Entrar

Simulado: ECONOMIA BRASILEIRA - ABIN - Exercícios com Gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "ECONOMIA BRASILEIRA - ABIN - Exercícios com Gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


1 resolveram
30% acertos
Difícil
0 ótimo
0 bom
1 regular
0 péssimo

Acerca da economia do setor público e da estrutura tributária e orçamentária no Brasil, julgue os itens a seguir. Ao reduzir a taxa de juros, uma política monetária contracionista contribui para diminuir o custo do serviço da dívida pública.

Com relação às características do comércio internacional na presença de economias de escala e concorrência monopolista, julgue os itens subsequentes. As economias de escala externas podem levar à manutenção de padrões de especialização do comércio internacional inconsistentes com aqueles que seriam derivados das vantagens comparativas, principalmente no caso de países com grandes indústrias já consolidadas.

No que se refere ao papel do Estado e da agricultura na economia brasileira, aos desequilíbrios regionais, à distribuição de renda e ao mercado de trabalho e emprego, julgue os itens que se seguem. A falência do Estado brasileiro se evidencia, já no final da última década de 70, quando os recursos de capital se tornam escassos para a realização de investimentos e o acompanhamento do avanço tecnológico. A privatização das estatais foi facilitada pelo apoio da classe política e das empresas privadas que faziam transações com as estatais, pois as estatais reclamavam principalmente da burocracia e das amarras jurídicas que caracterizavam as empresas públicas.

A respeito da economia brasileira no século XIX, da crise de 1929 e do pós-guerra até o Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek, julgue os itens a seguir. Um dos efeitos da depressão mundial na economia brasileira, nos anos 30 do século passado, foi a deterioração das relações de troca de produtos brasileiros no mercado internacional, isto é, o aumento nos preços dos produtos exportados e a queda nos preços dos produtos importados pelo Brasil.

Acerca da economia do setor público e da estrutura tributária e orçamentária no Brasil, julgue os itens a seguir. O Congresso Nacional aprovou emenda constitucional que estabelece limites ao crescimento das despesas públicas como forma de conter os sucessivos e crescentes déficits primários do setor público.

Julgue os itens seguintes, relativos à economia brasileira da segunda metade do século XX e do século XXI. A década de 90 foi marcada por um forte processo de desestatização da economia brasileira, embasado em diagnóstico de que, à época, grande parte das estatais era ineficiente e deficitária.

Acerca da crise econômica na última década de 80, das políticas de estabilização, aceleração inflacionária e dos planos de combate à inflação, como o Plano Real, a reforma do estado e as privatizações, julgue os itens seguintes. O Plano Cruzado, de 1986, introduziu uma nova moeda, e o congelamento de preços que resultou em desabastecimento e disseminação do mercado negro. O Plano Verão introduziu uma nova moeda, o Cruzado Novo. O Plano Collor, de 1990, propôs medidas estruturais importantes para o país, como a diminuição gradual das tarifas de importação para submeter a indústria à concorrência externa.

Com relação ao período de 1962 a 1984, que se refere à crise econômica do início da década de 60 e ao período militar, julgue os itens seguintes. No regime militar, estabelecido em 1964, que considerava necessários o controle da inflação e a modernização do mercado de capitais para a recuperação econômica, foram criadas diversas empresas estatais para apoiar setores que deveriam receber estímulos ao seu crescimento.

Acerca da crise econômica na última década de 80, das políticas de estabilização, aceleração inflacionária e dos planos de combate à inflação, como o Plano Real, a reforma do estado e as privatizações, julgue os itens seguintes. A abertura comercial da economia brasileira intensificou-se a partir de 1990 com a redução das tarifas de importação e a eliminação de barreiras não tarifárias, como, por exemplo, a proibição de importação de determinados produtos. Com a abertura, as barreiras proibitivas passaram a ser somente tarifárias.

No que se refere ao papel do Estado e da agricultura na economia brasileira, aos desequilíbrios regionais, à distribuição de renda e ao mercado de trabalho e emprego, julgue os itens que se seguem. A recessão vivida pelo Brasil nos últimos anos tem provocado aumentos na taxa de desemprego, especialmente entre os jovens. Uma das consequências é a afetação na qualidade das ocupações, pois o imperativo de renda ou mesmo de participação social pode induzir o trabalhador a aceitar postos de trabalho de baixa qualidade, isto é, à margem da legislação ou de baixa produtividade.

