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Simulado: Questões comentadas sobre Alfabetização e Letramento (Pedagogia)

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O item a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada acerca do planejamento para a superação das fases da escrita. 

Um professor da educação básica propôs uma atividade pedagógica em que letras e números deveriam ser colocados em duas caixas diferentes e, em seguida, pediu às crianças que escrevessem, em um pedaço de papel, um número para representar suas idades.

Nessa situação hipotética, a atividade proposta pelo professor é adequada a crianças que estão no nível pré-silábico da escrita e contribui para a distinção entre letras e números. 


Texto associado.

Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

De modo geral, as crianças que participam desde cedo de práticas sociais de leitura e escrita iniciam-se nesse conhecimento antes mesmo de seu ingresso na escola. 


Texto associado.

Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

A concepção de letramento permite considerar que um indivíduo analfabeto tenha um nível de letramento que possibilite sua inserção no contexto social. 


Texto associado.

    Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

 

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

 

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

O processo de letramento da criança é favorecido por seu convívio em um contexto em que os adultos leem diversos tipos de texto, em diversas formas e suportes. 


Texto associado.

Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

Segundo a concepção de letramento, os estudantes não precisam mais ser alfabetizados.


Texto associado.

  Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

De acordo com a concepção de letramento, não basta saber ler e escrever, sendo também necessário que o indivíduo utilize o ler e o escrever conforme as exigências do mundo social.


No que se refere à sondagem na prática docente, julgue o item a seguir.

Emília Ferreiro e Teberosky, em estudo sobre a gênese do pensamento de crianças em relação à língua escrita, organizaram as denominadas hipóteses silábicas, a partir das quais o professor pode planejar atividades e intervenções pedagógicas que favoreçam o processo de alfabetização. 


Julgue o item a seguir, relativos à transição da etapa da educação infantil para o ensino fundamental. 

A transição da educação infantil para o ensino fundamental realizada de forma abrupta é mais producente que a realizada de forma gradual, pois garante o amadurecimento dos estudantes de forma rápida e eficiente.


Julgue o item a seguir, relativos à transição da etapa da educação infantil para o ensino fundamental. 

A transição da educação infantil para o ensino fundamental deve ser realizada por meio de mudanças rigorosas estabelecidas pela escola, de modo a disciplinar as crianças e ajustá-las ao processo de aquisição do conhecimento.  


Julgue o item a seguir, relativos à transição da etapa da educação infantil para o ensino fundamental. 

Ao ingressar no ensino fundamental, a criança deverá ser avaliada pelo professor, sendo os conhecimentos adquiridos na educação infantil condições ou pré-requisitos para o acesso ao ensino fundamental.


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