Entrar

Simulado: Técnico em Enfermagem - IIER SP - Enfermagem - Quadrix

30 questões | Enfermagem, Ensino Médio

Marque todas as questões do simulado desta página "Técnico em Enfermagem - IIER SP - Enfermagem - Quadrix" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


91 resolveram
49% acertos
Difícil
6 ótimo
42 bom
38 regular
5 péssimo

Uma paciente de dezesseis anos de idade compareceu a uma unidade básica de saúde para consulta de rotina, assintomática. Relatou ter iniciado vida sexual há três meses, tendo tido duas relações desprotegidas. Nega uso de anticoncepcionais hormonais e afirma que gostaria de fazer o Papanicolau.

Nesse caso hipotético, a melhor conduta é


A Lei n.° 8.080/1990 dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde e sobre organização e funcionamento dos serviços correspondentes, definindo as competências de cada instância de gestão (federal, estadual, distrital e municipal). Nesse sentido, as competências específicas dos municípios incluem

Quanto aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa correta.

Considerando a Lei n.° 8.142/1990, que discute a participação popular e o financiamento do SUS, assinale a alternativa que apresenta o nome da organização que consiste em uma forma de participação popular, com atuação permanente, de caráter deliberativo e fiscalizatório, com composição de 50% por usuários e 50% por trabalhadores, prestadores de serviços e gestores.

Imunizações, realizar exame citopatológico de colo uterino, reabilitar um paciente com sequelas de acidente vascular cerebral e evitar a realização de procedimentos invasivos desnecessários são, respectivamente, exemplos de níveis de prevenção

Um técnico de enfermagem verificou os sinais vitais de uma paciente de sessenta anos de idade, internada por apendicite, e obteve os seguintes resultados: pressão arterial de 170 x 130 mmHg; pulso de 62 bpm; temperatura axilar de 38,2 ºC; e respiração de 37 mrm.

Com base nesses dados, conclui-se que a paciente está


A primeira dose da vacina de hepatite B, de acordo com o calendário nacional de vacinação, deve ser administrada

A higienização das mãos é o método mais eficaz para a redução do índice de infecção hospitalar. Nas mãos, encontram-se diversos microrganismos que podem ser facilmente transmitidos por contato direto com o paciente ou por superfícies e por materiais contaminados.

Diante disso, assinale a alternativa que apresenta os cinco momentos, preconizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em que deve ser realizada a higienização das mãos.


É recomendado pela Anvisa que, rotineiramente, o cateter venoso periférico flexível não seja trocado durante um determinado período, exceto quando necessário, a fim de reduzir a taxa de infecção. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta o tempo recomendado de permanência do cateter em situação normalizada.

Diante de um acidente envolvendo uma criança, deve-se prestar os primeiros-socorros a ela. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Com relação a queimaduras e suas características, assinale a alternativa correta.

O Decreto n.o 94.406/1987 regulamenta a Lei n.° 7.498/1986, a qual dispõe sobre o exercício da enfermagem e dá outras providências.

De acordo com essa legislação, assinale a alternativa correta.


Com relação à sala de vacinação na unidade básica de saúde, assinale a alternativa correta.

As infecções hospitalares constituem risco significativo à saúde dos usuários dos hospitais, e a prevenção e o controle dessas infecções envolvem medidas de qualificação de assistência hospitalar, da vigilância sanitária e de outras áreas. Essas medidas são tomadas no âmbito do estado, do município e de cada hospital, atinentes a seu funcionamento.
Portaria n.° 2616/1998 (com adaptações).

Acerca dos serviços de infecção hospitalar, assinale a alternativa correta. 


A doença de Chagas é uma doença causada por um protozoário. Os sintomas podem ser manifestados em dois tipos de fases: a aguda e a crônica. Na fase aguda, apresenta os seguintes sintomas: febre; mal-estar; falta de apetite; edemas (inchaço) localizados na pálpebra ou em outras partes do corpo; aumento do baço e do fígado; e distúrbios cardíacos. Em crianças, o quadro pode se agravar e levar à morte. Já na fase crônica, muitos pacientes podem passar um longo período — ou mesmo toda a vida — sem apresentar nenhuma manifestação da doença, embora sejam portadores do protozoário.

