Entrar

Simulado: Agente de Tecnologia Banco do Brasil - Algoritmos e Estrutura de Dados

Marque todas as questões do simulado desta página "Agente de Tecnologia Banco do Brasil - Algoritmos e Estrutura de Dados" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


80 resolveram
25% acertos
Difícil
5 ótimo
6 bom
46 regular
23 péssimo

Desejam-se realizar buscas nas seguintes coleções de dados, representadas na linguagem Java:

I - Um array de 1.000 números inteiros ordenados de forma decrescente;
II - Uma lista encadeada desordenada e alocada dinamicamente, cujos 1.000 nós contêm strings (uma string por nó);
III - Uma lista encadeada, alocada dinamicamente, cujos 1.000 nós contêm números decimais (um número double por nó) ordenados de forma ascendente.

Levando-se em consideração a exequibilidade e a eficiência, quais métodos de busca devem ser empregados, respectivamente, em cada um dos três casos acima?


Dentre os problemas identificados pela gerência de um banco comercial, está a localização das contas dos seus titulares nas listagens e nos relatórios impressos em diferentes situações. Um especialista de TI sugeriu ordenar as contas por meio dos CPF dos seus n titulares antes das impressões. Dentre alguns algoritmos pré-selecionados para essa ordenação, o especialista escolheu o algoritmo de ordenação por inserção, no qual o consumo de tempo é, no melhor caso, proporcional

Em um determinado treinamento de pessoal de TI, para facilitar o aprendizado sobre o funcionamento da estrutura de dados PILHA, utilizou-se o jogo de trocas, cujas regras são apresentadas a seguir.

JOGO DAS TROCAS - REGRAS

Para começar o jogo, o jogador recebe duas pilhas, P1 e P2. P1 está preenchida com quatro fichas, identificadas por nomes fictícios e empilhadas em ordem alfabética CRESCENTE a partir do topo.  
P2 está inicialmente vazia. Uma ficha desempilhada de P1 é imediatamente empilhada em P2. A operação (P2,pop) acarreta impressão do nome que está na ficha desempilhada e descarte da ficha. Para ganhar o jogo, o jogador precisa determinar corretamente, dentre sequências derivadas da sequência inicial, por troca da posição de seus elementos, qual delas poderia ser impressa com essas operações. No início do jogo, foram dadas as pilhas P2, vazia, e P1 preenchida com as seguintes operações de empilhamento: push(P1,Zeus); push(P1,Hades); push(P1,Cibele); push(P1, Apolo).

Considerando-se esse cenário, qual seria a sequência possível de ser impressa, da esquerda para a direita, de acordo com as regras do JOGO DAS TROCAS?


As agências bancárias negociam seguros residenciais com seus clientes e, muitas vezes, precisam arquivar cópias de forma ordenada para que consultas eventuais sejam facilitadas. O gerente de uma agência precisava ordenar um vetor de documentos referentes a esses seguros, e o seu adjunto, da área de TI, o aconselhou a usar o algoritmo de ordenação chamado Bubble Sort. Utilizando-se o algoritmo sugerido, qual será a quantidade de trocas de posições realizadas para ordenar, de modo crescente, o vetor de números de contrato (77, 51, 11, 37, 29, 13, 21)?

Uma das formas de o gerente de uma agência bancária acompanhar a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes é verificar o estado da ordem de atendimento em vários instantes ao longo do expediente. O sistema que a gerência utiliza para tal fim é a estrutura de dados conhecida como FILA, que mostra a situação da ordem de atendimento no instante da verificação. Nesse contexto, implementa-se uma estrutura de FILA de números inteiros com suas duas operações tradicionais: ENFILEIRAR(Z), que ocorre no instante em que um cliente recebe uma senha Z e entra na FILA; e DESENFILEIRAR( ), que ocorre quando um cliente sai da FILA, caso em que DESENFILEIRAR( ) retorna o número da senha. Sabe-se, também, que a representação do estado da FILA em um instante qualquer é realizada listando os elementos, de forma que o primeiro elemento, da esquerda para a direita, é o mais antigo presente na FILA. Nas condições apresentadas, considere uma FILA que começa vazia e realiza as seguintes operações:
ENFILEIRAR(8) → ENFILEIRAR(9) → DESENFILEIRAR( ) → ENFILEIRAR(10) → ENFILEIRAR(11) → ENFILEIRAR(DESENFILEIRAR ( )) → ENFILEIRAR(12) → DESENFILEIRAR( ) → ENFILEIRAR(13) → DESENFILEIRAR( )

Após realizar as operações acima, a FILA estará no estado


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Engenharia de SoftwareEnsino Superior56
Redes de ComputadoresEnsino Superior45
Banco de DadosEnsino Médio35
Sistemas OperacionaisEnsino Médio30
ProgramaçãoEnsino Superior28
Segurança da InformaçãoEnsino Médio27
Arquitetura de ComputadoresEnsino Médio17
Sistema Operacional e SoftwareEnsino Médio15
InternetEnsino Médio10
LinguagensEnsino Superior10

Deixe seu comentário (1)

Foto de perfil vazia
Por Josué Alves em 23/03/2023 11:47:01
Não entendi a última questão, se as filas seguem a regra FIFO (First in, First out) Por que a ordem da fila foi tão alterada ?

Participe, faça um comentário.