Entrar

Simulado: Legislação - Educação Infantil: 10 questões com gabarito (comentado)

Marque todas as questões do simulado desta página "Legislação - Educação Infantil: 10 questões com gabarito (comentado)" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


276 resolveram
71% acertos
Fácil
136 ótimo
105 bom
33 regular
2 péssimo

A avaliação na educação infantil, de acordo com a Lei nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, concretiza-se:


A educação infantil, primeira etapa da educação básica, pode ser oferecida em horário parcial ou integral. Considerando as “Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil”, o período mínimo de permanência em creches e pré-escolas nos horários parcial e integral é, respectivamente, de:


As propostas pedagógicas da educação infantil, segundo as “Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil” devem respeitar os seguintes princípios:


“(...) o tempo e o espaço na educação infantil devem ser vividos e organizados considerando as demandas das crianças e suas práticas do dia a dia, além da crença de que cabe à creche, pré-escola e EDI, proporcionar de forma intencional oportunidades para aprendizagens e desenvolvimento da criança”. Com base nessa concepção, expressa nas “Orientações curriculares para a educação infantil” (2010), cabe ao professor:


Em “Organização da sala na educação infantil: ambiente para a criança criar, mexer, interagir e aprender” (2013) salienta-se que, para organizar um ambiente propício a determinada faixa etária, é necessário:


O espaço e a sua organização devem colaborar com o desenvolvimento da autonomia, com as interações e com a construção da identidade. Logo, o espaço deve conter:


Segundo Horn (2017), a organização do espaço na educação infantil tem como premissa:


Segundo as “Orientações curriculares para a educação infantil” (2010), a criança, ao ingressar em um espaço de educação infantil, vive a passagem de um ambiente doméstico e íntimo para um coletivo, com outras regras e relações sociais. Logo, esse novo espaço, por respeito à criança, precisa garantir-lhe:


“(...) a ideia de que o processo educativo necessita apresentar um resultado palpável, um produto foi um grande desafio para nós (...)”. Segundo Souza e Weiss (Ostetto org., 2012), o trabalho educativo com os bebês no berçário se diferencia dos outros grupamentos da educação infantil por apresentar características particulares. Portanto, o planejamento para o trabalho com bebês se caracteriza pela:


Ostetto (2018) afirma que, para a realização do registro do cotidiano vivido com um grupo de crianças, é necessário:


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Planejamento de EnsinoEnsino Superior12
Educação InfantilEnsino Fundamental8
Teorias do Ensino e da AprendizagemSuperior8
Processo de Ensino AprendizagemSuperior5
Temas Educacionais PedagógicosEnsino Superior5
Avaliação da Educação Básica e no Ensino SuperiorEnsino Médio3
Fundamentos da EducaçãoEnsino Superior3
LDBENEnsino Superior3
Pedagogia EmpresarialEnsino Médio3
Projeto Político PedagógicoEnsino Médio3

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.