Entrar

Simulado: Mercado de Seguros: 10 questões com gabarito (comentado)

Marque todas as questões do simulado desta página "Mercado de Seguros: 10 questões com gabarito (comentado)" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


47 resolveram
56% acertos
Médio
6 ótimo
28 bom
12 regular
1 péssimo

Avalie se as afirmativas a seguir, acerca da apólice de seguros, estão corretas:

I. É o documento que formaliza o contrato de seguros entre o segurado e o segurador.

II. É constituída de capa ou frontispício.

III. Registra as informações do segurado e da seguradora, o ramo e o objeto do seguro, a vigência do seguro, o prêmio do seguro, as importâncias seguradas etc.

Está correto o que se afirma em


Observe as definições a seguir.

I. Evento futuro e incerto, ou de data incerta, cuja ocorrência não depende exclusivamente da vontade das partes, e acarreta, geralmente, uma diminuição patrimonial para quem suporta seus efeitos.

II. Designação genérica de qualquer interesse segurado, sejam coisas, bens, pessoas, responsabilidades, obrigações, direitos e garantias.

Em seguros, elas se referem, respectivamente, a 


Por meio de medidas de natureza legal ou contratual, pode haver restrições às coberturas de seguro para determinados riscos.
Por esta razão, não há cobertura em seguros para


Em seguros, frequentemente os segurados têm certa dúvida em relação ao enquadramento correto das coberturas de subtração de bens e de valores. Tal dúvida reside principalmente nas definições de furto e de roubo cobertos pelo seguro.

Em relação ao tema, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).

( ) Furto é a subtração de qualquer coisa alheia móvel sem que haja violência ou grave ameaça contra a vítima.

( ) Roubo é a subtração de qualquer coisa alheia, com grave ameaça ou violência contra a vítima.

( ) Furto e roubo são crimes igualmente graves.

As afirmativas são, respectivamente,


O órgão responsável por fixar as diretrizes e normas da política de seguros privados é


Sinistro é uma ocorrência de um evento indesejável, que tenha cobertura no seguro contratado e esteja especificado na apólice.   

Todos os tipos de sinistros devem ter origem em um evento


A regulação de sinistros tem como atores o perito, que é quem apura as causas dos eventos e as consequências ocorridas, e o regulador, que é quem verifica se estão os eventos cobertos pelo contrato de seguros.

Por isso, os peritos devem informar ao regulador o que possivelmente causou o evento que deu origem ao sinistro, a dinâmica dos acontecimentos e o que foi danificado, além de indicar as possíveis responsabilidades, estabelecendo a correlação entre causa e efeitos.

Nesse caso, dizemos que o perito busca estabelecer


Uma apólice de seguros pode ser modificada, durante sua vigência, por meio de um documento expedido pela seguradora, pelo qual, formalmente, as partes (seguradora e segurado) acordam quanto à alteração de dados e modificam condições da apólice.

Este documento é


Um dos principais problemas do seguro é a chamada assimetria de informações entre o segurado, que teoricamente tem conhecimento dos riscos expostos, e o segurador, que depende de informações em quantidade e qualidade suficientes para precificar o seguro. Para minimizar essa assimetria, as seguradoras podem solicitar que os segurados prestem informações detalhadas durante o processo de cotação do seguro, inclusive preenchendo formulários específicos.

Um formulário muito usado com esse objetivo é


O segurado deve comunicar imediatamente à seguradora a ocorrência de um sinistro para que o processo de apuração de prejuízos, de regulação e a liquidação possam ocorrer no menor prazo possível, minimizando assim as perdas ocorridas e permitindo que o segurado possa repor o que foi perdido.

O procedimento usado para a comunicação do sinistro é chamado, no mercado de seguros, de


Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.