Entrar

Simulado: Banco Central - Conhecimentos Bancários - Técnico Bancário

Marque todas as questões do simulado desta página "Banco Central - Conhecimentos Bancários - Técnico Bancário" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


24 resolveram
38% acertos
Difícil
0 ótimo
11 bom
8 regular
5 péssimo

Acerca da contabilização de operações ativas, passivas, acessórias e de prestação de serviços, julgue os itens que se seguem.

É de competência do Banco Central do Brasil (BACEN) expedir normas gerais de contabilidade e estatística a serem observadas pelas instituições financeiras.


Acerca das diversas espécies de operações bancárias e suas contabilizações e da apuração de seus resultados contábeis, julgue os itens subseqüentes.

O redesconto é uma rubrica específica, operada pelo BACEN, pela qual os bancos buscam recursos para atender a uma linha de crédito especial.


Com a globalização e a evolução da tecnologia, aumentaram as tentativas de fraudes contra o sistema financeiro. Os bancos têm trabalhado incessantemente na tentativa de barrar os hackers e os estelionatários. Diante dessa realidade, julgue os itens seguintes.

O BACEN criou o Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF). Dessa forma, pode-se obstar que clientes estelionatários continuem emitindo cheques sem fundos. Os motivos que geram a inclusão automática do correntista no CCF são a prática espúria, a emissão de cheque de conta encerrada e a devolução de dois cheques sem a devida provisão de fundos.


Acerca da contabilização de operações ativas, passivas, acessórias e de prestação de serviços, julgue os itens que se seguem.

Sendo o plano contábil um conjunto integrado de normas, procedimentos e critérios de escrituração contábil de forma genérica, as diretrizes nele consubstanciadas, bem como a existência de títulos contábeis, pressupõem permissão para prática de operações, independentemente de autorização do BACEN.


Quanto à abertura de conta-corrente de pessoas físicas e pessoas jurídicas, seus aspectos, cuidados e documentos, julgue os itens seguintes.

Segundo normas do BACEN, os documentos necessários e obrigatórios para a abertura de conta de depósitos, no caso de pessoa física, são o documento de identificação, a inscrição no cadastro de pessoa física, o comprovante de residência e o comprovante de renda.


As instituições financeiras bancárias estão adotando medidas importantes para aumentar a segurança de seus bancos de dados e aprimorar o marketing de relacionamento. Entre estas, exigemse dos clientes documentos de identificação pessoal, senhas, assinaturas eletrônicas e outros cuidados. Acerca desses mecanismos e de sua segurança, julgue os itens subseqüentes.

As instituições financeiras e as demais instituições autorizadas a funcionar pelo BACEN devem classificar as operações de crédito em ordem crescente de risco.


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Produtos e Serviços FinanceirosEnsino Médio15
Mercado de CapitaisEnsino Médio7
Produtos e Serviços BancáriosEnsino Médio5
Mercado CambialEnsino Médio4
BACENEnsino Médio4
Estrutura do Sistema Financeiro NacionalEnsino Médio4
Sistema Financeiro Nacional Ensino Médio4
Banco CentralEnsino Médio4
GarantiaEnsino Médio3
PrevidênciaEnsino Médio3

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.