Entrar

Simulado: Infrações - Trânsito e Serviço de Transporte - Exercícios com Gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "Infrações - Trânsito e Serviço de Transporte - Exercícios com Gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


65 resolveram
54% acertos
Médio
16 ótimo
23 bom
24 regular
2 péssimo

Acerca das infrações de trânsito, das penalidades a elas cominadas e da sua notificação, julgue os itens que se seguem.

Dirigir com CNH cassada ou vencida constitui infração considerada gravíssima. Em ambos os casos, as penalidades administrativas são idênticas.


Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca dos crimes contra a administração pública, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um agente de trânsito lavrou um auto de infração contra um motorista que conduzia veículo automotor com a carteira nacional de habilitação (CNH) vencida há mais de trinta dias. Após receber a notificação, o motorista interpôs recurso contra a imposição da multa e chamou a autoridade de trânsito, na peça recursal, de inepta, alienada e corrupta. Nessa situação, o motorista praticou o crime de desacato.


Júlia conduzia sua bicicleta pelo bordo direito de uma via coletora de mão dupla, seguindo no sentido de circulação da via, quando foi ultrapassada pelo automóvel conduzido por Tibério.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens seguintes.

Júlia conduzia sua bicicleta de maneira irregular, pois, para que o ciclista tenha a possibilidade de enxergar os veículos que dele se aproximam, o CTB determina que os ciclistas devem conduzir-se sempre no sentido contrário ao do fluxo dos veículos automotores.


Sabendo que o CTB determina que é infração punível com multa deixar de manter acesa a luz baixa, à noite, quando o veículo estiver em movimento, julgue os itens a seguir.

É obrigatório para os motoristas de automóveis manter as luzes acesas no período que vai das 18 h às 6 h, pois esse é o período legalmente definido como noite.


O poder de polícia está intimamente relacionado, de um lado, com as prerrogativas da administração pública para garantia do bem-estar coletivo, e, de outro, com as liberdades individuais dos cidadãos. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

A multa administrativa, mesmo depois de aplicada, comporta revogação.


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
MecânicaEnsino Médio2
InfraçõesEnsino Médio1

Deixe seu comentário (1)

Foto de perfil vazia
Por Rato D Batalha em 17/11/2023 15:09:55
Esse simulado é consoante a antigas normas de trânsito, já que as questões são de 2003. A exemplo temos a quarta questão onde atualmente o obrigatório o uso de farol aceso

Participe, faça um comentário.