A autora Ciavatta (2012) discorre sobre três questionamentos aos processos educacionais, a saber: “primeiro, a proximidade com a ciência e a tecnologia, que nos permite conhecer fatos como esse e manipular instrumentos cujo objetivo é proporcionar conhecimentos e ações impensáveis para gerações passadas. Segundo, a interação do homem com a natureza está produzindo transformações imprevisíveis, e parece que está se rompendo, gradativamente, o equilíbrio interativo que permite a sobrevivência humana. Por último, a formação humana de crianças, adolescentes e jovens para o mundo de hoje exige o domínio de conhecimentos globais das ciências, das tecnologias e a socialização para uma convivência com o planeta e a humanidade, de modo a preservar a vida, o que significa a exigência de uma visão de totalidade no tratamento dos conhecimentos” (p.69).
Assinale a metodologia ou princípio que NÃO contribui para a problematização das questões suscitadas pela autora.
a) O pensamento complexo
b) O currículo integrado
c) A Interdisciplinaridade
d) A Educação Ambiental como saber transversal e crítico
e) A concepção de natureza como máquina