Entrar

Simulado: Genética - Biologia - Médico Legista - Exercícios com Gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "Genética - Biologia - Médico Legista - Exercícios com Gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


5 resolveram
60% acertos
Médio
0 ótimo
5 bom
0 regular
0 péssimo

A invenção da PCR (polimerase chaim reaction) ou reação em cadeia de polimerase por Mullis, em 1985, possibilitou a ampliação e reprodução de uma ínfima quantidade de fragmentos de moléculas de DNA e a análise química comparativa com o DNA colhido do suspeito de crime. Julgue os próximos itens, relacionados à genética forense. Uma das principais diferenças entre as técnicas de análise de DNA por RFLP (restriction fragment length polymorphism) e o método embasado em PCR reside no fato de que a primeira técnica é mais lenta, depende de material radioativo, necessita de maior quantidade de DNA e de DNA menos degradado.

A descoberta por Alec Jeffreys, em 1985, das repetições em tandem no genoma foi um marco na genética forense. Essa descoberta possibilitou estabelecer os marcadores STR (short tandem repeat). Em 1986, no condado de Leichester, um acusado de crime foi inocentado pela primeira vez na história utilizando-se da análise comparativa de DNA. Julgue os próximos itens, relacionados às técnicas de identificação utilizando DNA. O confronto de material biológico colhido na cena de um crime com o material do suposto criminoso precisa também ser comparado ao material de seu pai e de sua mãe, porque para identificação por técnica de DNA é necessária a análise do trio composto por pai, mãe e filho.

A invenção da PCR (polimerase chaim reaction) ou reação em cadeia de polimerase por Mullis, em 1985, possibilitou a ampliação e reprodução de uma ínfima quantidade de fragmentos de moléculas de DNA e a análise química comparativa com o DNA colhido do suspeito de crime. Julgue os próximos itens, relacionados à genética forense. Para fins de análise de paternidade, comparando-se a técnica de identificação por DNA com a técnica que utiliza o sistema ABO, é correto afirmar que por DNA chega-se à certeza estatística de paternidade, ao passo que pelo sistema ABO somente é possível a exclusão.

A invenção da PCR (polimerase chaim reaction) ou reação em cadeia de polimerase por Mullis, em 1985, possibilitou a ampliação e reprodução de uma ínfima quantidade de fragmentos de moléculas de DNA e a análise química comparativa com o DNA colhido do suspeito de crime. Julgue os próximos itens, relacionados à genética forense. A análise de DNA mitocondrial auxilia o estabelecimento de linhagens populacionais de mesma origem, auxiliando na reconstrução familiar por diversas gerações. Fato similar ocorre com a análise do cromossoma Y. O DNA mitocondrial é transmitido do pai para filhos dos sexos masculino e feminino, já o cromossoma Y apenas é transmitido para o filho (sexo masculino).

A descoberta por Alec Jeffreys, em 1985, das repetições em tandem no genoma foi um marco na genética forense. Essa descoberta possibilitou estabelecer os marcadores STR (short tandem repeat). Em 1986, no condado de Leichester, um acusado de crime foi inocentado pela primeira vez na história utilizando-se da análise comparativa de DNA. Julgue os próximos itens, relacionados às técnicas de identificação utilizando DNA. No caso de análise de paternidade por DNA, é possível a distinção entre gêmeos originários do mesmo zigoto, envolvidos em litígio para determinação do pai biológico, porque o fenótipo é o resultado da interação entre o genótipo e o meio ambiente.

A invenção da PCR (polimerase chaim reaction) ou reação em cadeia de polimerase por Mullis, em 1985, possibilitou a ampliação e reprodução de uma ínfima quantidade de fragmentos de moléculas de DNA e a análise química comparativa com o DNA colhido do suspeito de crime. Julgue os próximos itens, relacionados à genética forense. Não é possível a identificação de autor de crime de estupro por análise de DNA a partir de espermatozóides colhidos na vagina da vítima, mesmo utilizando a técnica de PCR, pois se tratam de células haplóides, isto é, com a metade do número de cromossomos da espécie.

A descoberta por Alec Jeffreys, em 1985, das repetições em tandem no genoma foi um marco na genética forense. Essa descoberta possibilitou estabelecer os marcadores STR (short tandem repeat). Em 1986, no condado de Leichester, um acusado de crime foi inocentado pela primeira vez na história utilizando-se da análise comparativa de DNA. Julgue os próximos itens, relacionados às técnicas de identificação utilizando DNA. A maioria das moléculas de DNA na espécie humana (acima de 99,7%) não varia entre as pessoas. Uma pequena fração (inferior a 0,03% ou um milhão de nucleotídeos) torna os indivíduos únicos. A variação do DNA é apresentada na forma de diferentes alelos, com polimorfismo em lócus particulares. As técnicas de análise de polimorfismo de DNA exploram as duas formas de variação possível: de seqüência e de comprimento.

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Fisiologia AnimalSuperior14
GenéticaMédio12
Práticas LaboraisEnsino Superior10
Meio AmbienteEnsino Superior6
Biologia CelularEnsino Superior6
BioquímicaEnsino Superior5
BiomedicinaSuperior4
ParasitologiaSuperior4
Metodologia CientíficaEnsino Superior4
BiossegurançaEnsino Superior4

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.