nós denominada de área concentrada da soja, representada por Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Tapurah, Nova Ubiratã e Diamantino, vem-se instalando recentemente uma nova cadeia produtiva, a de carnes. A base do novo front é constituída por cadeias identificadas com produtos agrícolas específicos, como a soja e o milho.
BERNARDES, J. O novo tempo do capital no cerrado: a criação de novos territórios produtivos. In: Bernardes, J. e Aracri, L. (Org.). Espaço e circuitos produtivos. Rio de Janeiro: Arquimedes, 2010, p.16. Adaptado.
Na base desse novo front, a cadeia produtiva mencionada é identificada também pelo cultivo agrícola de


Segundo dados do IBGE, cerca de 28% da PEA (população economicamente ativa) brasileira trabalha no setor primário, sendo a agropecuária responsável por apenas 9,1% do nosso produto interno bruto (PIB). Levando em conta que ainda grande parte dos trabalhadores agrícolas mora na periferia das cidades e que eles se deslocam diariamente ao campo para trabalhar como boias-frias em modernas agroindústrias, percebemos que, apesar da modernização verificada nas técnicas agrícolas, ainda persistem o subemprego, a baixa produtividade e a pobreza no campo.
SENE, E. e MOREIRA, J. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2000. p. 276. Adaptado. Essa modernização técnica do campo provoca a seguinte consequência socioespacial:


A agricultura brasileira vem crescendo e se modernizando com base em alguns cultivos voltados para o mercado externo. Atualmente, em direção à Amazônia, sobretudo no estado do Mato Grosso, se expande um desses cultivos agrícolas voltados para a exportação. O cultivo agrícola em expansão na área em foco é o de


A economia brasileira cresceu com força no segundo trimestre. Com a ajuda da safra recorde, a agropecuária foi um dos principais destaques do PIB, com a soja à frente desse desempenho. A previsão do IBGE é de aumento de 23,7% na quantidade produzida em 2013, para um crescimento de 10,8% da área plantada. Somente de soja, foram exportadas 17,5 bilhões de toneladas no início do ano. A soja, sozinha, respondeu por 12,6% das exportações totais.

ALMEIDA, C., CARNEIRO, L. e VIEIRA, S. PIB surpreende e cresce 1,5% O Globo, 31 ago. 2013. p. 29. Adaptado.

Na fronteira agrícola brasileira, o desempenho dessa produção para a exportação está mais consolidado na agricultura modernizada da região


A expansão da agropecuária capitalista no Brasil, referenciada no modelo agroexportador, se consolida territorialmente no que denominamos de Polígono do Agro-hidronegócio, a contar com o oeste de São Paulo, leste do Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná, Triângulo Mineiro e sul e sudoeste de Goiás.

Antônio Thomaz Júnior. O agro-hidronegócio no centro das disputas territoriais e de classe no Brasil do século XXI, Campo-território: Revista de Geografia Agrária, v. 5, n. 10, p. 92-122, ago. 2010. Internet: (com adaptações).

Tendo como referência o texto precedente, assinale a opção correta quanto ao agro-hidronegócio.


O potencial exportador do Brasil é muito grande, principalmente no setor de produção de commodities. A lista dos principais produtos exportados pelo Brasil indica a forte participação do setor do agronegócio na balança comercial brasileira. Acerca desse tema, assinale a opção correta.


Os portugueses introduziram, pioneiramente, na África e no Brasil, um tipo de agricultura apoiada na monocultura açucareira em grandes propriedades, com mão de obra constituída predominantemente de escravos. Toda a produção era embarcada em navios com destino à Europa. Esse tipo de agricultura persiste até hoje no Brasil, com o protagonismo das exportações de produtos tropicais.
MAGNOLI, D. e ARAUJO, R. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 1997, p. 239. Adaptado.

A atividade agrícola descrita acima é denominada agricultura de


Para que a agricultura familiar se torne uma realidade bem-sucedida no cenário agrário brasileiro, há a necessidade de vencer um mito historicamente construído. Para analisar a afirmativa acima, considere os itens a seguir.

I - Apenas a agricultura patronal e empresarial é capaz de produzir, em bases sólidas, quantidades elevadas de produtos agropecuários para atender às demandas interna e externa.

II - O modelo da agricultura familiar é insuficiente, do ponto de vista produtivo, seja por falta de tecnologia ou de capital, seja por não ter domínio dos princípios da administração empresarial.

III - O debate em torno do que deve predominar, se a grande propriedade patronal ou a agricultura familiar são inúteis, sendo o importante combinar diferentes alternativas de produção, tanto para o mercado externo como para o mercado interno.

É(São) aspecto(s) do mito historicamente construído, que merece(m) ser vencido(s) para a valorização e o sucesso da agricultura familiar no Brasil, o(s) apresentado(s) em


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Meio AmbienteEnsino Médio3
Urbanização BrasileiraEnsino Médio2
Normas e Legislação AmbientalEnsino Superior1
População BrasileiraEnsino Superior1
Sistemas AgrícolasEnsino Médio1
Legislação AmbientalEnsino Superior1

Deixe seu comentário (2)

Foto de perfil vazia
Por ADOALDO GOMES FIGUEIREDO em 16/03/2024 11:32:35
agradeço de já por ter nos oferecido esses simulados, pois esta me engrandecendo muito nesse conteúdo, meus parabéns aos organizadores...
Foto de perfil vazia
Por Catia Regina Macedo de Freitas em 27/03/2024 18:24:26
Boa noite. Fiquei super feliz, em ter descobrido por acaso esses simulados, fiz uma pesquisa no Google, e me deparei com esse material de ótima qualidade, que tem me ajudado bastante!! Parabéns

Participe, faça um comentário.