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Simulado: Filosofia - Professor - UECE - Exercícios com Gabarito - II

20 questões | Filosofia, Ensino Superior

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Se a verdadeira realidade, para uma estética idealista, só se encontra para lá da imediatidade da sensação e dos objetos externos. A partir do seguinte trecho da Introdução à Estética, de Hegel, assinale com V a afirmação verdadeira e com F a falsa:

“...toda a esfera da realidade interior e da realidade exterior empíricas se deve chamar, num sentido mais forte do que o reservado à arte, o mundo de mera ilusão e amarga decepção, e não mundo da realidade. A verdadeira realidade só se encontra para lá da imediatidade da sensação e dos objetos externos”.

( ) A imediatidade das sensações revela o mundo como mera ilusão.

( ) A realidade interior empírica é compreendida como amarga decepção.

( ) O mundo da arte, aparência da verdade, revela o engano do cotidiano.

( ) Nessa citação, a esfera das realidades empíricas constitui-se elemento do concreto verdadeiro.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:


Conforme o § 261 de “Os Princípios da Filosofia do Direito” Hegel afirma que: “Em face do direito privado e do interesse particular, da família e da sociedade civil, o Estado é, por um lado, necessidade exterior e poder superior (...) por outro lado, é para eles fim imanente (...)”

A partir da compreensão do Estado hegeliano como “realidade em acto da ideia moral objetiva” considere o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Esta relação, sociedade civil–estado, expõe uma antinomia sem solução.

( ) Os interesses da sociedade civil estão resguardados pelo Estado como seu fim imanente.

( ) O Estado impede a efetivação dos interesses da sociedade civil.

( ) O Estado sintetiza, na totalidade, os objetivos particulares da sociedade civil.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:


Acerca da filosofia política de Hobbes, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A condição em que todos os homens naturalmente se encontram é para Hobbes a da guerra de todos contra todos.

( ) Justiça e injustiça não são mais do que convenções estabelecidas pelos homens.

( ) A política tem fundamento natural, logo, deriva dos ditames da natureza.

( ) A terceira lei da natureza prescreve que os homens busquem a paz.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:


Acerca da relação entre filosofia, ética e felicidade na obra A Política, de Aristóteles, considere as seguintes afirmações:

I. A felicidade de cada um deve ser proporcional às suas qualidades morais.

II. Os homens adquirem e preservam as qualidades morais graças aos bens exteriores.

III. A vida melhor é uma vida conforme as qualidades morais e com meios suficientes para a prática de ações moralmente boas

IV. Os prazeres do corpo devem se sobrepor aos bens da alma.

Está correto o que se afirma em


Charles Sanders Peirce inaugurou uma nova forma de fazer filosofia e de refletir sobre a ciência. Conforme esse filósofo, na ciência há três diferentes modos fundamentais de raciocínio, quais sejam:

Atente para o seguinte excerto: “Os padrões teriam resultado originariamente das necessidades dos consumidores; eis porque são aceitos sem resistência. De fato, o que explica é o círculo de manipulação e da necessidade retroativa, no qual a unidade do sistema torna-se cada vez mais coesa. O que não se diz é que o terreno no qual a técnica conquista seu poder sobre a sociedade é o poder que os economicamente mais fortes exercessem sobre a sociedade. A racionalidade técnica hoje é a racionalidade da própria dominação. Ela é o caráter compulsivo da sociedade alienada em si mesma”. Compreendendo a arte e os objetos culturais produzidos e veiculados, como mercadorias, a partir da citação de Adorno e Horkheimer, assinale a opção que corresponde a uma estratégia que contradiz a lógica da indústria cultural sob o capitalismo afluente.

Buscando-se elementos da relação entre pensamento e experiência estética, nos deparamos com a manifestação filosófica do poeta Mallarmé: “a palavra não é a expressão de algo, mas a expressão de sua ausência. A palavra faz desaparecer as coisas e nos impõe o sentimento de uma falta universal e até de sua própria falta”. Considerando os ensinamentos lógicos que o poeta apresenta, analise os seguintes itens:

I. A certeza da verdade imediata das coisas.

II. A universalidade é exposta como um terceiro elemento do discurso.

III. O discurso apresenta dois elementos: uma proposição e sua contraposição.

IV. A máxima “tudo é relativo” encontra um demonstrativo adequado.

Corresponde a ensinamento lógico do poeta o que consta em:


Atente para a seguinte observação de Adorno: “A lógica formal almejava validade universal para as leis do pensamento. (O homem teve que criar uma harmonia teórica para além da discórdia do real.) Todos os objetos do pensamento são universais mas, é igualmente verdade que o significado supraindividual, a universalidade do conceito não é meramente formal é constituída na inter-relação entre sujeitos (pensantes ou atuantes) e seu mundo.

Atente para o que se diz a seguir e, com base na observação de Adorno, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Sob a regra da lógica formal, a noção de conflito entre essência e aparência é prescindível, se não, insignificante.

( ) A lógica formal, não transcende sua própria estrutura, permanece analítica.

( ) Há uma dissociação entre a neutralidade semântica da lógica formal e a necessidade de domínio do aparato tecnocrático.

