Entrar

Simulado: Agente de Tecnologia - Banco do Brasil - Banco de Dados - CESGRANRIO

Marque todas as questões do simulado desta página "Agente de Tecnologia - Banco do Brasil - Banco de Dados - CESGRANRIO" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


75 resolveram
31% acertos
Difícil
8 ótimo
9 bom
34 regular
24 péssimo

Para gerar um gráfico de dispersão, um programador precisava consultar duas tabelas, T1 e T2. Ele decidiu, então, usar um LEFT JOIN, como em

SELECT * FROM T1 LEFT JOIN T2 USING (CHAVE);

Essa consulta resultou em 214 linhas.

Por motivos de segurança, ele fez outra consulta semelhante, apenas trocando o LEFT JOIN por um JOIN, e essa segunda consulta resultou em 190 linhas.

O que pode explicar corretamente a quantidade diferente de linhas nas consultas realizadas?


Ao coletar dados em um sistema compatível com SQL 2008 para fazer uma análise de dados, um programador percebeu que havia dois campos, data_de_nascimento e data_de_emissão_RG, em que o valor de data_de_emissão_RG sempre deve ser mais recente que data_de_nascimento. Percebeu, porém, que em 10% das linhas acontecia o inverso, isto é, data_de_nascimento era mais recente que data_de_emissão_RG. Ele corrigiu os dados nessas linhas, verificando que estavam consistentemente trocados, mas, preocupado que tal problema voltasse a acontecer, resolveu solicitar ao DBA uma alteração da tabela, de forma que data_de_emissão_RG sempre tivesse que ser mais recente que data_de_nascimento.

O DBA atendeu adequadamente a esse pedido do programador por meio de uma restrição em SQL 2008 do tipo


Um pesquisador conseguiu uma base de dados que mostrava terrenos classificados de acordo com:

  • características físicas;
  • tipo de negócio a ser nele implantado;
  • risco esperado, que compreendia os rótulos alto, médio, baixo ou nenhum.

Decidiu, então, usar um algoritmo de aprendizado de máquina que, a partir das características físicas do terreno e do tipo de negócio a ser nele implantado, aprenderia a determinar o risco esperado, enquadrando o terreno em questão em um daqueles rótulos.

Nesse cenário, que algoritmo de aprendizado de máquina é indicado para resolver esse problema?


Após um treinamento em SQL padrão 2008, compatível com ambiente MS SQL Server 2008, um escriturário do Banco Z precisou utilizar os conhecimentos adquiridos para criar uma tabela no sistema de banco de dados desse Banco. A tabela a ser criada é de fornecedores, e tem os seguintes campos: CNPJ, nome do fornecedor e país de origem. As características gerais da tabela são:

  • o campo CNPJ é chave primária e contém 14 caracteres, sendo que os caracteres devem se ater aos numéricos [“0” a “9”], e o caractere zero “0” não pode ser ignorado, seja qual for a posição dele (início, meio ou fim da chave);
  • o campo NOME contém 20 caracteres e aceita valor nulo;
  • o campo PAIS contém 15 caracteres e não aceita valor nulo.


Nesse contexto, o comando SQL2008 que cria uma tabela com as características descritas acima é


Para que fosse mais fácil entender um sistema em desenvolvimento, um desenvolvedor usou um modelo de dados relacional (protótipo) mais simples do que o do banco de dados do sistema corporativo original, sendo que ambos utilizavam o mesmo SGDB PostgreSQL. Cabe ressaltar que esse protótipo utilizava apenas um subconjunto dos dados do sistema corporativo original e realizava apenas consultas.
Uma forma de garantir que os dados desse protótipo estejam sempre completamente atualizados em relação aos dados reais, com baixo impacto tanto na operação quanto no desempenho do sistema corporativo original, é


Ao desenvolver um Data Warehouse para o Banco W, um programador decidiu criar um modelo conceitual com base no modelo estrela para cada fato analisado. Ao criar a primeira tabela fato, relativa ao valor e ao prazo de empréstimos, foram identificadas as seguintes dimensões, com os seus atributos descritos em parênteses: tempo (dia, mês e ano), agência (estado, cidade, bairro e número da agência), produto (nome do produto e juros do produto) e cliente (conta e nome do cliente). Segundo as regras e as práticas da modelagem dimensional, e usando a granularidade mais baixa, que atributos devem constar da tabela fato?

Na etapa de preparação de dados em um ambiente de Big Data, pode ocorrer o aparecimento de dados ruidosos, que são dados fora de sentido no ambiente do Big Data e que não podem ser interpretados pelo sistema. Uma forma de reduzir esse efeito, e até eliminá-lo, é utilizar um método de suavização de dados, que minimiza os efeitos causados pelos dados ruidosos. Esse método consiste em

Um banco comercial deseja obter um tipo de banco de dados NoSQL que trate os dados extraídos de redes sociais, de modo a formar uma coleção (collection) interconectada. Nessa coleção (collection), os dados são organizados em vértices ou objetos (O) e em relacionamentos, que são relações (R) ou arestas.

Nesse modelo de banco de dados NoSQL, os dados seriam apresentados da seguinte forma:

O:Usuario{u1:Joao, u2:Jose, u3:Maria, u4:Claudio} O:Escola{e1:UFRJ, e2:URGS, e3:IFB} R:Estudaem{re1=u1:e2;re2=u2:e2;re3=u3:e1;re4=u4:e3} R:Amigode{ra1=u1:u2;ra2=u1:u3;ra3=u2:u3}

O banco de dados NoSQL que representa essa situação deve ter uma estrutura do tipo


Um administrador de um banco de dados construído por meio do MongoDB inseriu dados em uma coleção (collection) de dados da seguinte forma:

db.fornecedores.insert( { codigo: “thx1138“, nome: “Roupas Syfy ltda“, pais: “Arabia Saudita“ } )

Posteriormente, esse administrador construiu uma consulta que retornou apenas o nome, sem repetição, de todos os países que fazem parte dessa coleção (collection).

O comando utilizado para tal consulta foi


Uma empresa precisa implementar um sistema Big Data para controlar a movimentação dos produtos que a empresa oferece. Esse sistema precisa estar com a configuração de dados como sendo um fato, que seria um evento de ocorrência, como, por exemplo: as compras de um determinado insumo, em um determinado fornecedor e em um determinado instante.
Para tal finalidade, esse sistema a ser implementado deverá estar organizado segundo a configuração de


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Engenharia de SoftwareEnsino Superior56
Redes de ComputadoresEnsino Superior45
Banco de DadosEnsino Médio35
Sistemas OperacionaisEnsino Médio30
ProgramaçãoEnsino Superior28
Segurança da InformaçãoEnsino Médio27
Arquitetura de ComputadoresEnsino Médio17
Sistema Operacional e SoftwareEnsino Médio15
InternetEnsino Médio10
LinguagensEnsino Superior10

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.