Entrar

Simulado: Exercícios sobre Mercantilismo e Absolutismo com gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "Exercícios sobre Mercantilismo e Absolutismo com gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


13 resolveram
41% acertos
Difícil
0 ótimo
5 bom
6 regular
2 péssimo

(Mackenzie-SP–2007) Fundamental para a estruturação do sistema colonial português na Idade Moderna, o chamado “exclusivo colonial” visava, sobretudo, a:


(UFPel-RS–2006) A causa principal, quase única, da alta dos preços (que ninguém até agora mencionou) é a abundância do ouro e da prata existente hoje em dia neste reino, em escala bem maior do que há quatrocentos anos. Mas, diria alguém, de onde pode ter vindo, desde então, assim tanto ouro e tanta prata? […] Os castelhanos, submetendo ao seu poder as novas terras ricas em ouro e prata, abarrotaram a Espanha. Ora, a Espanha que só vive graças à França, vendo-se inevitavelmente forçada a vir buscar aqui cereais, linhos, tecidos, papel, corantes, livros, artefatos de madeira e todos os tipos de manufaturas, vai procurar para nós, nos confins do mundo, o ouro e a prata.

BODIN, Jean. Da República.

As afirmações de Bodin apontam para:


(UFMG) Todas as alternativas apresentam medidas que expressam formas através das quais o mercantilismo se exerceu, EXCETO:


(PUC-PR) A Revolução Francesa foi um movimento que liquidou com o absolutismo real na França e refletiu-se no Ocidente. Sobre o tema, analise as afirmações.

I. Sua última fase, de menor radicalismo e grande corrupção, denominou-se Convenção.

II. O Diretório foi substituído pelo Consulado, no qual se destacou Napoleão Bonaparte.

III. A Revolução teve por causa intelectual influência da filosofia iluminista.

IV. O Terceiro Estado declarou-se transformado em Assembleia Nacional Constituinte e que não reconhecia o poder do Clero ou da Nobreza.

São afirmações corretas:


(UFTM-MG) Durante a Idade Moderna, na Europa, a vida econômica, social e política foi marcada:


(Unifor-CE) Bossuet destacou-se como um dos principais teóricos do absolutismo. Em seu livro procurou:


(FGV) Leia atentamente as afirmações abaixo, sobre mercantilismo, e assinale a alternativa correta.

I. São característica essenciais do mercantilismo: o monopólio, o protecionismo e a balança comercial favorável.

II. O objetivo fundamental do mercantilismo, como política de acumulação de capitais, é a livre concorrência sem a intervenção do Estado-nação.

III. As medidas da política econômica mercantilista foram idênticas em todos os países da Europa durante os séculos XVI, XVII e XVIII.

IV. pacto colonial está no contexto das práticas mercantilistas.

V. O insucesso da política mercantilista expressa-se pela permanência da política bulionista por três séculos.


(FAAP) Dizia o Arcebispo de Canterbury em 1690, que “em todas as lutas e disputas que nos últimos anos ocorreram nesta parte do Mundo, julgo que, embora alegassem objetivos altos e espirituais, o fm e o objetivo verdadeiro era o Ouro, a Grandeza e a Glória secular.” Ouro, Grandeza e Glória podem ser resumo preciso do que buscavam os mercantilistas, portanto é de se supor que o Arcebispo tenha escrito o texto no século:


(UESPI/2012) O poder dos reis tinha, na época do absolutismo, respaldo em ideias de filósofos, como Hobbes, e fortalecia a centralização de suas ações colonizadoras no tempo das navegações. Os reis do absolutismo:


(UDESC/2012) Em relação à Formação dos Estados Nacionais Modernos, é correto afirmar.


(PUCRS) Dentre os vários meios desenvolvidos nos  Estados nacionais modernos para garantir o poder das monarquias não se pode citar a adoção de:


Texto associado.

(PUC-Campinas) Leia e reflita sobre o texto.

“À primeira vista, afigura-se paradoxal que Portugal e Espanha tenham conseguido preservar seus extensos domínios ultramarinos depois da perda da hegemonia ibérica e ascensão das novas potências preponderantes no quadro europeu e do desenvolvimento da competição colonial. Efetivamente, tendo realizado com precedência etapas decisivas da unificação nacional e da centralização política da monarquia absolutista, os países ibéricos (…) puderam marchar na vanguarda da expansão marítima que redefiniu a geografia econômica do mundo e marcou a abertura dos Tempos Modernos (…).”


(NOVAIS, Fernando. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808), São Paulo: Hucitec, 1981, p.17.)

O conhecimento histórico e as ideias do autor possibilitam afirmar que:


(UNIRIO) O Absolutismo monárquico manifestou-se de formas variadas, entre os séculos XVI e XVIII na Europa, através de um conjunto de práticas e doutrinas político econômicas que fundamentavam a atuação do Estado Nacional Absoluto. Dentre essas práticas e doutrinas, identificamos corretamente a:


(FGV) Os Tratados de Westfália (Münster e Osnabruch), que puseram fm à Guerra dos Trinta Anos (1618 – 1648), tiveram ampla repercussão, tendo em vista que:


(Unirio).

Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada
(BANDEIRA, Manoel. “Vou-me embora pra Pasárgada”. In: Vou-me Embora pra Pasárgada e Outros Poemas. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997.)

O reino imaginário de Pasárgada e os privilégios dos amigos do rei podem ser comparados à situação da nobreza europeia com a formação das monarquias nacionais modernas. A razão fundamental do apoio que essa nobreza forneceu ao rei, no intuito de manter-se “amiga” do mesmo, conservando inúmeras regalias, pode ser explicada pela(o):


Qual movimento intelectual surgido no século XVIII, por meio de nomes como Adam Smith, foi profundamente crítico do mercantilismo?


(AEVSF/Facape) Sobre as navegações ultramarinas e seus desdobramentos, assinale a alternativa CORRETA:


(Faap – 1996) Principalmente a partir do século XVI vários autores passaram a desenvolver teorias, justificando o poder real. São os legistas, que através de doutrinas leigas ou religiosas, tentam legalizar o absolutismo. Um deles é Maquiavel: afirma que a obrigação suprema do governante é manter o poder e a segurança do país que governa. Para isso deve usar de todos os meios disponíveis, pois que “os fins justificam os meios” professou suas ideias na famosa obra:


(Cesgranrio - 1990) A frase de Luís, “L’Etat c’est moi” (o estado sou eu), como definição da natureza do absolutismo monárquico, significava:


(Fepese) Foram elementos impulsionadores da colonização da América, no século XVI:

  1. Conversão dos povos gentios ao Catolicismo.
  2. Possibilidade de localizar metais preciosos.
  3. Excedentes populacionais na Península Ibérica.
  4. O fim da União das Coroas Ibéricas.
  5. Garantir a posse dos territórios da América.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
História do BrasilEnsino Médio27
História GeralEnsino Médio11
AntiguidadeEnsino Médio2
Teoria em HistóriaEnsino Médio1
Período ColonialEnsino Superior1
MercantilismoEnsino Médio1
Idade MédiaEnsino Médio1
História e Geografia do Mato GrossoEnsino Fundamental1
Segundo ReinadoEnsino Superior1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.