( ) A compreensão da lógica tecnológica destaca as contradições sociais da realidade estabelecida.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:


A dissolução e mesmo subversão intelectual dos fatos dados é a tarefa da dimensão filosófica. O método científico também vai além dos fatos e mesmo contra os fatos da experiência imediata. O método científico se desenvolve na tensão entre aparência e realidade. A mediação entre o sujeito e o objeto do pensamento, contudo, é essencialmente diferente. Atente para o que se afirma a seguir e escreva 1 para o que corresponder a uma mediação própria do pensamento filosófico e 2 para o que corresponder a uma mediação própria da ciência.

( ) O intermediário é o sujeito que observa, calcula e experimenta despojado de todas as suas outras qualidades.

( ) Seus objetos estão relacionados a uma consciência para a qual as qualidades concretas entram nos conceitos e em sua inter-relação.

( ) O sujeito abstrato projeta e define o objeto abstrato.

( ) Seus conceitos conservam e explicam mediações que tornaram o mundo-objeto aquilo que ele realmente é em sua continuidade histórica.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:


Conforme a obra O Contrato Social de Rousseau, a vontade geral pode ser concebida como

De acordo com a filosofia kantiana, é correto afirmar que

No que diz respeito à “Ética do Discurso”, de Apel, é correto afirmar que

No que diz respeito ao estoicismo, considere as seguintes afirmações:

I. O bem moral é aquilo que incrementa o logos e o mal é aquilo que lhe causa dano.

II. A conduta moral não está associada à busca da apatia, da impassibilidade.

III. O homem deve viver de acordo com sua natureza.

IV. A vontade humana não deve se conformar à ordem divina.

Está correto somente o que se afirma em


“A ameaça dos homens não vem somente das máquinas e aparelhos da técnica cujo efeito pode causar a morte. A autêntica ameaça já atacou o homem em sua essência. O domínio da armação ameaça com a possibilidade de que a entrada num desabrigar mais originário possa estar impedida para o homem, como também o homem poderá estar impedido de perceber o apelo de uma verdade mais originária.” Heidegger, nesse trecho de A questão da técnica, compreende a técnica como

Pode-se compreender a violência como um ato ético? Para avaliar o problema ético da revolução, será necessário compreender a relação entre meios e fins; será necessário compreender a relação de reciprocidade entre o imperativo categórico e o hipotético. A máxima “Os fins justificam os meios” pode ser considerada coerentemente ética se

I. os meios repressivos determinarem por si, a qualidade dos fins.

II. os fins estiverem operando nos meios repressivos para atingi-los.

III. a qualidade dos fins for negligenciada pela lógica dos meios.

IV. os meios repressivos não traírem a qualidade dos fins.

Estão corretas somente as complementações contidas em


De acordo com Locke, um homem renuncia ao estado de natureza e ingressa na sociedade política porque

Leia atentamente o seguinte excerto: “Desse modo, o pensamento toma corpo no belo artístico e a matéria não é determinada externamente por ele, mas existe livre por si mesma, na medida em que o natural, o sensível, o ânimo e assim por diante possuem em si mesmos medida, finalidade e concordância e a intuição e o sentimento são igualmente elevados à universalidade espiritual, enquanto que o pensamento não só renuncia à sua hostilidade com a natureza, mas nela se asserena e o sentimento, o prazer e o fruir são legitimados e santificados; de tal modo que natureza e liberdade, sensibilidade e conceito encontram seu direito e satisfação em um só termo”. A partir do excerto do item “A Filosofia Kantiana”, da obra Introdução à Estética de Hegel, atente para o que se afirma a seguir, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso:

( ) Na consideração da Crítica do Juízo, pensamento e matéria determinam-se por si mesmos, repetindo o dualismo coisaem- si e fenômeno característico da outra Crítica.

( ) A arte pela lógica da gratificação, sobrepõe-se à lógica da repressão, o princípio de razão predominante.

( ) A verdade da arte é a libertação da sensibilidade através de sua reconciliação com a razão.

( ) A verdade não conceitual dos sentidos, como valor estético transcendente, veda a liberdade em face do princípio de realidade.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:


No que diz respeito à “noção de natureza”, em Aristóteles, é correto afirmar que a natureza

Sobre os filósofos pré-socráticos, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Anaximandro considerou o apeiron o arché, ou seja, a substância primordial, origem de todas as coisas.

( ) Anaxímenes considerou o fogo como seu arché, substância primordial, princípio de todas as coisas.

( ) Empédocles propôs o ar como princípio de todas as coisas, o ar é o elemento mais sutil existente.

( ) Parmênides dizia que o ser é, e não pode deixar de ser, e o não ser não é, e não pode vir a ser.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:


Acerca da reflexão de Heidedgger sobre a técnica, considere as seguintes afirmações:

I. A reviravolta operada por Platão no conceito de verdade contribui para explicar o primado da técnica no mundo moderno.

II. A técnica é um instrumento neutro nas mãos do homem.

III. A técnica torna o homem uma coisa entre coisas.

Está correto o que se afirma em


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