Simulado: Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Exercícios com Gabarito - III

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No último capítulo do livro “História da Educação”, a autora Veiga (2007) apresenta as modificações educacionais ocorridas no governo republicano instalado em 1889 até o ano de 1971, quando a segunda Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - nº 5692/71 - introduziu a escolaridade básica obrigatória de oito anos. Fazem parte das mudanças educacionais ocorridas no Brasil entre o período de 1889 a 1971, EXCETO:

No livro “Documentos de Identidade”, Silva (2009) apresenta um panorama das teorias do currículo, dividindo-as em teorias tradicionais, críticas e pós-críticas, abordando os principais conceitos e definições que elas enfatizam. Nesse sentido, NÃO é correto afirmar que:

Acerca dos pressupostos e características gerais das tendências pedagógicas liberais, NÃO é correto afirmar que:

Paulo Freire distingue dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes, na qual a educação existe como prática de dominação, e a pedagogia do oprimido, como tarefa a ser realizada, na qual a educação representa a prática da liberdade. São características da pedagogia do oprimido, EXCETO:

A autora Ciavatta (2012) discorre sobre três questionamentos aos processos educacionais, a saber: “primeiro, a proximidade com a ciência e a tecnologia, que nos permite conhecer fatos como esse e manipular instrumentos cujo objetivo é proporcionar conhecimentos e ações impensáveis para gerações passadas. Segundo, a interação do homem com a natureza está produzindo transformações imprevisíveis, e parece que está se rompendo, gradativamente, o equilíbrio interativo que permite a sobrevivência humana. Por último, a formação humana de crianças, adolescentes e jovens para o mundo de hoje exige o domínio de conhecimentos globais das ciências, das tecnologias e a socialização para uma convivência com o planeta e a humanidade, de modo a preservar a vida, o que significa a exigência de uma visão de totalidade no tratamento dos conhecimentos” (p.69).

Assinale a metodologia ou princípio que NÃO contribui para a problematização das questões suscitadas pela autora.


De acordo com Libâneo (1994) são características da aprendizagem escolar, EXCETO:

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