Entrar

Simulado: Planejamento de Ensino - Pedagogia - Exercícios com Gabarito - III

Marque todas as questões do simulado desta página "Planejamento de Ensino - Pedagogia - Exercícios com Gabarito - III" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


192 resolveram
60% acertos
Médio
23 ótimo
119 bom
47 regular
3 péssimo

Em relação a objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue o item que se segue.

Os objetivos de ensino devem ser elaborados em função das habilidades cognitivas a serem desenvolvidas pelos alunos e devem expressar exclusivamente os conteúdos que devem ser ministrados para que os alunos aprendam o necessário para sua inserção na sociedade.


Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.

A avaliação externa deve ter prevalência sobre as estratégias internas de autoavaliação, visto o seu caráter de neutralidade em relação aos conflitos do cotidiano institucional.


Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.

Na construção de currículos de qualidade para toda a população, os resultados da avaliação devem ser analisados como indicadores para análise do papel e da função desempenhados pelas instâncias governamentais.


Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.

A avaliação escolar diagnóstica visa avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem e é realizada durante todo o decorrer do período letivo para orientar o professor.


Julgue os itens subsequentes, relativos aos paradigmas da educação.

O paradigma da comunicação, caracterizado pelo diálogo, pelo consenso e pelo enfoque intersubjetivo, concebe a educação como um processo interativo em que o conhecimento é resultante das relações entre pessoas, objetos e instrumentos.


Julgue os itens subsequentes, relativos aos paradigmas da educação.

O paradigma ontológico é caracterizado por um enfoque subjetivo, visando à descoberta das essências e à conscientização do conhecimento pelo educando.


Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.

Os principais objetivos de uma avaliação institucional são o autoconhecimento e a tomada de decisões em detrimento da classificação das instituições.


Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.