Entrar

Simulado: Genética - Biologia - Policial Civil Perito - Exercícios com Gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "Genética - Biologia - Policial Civil Perito - Exercícios com Gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


4 resolveram
54% acertos
Médio
1 ótimo
1 bom
1 regular
1 péssimo

Diversos microrganismos apresentam a capacidade de sintetizar substâncias tóxicas aos seres humanos. O estudo das características desses organismos e de suas toxinas permite que se desenvolvam métodos de prevenção, identificação e tratamento das intoxicações, e também que se elaborem aplicações úteis desses compostos.

Um exemplo típico de tal situação envolve o Clostridium botulinum, um bacilo Gram-positivo encontrado na natureza capaz de sintetizar uma toxina que apresenta DL50 de 300 pg/kg. Estudos mostram que esse organismo e sua toxina são responsáveis por milhares de casos de intoxicação e podem ser usados como armas biológica e química e como medicamento. A identificação do microrganismo é útil tanto no reconhecimento de focos de intoxicação quanto na possível caracterização de sua modificação e uso como arma biológica. Nesse aspecto, diversas técnicas de biologia molecular se apresentam como ferramentas importantes. A toxina botulínica tipo A, um biopolímero composto de aminoácidos, sintetizado em microrganismos pela tradução de material genético, apresenta uma pequena região com a seqüência de aminoácidos Val-Ile-Ile-Gly-Pro, obtida a partir da seqüência de RNA mensageiro GUAAUAAUAGGACCA. Considerando os aspectos mencionados no texto e suas implicações, julgue os itens que se seguem.

A aplicação de doses, entre 1 mg e 5 mg de toxina botulínica tipo A, tem efeito terapêutico e estético.


Em relação à estrutura e à composição dos componentes citoplasmáticos, julgue os itens a seguir.

Mitocôndrias possuem DNA sob a forma de filamentos circulares, que são duplicados juntamente com o DNA celular.


Considerando que as enzimas apresentam propriedades muito mais compatíveis com o meio intracelular que os catalisadores inorgânicos, julgue os seguintes itens.

A concentração de uma determinada enzima não varia de um tipo celular para outro em um mesmo indivíduo, visto que o genoma de todas as células do indivíduo é idêntico.


Em uma amostra de 1.630 pessoas, moradoras do município de Cristalina – GO, foram observadas as seguintes freqüências dos genes: IA = 0,32; IB = 0,08 e i = 0,60.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, sabendo que genótipos dos diferentes tipos sanguíneos são: A (IAIA ou IAi), B (IBIB ou IBi), AB (IA IB) e O (ii).

Nessa amostra, a quantidade de pessoas que apresentam tipos sanguíneos A ou O é inferior a 1.320.


Em uma amostra de 1.630 pessoas, moradoras do município de Cristalina – GO, foram observadas as seguintes freqüências dos genes: IA = 0,32; IB = 0,08 e i = 0,60.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, sabendo que genótipos dos diferentes tipos sanguíneos são: A (IAIA ou IAi), B (IBIB ou IBi), AB (IA IB) e O (ii).

Na amostra, a quantidade de pessoas que apresentam genótipo B homozigoto é inferior a 15.


Considerando a fecundação e o desenvolvimento embrionário humano, julgue os itens que se seguem.

Durante o processo de fecundação, se o espermatozóide fecundante carregar o cromossomo X, o bebê será do sexo masculino.


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Fisiologia AnimalSuperior14
GenéticaMédio12
Práticas LaboraisEnsino Superior10
Meio AmbienteEnsino Superior6
Biologia CelularEnsino Superior6
BioquímicaEnsino Superior5
BiossegurançaEnsino Superior4
Recursos HídricosEnsino Superior4
BiomedicinaSuperior4
ParasitologiaSuperior4

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.