Considerando essas informações, assinale a alternativa correta com relação à doença de Chagas.


Acerca dos cuidados de enfermagem em relação à dieta enteral, assinale a alternativa correta.


Um homem deu entrada no pronto-socorro com sudorese, vertigens, cefaleia e angina.

Nesse caso, os sintomas apresentados pelo paciente são característicos de 


Um médico prescreveu para uma paciente 1.000 mL de soro glicosado a 5%, para correr em suas veias por 16 horas.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o número de gotas por minuto a ser ministrado para a paciente. 


Considerando-se uma apresentação de soro glicosado (SG) de 500 mL em uma concentração de 5%, é correto afirmar que a quantidade de glicose que está presente no frasco é

Uma paciente chega à unidade básica de saúde com febre de 39 °C, com petéquias e prurido por todo corpo, queixando-se de dor retro-orbital, artralgia e episódios de vômito. Nesse caso, a partir dos sintomas apresentados, o provável diagnóstico dessa paciente é

A geladeira da sala de vacinação deve preencher uma série de requisitos e deve ser organizada para armazenar vacinas e componentes. As vacinas são termossensíveis e não podem sofrer interferência de temperatura para não prejudicar sua qualidade. De acordo com o programa nacional de vacinação, essas geladeiras devem possuir uma temperatura de

Há uma vacina que protege contra a tuberculose — doença contagiosa provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Ela foi criada, em 1921, por Léon Calmette e por Alphonse Guérin. Para prevenir a tuberculose, é necessário vacinar todas as crianças, a partir do nascimento até os quatro anos de idade. A vacina, em dose única, é oferecida gratuitamente nas unidades básicas de saúde. Com base nessas informações, assinale a alternativa que indica corretamente o nome dessa vacina.

O propofol é uma droga

A insulina é um hormônio essencial para o funcionamento do corpo. Em pessoas diabéticas, esse funcionamento é prejudicado por importantes alterações metabólicas desse hormônio. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta quanto ao tratamento de insulina no paciente diabético.

A lesão por pressão pode ocorrer devido à mobilidade prejudicada, seja ela nos cuidados em casa ou nos cuidados no hospital, durante uma internação. As pessoas com maior risco de desenvolver uma lesão por pressão são aquelas com pouca ou com nenhuma mobilidade, que são obesas, diabéticas e que vivem com déficit nutricional. Sendo assim, é correto afirmar que é atribuição do técnico de enfermagem

Entre as atribuições da comissão de controle de infecção hospitalar, está a redução da disseminação de infecção cruzada. Com relação aos tipos de isolamento e às precauções recomendadas, assinale a alternativa correta.


Um paciente em processo de pós-operatório de herniorrafia está internado para observação. Foi prescrito a ele dipirona 1.000 mg VO em caso de dor. Na farmácia hospitalar, há dipirona com apresentação de 500 mg/mL. Nesse caso, para seguir a prescrição médica, devem ser administradas

Um paciente deu entrada no pronto-socorro com erupção cutânea. O médico solicitou dois exames: VDRL e PCR, em tempo real, para monkeypox. Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que esses exames são realizados quando há suspeita de

O termo técnico hipercalemia é utilizado quando há níveis elevados de

Durante os cuidados ao paciente, o técnico de enfermagem, ao desprezar a diurese da bolsa coletora conectada à sonda vesical de demora, observou que a urina do paciente estava turva e com presença de pus. Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que o termo técnico a ser utilizado é

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Enfermagem ClínicaEnsino Médio26
Saúde do TrabalhadorEnsino Superior15
Semiologia e SemiotécnicaEnsino Superior9
Administração de MedicamentosEnsino Médio9
SaúdeEnsino Médio6
Administração em EnfermagemEnsino Médio6
Urgência e EmergênciaEnsino Médio6
BiossegurançaEnsino Médio6
Enfermagem CirúrgicaEnsino Médio5
Enfermagem em Urgência e EmergênciaEnsino Médio5

Deixe seu comentário (1)

Foto de perfil vazia
Por Marilza Cortes de Souza Visintin em 11/08/2023 12:57:59
Muito bom para treinar futuras provas.

Participe, faça um comentário.