Entrar

Simulado: Genética - Biologia - Exercícios com Gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "Genética - Biologia - Exercícios com Gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


10 resolveram
28% acertos
Difícil
1 ótimo
0 bom
6 regular
3 péssimo

Atente para as seguintes afirmações em relação ao código genético:

I. Códons específicos são usados para iniciar e finalizar as cadeias polipeptídicas.

II. Com poucas exceções, os códons têm o mesmo significado nos seres vivos.

III. O código genético é constituído de trinucleotídeos.

É correto o que se afirma em:


As variáveis que podem ser utilizadas para definir a biodiversidade são as seguintes:

Considerando o cruzamento Aa Bb x Aa bb, é correto afirmar que a fração da prole que terá o fenótipo recessivo para, pelo menos, um gene é

Biologia é amplamente definida como o estudo da vida, mas pesquisadores defendem que no Ensino de Biologia deve ter espaço para a morte, já que a morte é uma das etapas do ciclo de vida. Considere o que se afirma a seguir em relação ao ciclo de vida, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Uma das funções essenciais da divisão celular em eucariotos como protistas, fungos, plantas e animais é a de repor células que morrem.

( ) Em humanos, bilhões de células morrem todos os dias, principalmente no sangue e em órgãos com revestimento epitelial como o intestino.

( ) A morte por apoptose é acidental e se dá quando a célula está danificada por veneno ou é privada de nutrientes essenciais.

( ) As células são programadas para autodestruição quando não são mais necessárias ou já acumularam erros no DNA prejudiciais ao organismo

A sequência correta, de cima para baixo, é:


As legislações que versam sobre o ensino de ciências e biologia destacam um ensino pautado na importância das aprendizagens. Por isso conceitos como letramento científico, aprendizagem significativa, contextualização e transposição didática são alguns dos aspectos importantes dos documentos oficias. Em relação a esses conceitos, analise as afirmativas abaixo.

I. O trabalho que transforma um objeto de saber em um objeto de ensino é chamado de transposição didática. Para Yves Chevallard este conceito diz respeito a um saber a ensinar, que sofre, a partir de então transformações que vão torná-lo apto a ocupar um lugar de objeto de ensino.

II. Quando os conhecimentos, realidades e vivências prévias dos alunos são considerados como ponto de partida para o ensino, tem-se a contextualização. Nesse caso, o ensino da biologia fará sentido para o aluno e a compreensão dos processos e fenômenos biológicos será favorecida.

III. O letramento científico é um conceito que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo natural, social e tecnológico, mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais da ciência.

IV. A aprendizagem significativa implica a aquisição de um vocabulário básico de conceitos científicos, a compreensão da natureza do método científico e a compreensão do impacto da ciência e da tecnologia sobre os indivíduos e a sociedade.

É correto o que se afirma em


No ensino de biologia, têm-se utilizado modelos como recursos didáticos para despertar o interesse e facilitar a aprendizagem. Em relação aos modelos como recursos didáticos analise as seguintes proposições.

I. Modelos didáticos são representações de estruturas ou partes de processos, confeccionadas a partir de material concreto, que permitem materializar uma ideia ou um conceito.

II. O uso de modelos didáticos permite a mediação entre o teórico e o empírico, aproxima o aluno de temas abstratos e insere um caráter lúdico e participativo no ensino.

III. A confecção de bons modelos didáticos é favorecida pela confluência entre conhecimentos científicos da estrutura a ser representada e habilidades artísticas.

IV. Entre as vantagens de professores e alunos confeccionarem seus próprios modelos didáticos podemos citar a possibilidade de confeccionar estruturas tridimensionais com materiais de baixo custo

É correto o que se afirma em


A importância do domínio científico e da habilidade didática para uma educação científica de qualidade é ancorada na defesa de que a aprendizagem das ciências deve ser acompanhada por uma aprendizagem sobre as ciências. Considerando essa proposição, assinale a opção que NÃO corresponde a uma contribuição da inclusão da educação científica crítica no ensino de biologia.

Atente para o que se diz a seguir em relação à necessidade do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação como meio de acompanhamento do desenvolvimento tecnológico atual para a promoção e construção do conhecimento:

I. Televisão e vídeo combinam a comunicação sensorial-cinestésica com a audiovisual, a intuição com a lógica, a emoção com a razão, promovendo uma integração que começa pelo sensorial, pelo emocional e pelo intuitivo, para atingir posteriormente o racional.

II. Os educadores podem fazer uso das TIC’s como um sistema diferenciado de aprendizagem que permita o respeito à individualidade, abrindo espaço para debates e discussões, que sejam de caráter não só informativo como também formativo, garantindo o desenvolvimento de cidadãos capazes de ações condizentes e inseridos no contexto social vigente.

III. Inovando com o uso das TIC’s, a disciplina de Biologia, deixará de ser uma transmissão de conhecimentos restritos a memorização passando a ser investigativo e um meio de verificar a estrutura, as causas e as relações dos conteúdos entre si, assim como os mistérios da natureza.

É correto o que se afirma em:


A avaliação de aprendizagem do conhecimento biológico desempenha diversas funções na prática pedagógica dos professores, tais como diagnóstica, formativa e somativa. A avaliação com função formativa é aquela que

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Fisiologia AnimalSuperior14
GenéticaMédio12
Práticas LaboraisEnsino Superior10
Meio AmbienteEnsino Superior6
Biologia CelularEnsino Superior6
BioquímicaEnsino Superior5
Metodologia CientíficaEnsino Superior4
BiossegurançaEnsino Superior4
Recursos HídricosEnsino Superior4
BiomedicinaSuperior4

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.