Entrar

Simulado: Manual de Redação da Presidência da República (questões comentadas)

Marque todas as questões do simulado desta página "Manual de Redação da Presidência da República (questões comentadas)" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


31 resolveram
59% acertos
Médio
10 ótimo
10 bom
10 regular
1 péssimo

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, caracteriza-se uma relação de emissor e destinatário da redação oficial uma comunicação entre, respectivamente:


Leia o texto.

 Senhora Senadora,     Os gabinetes do segundo andar serão dedetizados na próxima segunda-feira. Como _________________ foi ____________  previamente, os gabinetes do terceiro andar estarão disponíveis, e encaminhamos planilha para que escolha aquele que atender melhor às __________necessidades.
Em conformidade com o que preceitua o Manual de Redação da Presidência da República, as lacunas do texto devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:


No Manual de Redação da Presidência da República, afirma-se que “a clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial.” Uma das orientações citadas no documento para que a clareza seja atingida é “apresentar as orações na ordem direta e evitar intercalações excessivas.” Segue-se tal princípio em:


Em um documento no padrão ofício, o cabeçalho deve constar


Nos documentos oficiais, a redação segue os princípios de formalidade, manifestados na polidez e na civilidade que envolvem uma comunicação. Esses princípios estão presentes em:


Documento de valor jurídico, que não admite alterações posteriores. Nele, não se usam parágrafos e alíneas, escrevendo-se tudo seguidamente, com a finalidade de se evitarem acréscimos nos espaços em branco.

As informações referem-se


De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, em um documento que tenha como destinatário o Presidente da República, o vocativo e a pontuação a serem empregados são, correta e respectivamente:


Considere o texto.

    Solicito a criação de software para mensurar os índices de produtividade no âmbito desta Coordenação-Geral, de modo a disponibilizar informações gerenciais completas para todos os cadastros, tais como dados quantitativos de tempo de entrada e conclusão de tarefas, por usuário, por equipe, por tipo de ato, além de dados quantitativos e gráficos referentes às tarefas atribuídas e concluídas por usuário em determinado período de tempo e outras informações que possibilitem a produção de relatórios gerenciais, conforme especificação completa em anexo.

(Manual de Redação da Presidência da República, 2018. Adaptado)

O ofício do qual o texto foi retirado tem como destinatário a Diretora de Tecnologia da Presidência da República. Considerando-se que o cargo da Diretora é hierarquicamente superior em relação ao do emissor, conclui-se que o vocativo e o fecho do documento devem ser, correta e respectivamente: 


Em relação à padronização da linguagem, o Manual de Redação da Presidência da República deixa claro que


Através deste, venho solicitar a Vossa Senhoria a inclusão de perfil de acesso no sistema NetNet aos servidores Fulano de Tal, e-mail: fulanodetal@net; e Fulana de Tal, e-mail: fulana@net.br, lotados na Secretaria dos Transportes, para habilitação dos mesmos à realização de publicações no D.O.M.

Garante-se a concisão do texto com a seguinte reescrita:


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Manual de Redação da Presidência da RepúblicaEnsino Superior2
Aspectos da Comunicação OficialEnsino Médio1
Pronomes de TratamentoEnsino Superior1
Manual da Presidência da RepúblicaEnsino Superior1
Aspectos Gerais da Redação OficialEnsino Superior1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.