Entrar

Simulado: Exercícios sobre Parasitologia Clínica com Gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "Exercícios sobre Parasitologia Clínica com Gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


24 resolveram
39% acertos
Difícil
1 ótimo
7 bom
14 regular
2 péssimo

No Brasil, alguns hemoparasitas merecem especial destaque por causarem sérias doenças ao homem, sendo uma delas a malária. A pesquisa do agente infeccioso é realizada quando o material é coletado no curso ou logo no final do pico febril, quando se espera o encontro de um número maior de eritrócitos infectados. Assinale a alternativa que apresenta o hematozoário causador da malária e o método mais utilizado para diagnóstico da doença.


O método parasitológico que tem como fundamento o termo-hidrotropismo positivo de larvas é o método de:


Com relação à classificação dos parasitas segundo os modos de transmissão, assinale a alternativa correta.


O mosquito Aedes aegypti é um vetor relacionado à transmissão das seguintes doenças, exceto:


O exame da gota espessa é um método laboratorial para o diagnóstico da:


Assinale a alternativa que apresenta os testes sorológicos mais indicados para a detecção do Trypanosoma cruzi.


Dentre os protozoários, qual não apresenta a forma cística?


A estrongiloidíase, causada por Strongyloides stercoralis, tem a autoinfecção interna e externa como agravantes para seu controle. O diagnóstico laboratorial baseia-se, principalmente, no termo-hidrotropismo positivo que suas larvas apresentam quando eliminadas para o meio externo. Para isso, indica-se o método de


O diagnóstico etiológico de larvas rabditoides encontradas no exame parasitológico de fezes é feito por meio da observação da cavidade bucal e do primórdio genital. Quais são os helmintos que podem ser diferenciados por esses dois caracteres?


A coleta de sangue para o diagnóstico parasitológico da filariose linfática deve ser feita preferencialmente no horário entre:


Quanto ao nível de biossegurança, os agentes etiológicos da filariose linfática e da estrongiloidíase devem ser manipulados em laboratórios com classificação:


Para o diagnóstico de ameboma ou abscesso amebiano, o mais indicado é


Os métodos de diagnóstico laboratorial para doença de Chagas apresentam diferentes resultados se aplicados na fase aguda ou crônica da infecção. Para assegurar os resultados dos procedimentos diagnósticos para doença de Chagas crônica, o Consenso Brasileiro em Doença de Chagas (1995) recomenda o uso de duas metodologias diferentes de sorologia e, se houver discordância, sugere aplicação do teste confirmatório. Assinale a alternativa correta que descreve as duas metodologias e o teste confirmatório, respectivamente.


O agente etiológico da filariose linfática pode apresentar várias formas evolutivas, como as listadas na Coluna I. Estabeleça a correta correspondência com os aspectos do ciclo biológico e da clínica da filariose linfática na Coluna II.

Coluna I

1. microfilária

2. vermes adultos

Coluna II

( ) hidrocele

( ) linfangiectasia

( ) infectante para o vetor

( ) linfedema crônico

( ) periodicidade noturna

A sequência correta, de cima para baixo, é:


A forma de coleta de amostra fecal mais adequada para pesquisa e identificação de larvas de S. Stercoralis é realizada em:


Analise as afirmativas a seguir, em relação aos aspectos clínicos da infecção causada pelo S. stercoralis.

I – Larvas filarioides podem ser encontradas em casos com ritmo intestinal lento ou na hiperinfecção.

II – A infecção subclínica pode evoluir para uma hiperinfecção no paciente que está em quimioterapia.

III – A tríade diarreia, dor abdominal e urticária com eosinofilia é sugestiva da infecção.

Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:


Os parasitos que se nutrem de elementos da superfície externa do hospedeiro são denominados:


Assinale a alternativa correta quanto ao exame para diagnosticar a dengue, que poderá apresentar falso negativo por ter sido solicitado fora do período indicado para a realização, ou seja, acima de quatro dias do início dos sintomas.


A observação de um fungo na amostra biológica apresenta grande importância no diagnóstico laboratorial; sua presença no tecido permite uma informação rápida ao médico, auxiliando-o na tomada de decisão quanto ao tratamento. O diagnóstico através da microscopia é realizado por várias técnicas, a depender do tipo de amostra a ser analisada. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao método de exame microscópico direto utilizado no laboratório de micologia:


Em qual das parasitoses abaixo não há possibilidade de confirmação diagnóstica através do exame parasitológico de fezes?


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Medicina do TrabalhoEnsino Superior8
Medicina LegalEnsino Médio5
Pediatria e NeonatologiaEnsino Superior4
Clínica MédicaEnsino Superior4
EpidemiologiaEnsino Superior3
UrologiaEnsino Superior3
Cardiologia e Alterações VascularesEnsino Superior3
GastroenterologiaEnsino Superior3
Medicina IntensivaEnsino Superior3
Ginecologia e ObstetríciaEnsino Superior3

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.