Entrar

Simulado: Verbos Irregulares em Português: Exercícios com Gabarito

10 questões | Português, Verbo, Ensino Médio

Marque todas as questões do simulado desta página "Verbos Irregulares em Português: Exercícios com Gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


30 resolveram
40% acertos
Difícil
5 ótimo
7 bom
13 regular
5 péssimo

Texto associado.

Leia este trecho do romance Recordações do escrivão Isaías Caminha, do escritor pré-modernista Lima Barreto:

Trazia na mão esquerda um caniço que distendia um arame de pescaria; com a direita, auxiliado por uma varinha, vibrava dolentemente a corda, enquanto balbuciava qualquer coisa. Ia de grupo em grupo, tangendo o seu monocórdio extravagante. Cantava talvez uma ária de uma extravagante beleza, certamente só percebida por ele e feita pela sua alma para a sua alma... Tocava e esperava esmolas. Em todas as fisionomias, havia decerto piedade, comiseração, e mais alguma coisa que não me foi dado perceber. Era constrangimento, era não sei o quê...

O preto tinha os pés espalmados e, com a cecidez e a velhice, andava de leve, sem quase tocar no chão, escorregava, deslizava — era como uma sombra...

Sob aquele sol muito forte, à rebrilhante luz daquela manhã de verão, por entre tanta gente rica e forte, aquele seu instrumento infantil, a puerilidade da música, o seu aspecto de sombra, juntavam-se para dar um relevo cortante à sua miséria e à sua fragilidade... Ele, com a sua resignação e miséria, e o sol, com a sua força e indiferença, tinham um certo acordo oculto, uma relação entre si quase perfeita. O negro ia... Ia tocando já sem forças a plangente música das recordações do adusto solo da África, da vida fácil de sua aringa e do cativeiro semissecular! "

"Analise os verbos em destaque e marque a alternativa que apresenta APENAS verbos irregulares extraídos do texto.


(Cesgranrio - Adaptado) - Os verbos irregulares oferecem uma dificuldade a mais em relação a sua conjugação, uma vez que não seguem o modelo mais comum dos verbos regulares. Que forma verbal destacada abaixo está conjugada de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa?


(Instituto AOCP) Assinale a alternativa que apresenta um verbo irregular.


Texto associado.

(Cesgranrio - Adaptado)

Cidade: desejo e rejeição

A cidade da modernidade se configurou a partir da Revolução Industrial e se tornou complexa pelo tamanho territorial e demográfico, antes jamais alcançado, e pelas exigências de infraestrutura e de serviços públicos. No início do século XX, se generalizou a ideia da cidade como instância pública. Até então, esta seria uma construção que resultava de interesses específicos, de setores ou estratos sociais.

A mudança do milênio vê, contraditoriamente, a expansão de modelos urbanísticos e a ocupação territorial que se opõem à “condição urbana” — de certo modo fazendo retornar a cidade à instância privada. Tal ambiguidade estabelece um patamar para o debate sobre os rumos da cidade.

O sistema urbano brasileiro estava em processo de consolidação como instância pública, quando, a partir dos anos 1960, sofre inflexão importante. Razões externas ao urbanismo influenciam no redesenho de nossas cidades.

A opção pelo transporte urbano no modo rodoviário, em detrimento do transporte sobre trilhos, então estruturador das principais cidades, é uma delas.

Outros elementos adentram o cenário brasileiro nas últimas décadas e dispõem a cidade como instância privada: os condomínios fechados e os shopping centers. Ambos associados ao automóvel, exaltam a segmentação de funções urbanas. A multiplicidade e a variedade, valores do urbano, ali não são consideradas. O importante para os promotores imobiliários e para os que aderem a tais propostas é a sensação de que o modelo é algo à parte do conjunto. Há uma explícita “rejeição à cidade”.

Além disso, com o crescimento demográfico e a expansão do sistema urbano, as áreas informais adquirem relevo e, em alguns casos, passam a compor a maior parte das cidades. Isto é, enquanto por um século e meio se concebe e se desenvolve a ideia da cidade como instância pública, uma parte maiúscula dessa mesma cidade é construída em esforço individual como instância privada.

MAGALHÃES, Sérgio Ferraz. Cidade: desejo e rejeição. Revista Ciência Hoje. Rio de Janeiro: ICH. n. 290, mar. 2012, p. 75.

O verbo dispor, utilizado no Texto II, no trecho “Outros elementos adentram o cenário brasileiro nas últimas décadas e dispõem a cidade como instância privada:”, apresenta irregularidade na sua conjugação.

A sequência em que todos os verbos também são irregulares é:


São exemplos de verbos irregulares, exceto:


Observe o emprego de um verbo irregular na seguinte frase: “Quando você vir um, vai entender o porquê.” Assinale a alternativa na qual um verbo irregular foi CORRETAMENTE empregado.


Texto associado.

Leia, a seguir, um trecho do poema “Tabacaria”, do poeta português Fernando Pessoa:

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

Janelas do meu quarto,
Do meu quarto de um dos milhões do mundo que ninguém sabe quem é
(E se soubessem quem é, o que saberiam?),
[...]

"Nas alternativas seguintes, todos os versos destacados apresentam, pelo menos, um verbo irregular, EXCETO:


Analise os enunciados seguintes e assinale a alternativa em que TODOS os verbos são irregulares.


Analise as afirmações abaixo sobre as características dos verbos irregulares:

I. Não possuem modelos fixos de conjugação

II. As mudanças nas conjugações podem ser no radical e nas terminações

III. O verbo medir é irregular porque há alterações no radical: "eu meço" no presente do indicativo e "eu media" no pretérito imperfeito do indicativo.

Quais das afirmações estão corretas?


Confira as afirmações a seguir sobre as características dos verbos irregulares:

I. Conjugação diferente dos modelos dos verbos irregulares.

II. As principais marcas dos verbos irregulares é no radical ou desinência.

III. O verbo trazer é irregular porque apresenta as formas: trouxe e traria.

Quais são as afirmações corretas?


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Interpretação de TextosEnsino Superior272
SintaxeEnsino Médio28
Interpretação TextualEnsino Médio17
Interpretação de TextoEnsino Médio13
PontuaçãoEnsino Médio8
MorfologiaEnsino Superior8
VerbosEnsino Médio8
Flexão VerbalEnsino Médio7
Locução AdverbialEnsino Médio7
OrtografiaEnsino Médio5

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.