Acerca da economia do setor público e da estrutura tributária e orçamentária no Brasil, julgue os itens a seguir. O efeito Tanzi, que gera perda do valor real das receitas públicas em ambientes inflacionários, contribuiu significativamente para o aumento do déficit público no Brasil no final dos anos 80 e início dos anos 90 do século passado.

Acerca da economia do setor público e da estrutura tributária e orçamentária no Brasil, julgue os itens a seguir. Bens meritórios ou semipúblicos são providos pelo Estado, embora possam ser providos pelo setor privado, por gerarem altos benefícios sociais e externalidades positivas.

Julgue os itens seguintes, relativos à economia brasileira da segunda metade do século XX e do século XXI. A crise econômica recente que afeta o Brasil provocou a diminuição do percentual de trabalhadores formais no país, decorrente da redução de trabalhadores com carteira assinada.

Com relação ao período de 1962 a 1984, que se refere à crise econômica do início da década de 60 e ao período militar, julgue os itens seguintes. O Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG), base da política econômica no período militar, pretendeu diminuir a inflação com políticas de diminuição do déficit público, de contenção dos salários e congelamento de preços em alguns setores selecionados.

A respeito da economia brasileira no século XIX, da crise de 1929 e do pós-guerra até o Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek, julgue os itens a seguir. A década de 50 do século passado foi pródiga na elaboração de planos para estimular diversos setores econômicos e a infraestrutura em geral, criando-se as bases da industrialização do país.

Com relação ao período de 1962 a 1984, que se refere à crise econômica do início da década de 60 e ao período militar, julgue os itens seguintes. As duas crises do petróleo na década de 70 do século passado interromperam o chamado “milagre econômico” do período 1965–1973 e provocaram forte endividamento externo e crise econômica geral, que foram enfrentados com medidas internas restritivas, como a desvalorização do câmbio e os estímulos ao aumento das exportações.

No que se refere ao papel do Estado e da agricultura na economia brasileira, aos desequilíbrios regionais, à distribuição de renda e ao mercado de trabalho e emprego, julgue os itens que se seguem. A agricultura brasileira é constituída pelo setor do agronegócio, caracterizado pelas grandes propriedades e principalmente produtoras de commodities de exportação, e a agricultura familiar, responsável, em maior escala, pela oferta de bens agrícolas para o consumo interno. Em 2017, a taxa de inflação brasileira ficou abaixo do piso da meta, principalmente em razão da boa safra agrícola, que foi beneficiada pela sensível redução nos preços das commodities nos mercados internacionais.

Acerca da crise econômica na última década de 80, das políticas de estabilização, aceleração inflacionária e dos planos de combate à inflação, como o Plano Real, a reforma do estado e as privatizações, julgue os itens seguintes. O Programa Nacional de Desestatização de 1990, que teve como gestor o BNDES, concentrou esforços na venda de empresas estatais: os pagamentos pelos compradores eram facilitados pela aceitação das chamadas “moedas de privatização”, títulos representativos de dívidas contraídas anteriormente pelos estados e municípios e adquiridas com deságio no mercado bancário.

No que se refere ao papel do Estado e da agricultura na economia brasileira, aos desequilíbrios regionais, à distribuição de renda e ao mercado de trabalho e emprego, julgue os itens que se seguem. Nas décadas de 70 e 80 do século XX, as empresas públicas eram importantes instrumentos de política econômica para a contenção de preços dos bens por elas produzidos, a fim de refrear os índices inflacionários e também obter empréstimos além do necessário para aportar ao governo divisas necessárias ao financiamento do balanço de pagamentos.

Acerca da economia do setor público e da estrutura tributária e orçamentária no Brasil, julgue os itens a seguir. O ICMS foi criado como um imposto sobre o valor agregado, mas a concessão de várias isenções reduziu sua não cumulatividade.

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Economia BrasileiraEnsino Superior6
MacroeconomiaEnsino Superior5
O Setor ExternoEnsino Superior2
MICROECONOMIAEnsino Superior2
Setor FinanceiroEnsino Superior2
Contabilidade SocialEnsino Médio2
Sistema Financeiro NacionalEnsino Superior2
Economia InternacionalEnsino Superior1
Atualidades e Conhecimentos GeraisEnsino Superior1
ProduçãoEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.