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Simulado: Genética - Biologia - Professor - SEDUC AM - CESPE

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Médio
3 ótimo
26 bom
4 regular
0 péssimo

Os experimentos de Mendel permitiram o estabelecimento das leis fundamentais da hereditariedade. Por exemplo, estudando o cruzamento entre plantas de ervilha que produziam sementes amarelas com plantas de ervilha que produziam sementes verdes, Mendel observou que, na primeira geração, denominada F1, todas as plantas produziam sementes amarelas. O cruzamento entre as plantas da geração F1 gerou descendentes, denominados F2, que apresentavam sementes amarelas e verdes na proporção de 3:1. Tais observações permitiram identificar que os genes ocorrem aos pares, sendo denominados alelos, cada qual localizado em um dos cromossomos homólogos. Cada alelo pode conferir características distintas ao organismo, e um alelo dominante pode suprimir a expressão do outro recessivo. Quando os alelos conferem a mesma característica ao organismo, são denominados homozigotos; quando conferem características diferentes, são denominados heterozigotos.

A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes.

O aparecimento da cor verde na geração F2 produzida por Mendel implica o cruzamento de indivíduos heterozigotos da geração F1.


Os experimentos de Mendel permitiram o estabelecimento das leis fundamentais da hereditariedade. Por exemplo, estudando o cruzamento entre plantas de ervilha que produziam sementes amarelas com plantas de ervilha que produziam sementes verdes, Mendel observou que, na primeira geração, denominada F1, todas as plantas produziam sementes amarelas. O cruzamento entre as plantas da geração F1 gerou descendentes, denominados F2, que apresentavam sementes amarelas e verdes na proporção de 3:1. Tais observações permitiram identificar que os genes ocorrem aos pares, sendo denominados alelos, cada qual localizado em um dos cromossomos homólogos. Cada alelo pode conferir características distintas ao organismo, e um alelo dominante pode suprimir a expressão do outro recessivo. Quando os alelos conferem a mesma característica ao organismo, são denominados homozigotos; quando conferem características diferentes, são denominados heterozigotos.

A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes.

A planta de ervilha do referido experimento que confere cor amarela às sementes da geração F1 apresenta alelos homozigotos para essa característica.


Os experimentos de Mendel permitiram o estabelecimento das leis fundamentais da hereditariedade. Por exemplo, estudando o cruzamento entre plantas de ervilha que produziam sementes amarelas com plantas de ervilha que produziam sementes verdes, Mendel observou que, na primeira geração, denominada F1, todas as plantas produziam sementes amarelas. O cruzamento entre as plantas da geração F1 gerou descendentes, denominados F2, que apresentavam sementes amarelas e verdes na proporção de 3:1. Tais observações permitiram identificar que os genes ocorrem aos pares, sendo denominados alelos, cada qual localizado em um dos cromossomos homólogos. Cada alelo pode conferir características distintas ao organismo, e um alelo dominante pode suprimir a expressão do outro recessivo. Quando os alelos conferem a mesma característica ao organismo, são denominados homozigotos; quando conferem características diferentes, são denominados heterozigotos.

A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes.

O alelo que confere cor verde às sementes de ervilha dessa experiência de Mendel é de natureza dominante.


Acerca das características anatômicas e fisiológicas da espécie humana, julgue os itens subsecutivos.

A glândula tireoide, as glândulas suprarrenais e as gônadas são componentes do sistema endócrino.


Os experimentos de Mendel permitiram o estabelecimento das leis fundamentais da hereditariedade. Por exemplo, estudando o cruzamento entre plantas de ervilha que produziam sementes amarelas com plantas de ervilha que produziam sementes verdes, Mendel observou que, na primeira geração, denominada F1, todas as plantas produziam sementes amarelas. O cruzamento entre as plantas da geração F1 gerou descendentes, denominados F2, que apresentavam sementes amarelas e verdes na proporção de 3:1. Tais observações permitiram identificar que os genes ocorrem aos pares, sendo denominados alelos, cada qual localizado em um dos cromossomos homólogos. Cada alelo pode conferir características distintas ao organismo, e um alelo dominante pode suprimir a expressão do outro recessivo. Quando os alelos conferem a mesma característica ao organismo, são denominados homozigotos; quando conferem características diferentes, são denominados heterozigotos.

A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes.

Caso fossem realizados cruzamentos entre os indivíduos da geração F2 desse experimento, a geração F3 resultante produziria sementes predominantemente de cor verde.


A respeito do projeto genoma humano e seu impacto na sociedade, julgue os itens subsecutivos.

Questões éticas inerentes ao projeto genoma humano começaram a ser discutidas somente após a publicação dos resultados desse projeto.


A respeito do projeto genoma humano e seu impacto na sociedade, julgue os itens subsecutivos.

Os resultados do projeto genoma humano foram fundamentais no estabelecimento da principal teoria de origem da vida no planeta Terra.


A respeito do projeto genoma humano e seu impacto na sociedade, julgue os itens subsecutivos.

O genoma de um indivíduo é o conjunto de todo o material genético presente nas suas células, e não apenas o conjunto de seus genes.


A respeito do projeto genoma humano e seu impacto na sociedade, julgue os itens subsecutivos.

Um dos resultados do projeto genoma humano foi mostrar que o número de genes de um organismo não está diretamente relacionado com a sua complexidade; por exemplo, o número de genes de humanos e camundongos é muito similar.


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Fisiologia AnimalSuperior14
GenéticaMédio12
Práticas LaboraisEnsino Superior10
Meio AmbienteEnsino Superior6
Biologia CelularEnsino Superior6
BioquímicaEnsino Superior5
Recursos HídricosEnsino Superior4
BiomedicinaSuperior4
ParasitologiaSuperior4
Metodologia CientíficaEnsino Superior4

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