Entrar

Simulado: Jogos e Ludicidade: 10 questões de Pedagogia com gabarito (comentado)

Marque todas as questões do simulado desta página "Jogos e Ludicidade: 10 questões de Pedagogia com gabarito (comentado)" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


124 resolveram
78% acertos
Fácil
74 ótimo
49 bom
1 regular
0 péssimo

Em relação às experiências lúdicas no processo de ensino e aprendizagem, julgue o item subsequente.

A ideia de que o jogo é um importante recurso para o desenvolvimento moral da criança é o fundamento da obra de Vygotsky. 


Em relação às experiências lúdicas no processo de ensino e aprendizagem, julgue o item subsequente.

Segundo Piaget, as crianças desenvolvem, por meio do jogo, a capacidade de tomar decisões, considerar as necessidades dos outros, resolver conflitos e compreender a importância das normas sociais.


Julgue o item a seguir, relativos aos estágios de desenvolvimento intelectual da criança propostos por Piaget.

O estágio sensório-motor configura um marco do desenvolvimento intelectual da criança: a construção da noção de eu, momento em ela começa a perceber a diferença entre si mesma e os objetos de seu meio ambiente, e a se reconhecer como indivíduo.


Julgue o item a seguir, relativos aos estágios de desenvolvimento intelectual da criança propostos por Piaget.

No estágio sensório-motor (de 0 a 2 anos de idade), a criança já tem capacidade de pensar e representar eventos.


Julgue o item a seguir, relativos aos estágios de desenvolvimento intelectual da criança propostos por Piaget.

No estágio pré-operatório, o desenvolvimento intelectual da criança está fundado predominantemente nas atividades representacional, simbólica e social e, a partir desse estágio, a criança passa a depender cada vez menos de suas ações sensório-motoras e a representar os eventos internamente. 


Julgue o item a seguir, relativos aos estágios de desenvolvimento intelectual da criança propostos por Piaget.

Considere-se que uma professora apresente a uma criança uma imagem em que estejam representadas duas fileiras com o mesmo número de objetos idênticos, de mesmo tamanho, dispostos de tal forma que o comprimento de uma das fileiras seja maior que o da outra. Nessa situação, uma criança cujo pensamento esteja no estágio pré-operatório tenderá a afirmar que há mais elementos representados na figura de comprimento maior.


Julgue o item que se segue, relacionados ao desenvolvimento infantil na primeira infância. 

A brincadeira de faz de conta é considerada uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia da criança. 


Julgue o item que se segue, relacionados ao desenvolvimento infantil na primeira infância. 

Promover contextos favorecedores de interações sociais NÃO é responsabilidade das instituições de educação infantil, cuja função primordial é preparar cognitivamente a criança para o seu ingresso no ensino fundamental.


Julgue o item que se segue, relacionados ao desenvolvimento infantil na primeira infância. 

É por meio da interação social que as crianças adquirem a linguagem, importante veículo de partilha de significados e experiências sociais. 


Julgue o item que se segue, relacionados ao desenvolvimento infantil na primeira infância. 

A capacidade de estabelecer vínculos com o outro é uma característica básica do ser humano e possibilita ao indivíduo, desde a primeira infância, o acesso a um conjunto de informações que esse outro lhe propicia.


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Planejamento de EnsinoEnsino Superior12
Educação InfantilEnsino Fundamental8
Teorias do Ensino e da AprendizagemSuperior8
Processo de Ensino AprendizagemSuperior5
Temas Educacionais PedagógicosEnsino Superior5
LDBENEnsino Superior3
Pedagogia EmpresarialEnsino Médio3
Projeto Político PedagógicoEnsino Médio3
Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBEnsino Fundamental3
A Didática e o Processo de Ensino e AprendizagemEnsino Superior3

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.