Entrar

Simulado: Reações Adversas - Farmácia - Exercícios com Gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "Reações Adversas - Farmácia - Exercícios com Gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


4 resolveram
54% acertos
Médio
0 ótimo
3 bom
1 regular
0 péssimo

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (PNAD), a asma atinge 6,4 milhões de brasileiros, sendo as mulheres as mais acometidas pela doença, que é responsável por mais de 100.000 internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. Os efeitos adversos dos broncodilatadores incluem bradicardia, aumento da saturação de oxigênio e sonolência.

No que se refere à farmacovigilância, julgue os itens que se seguem. Reações do tipo A, classificadas como idiossincrásicas, são as mais raras e não apresentam relação causal com o medicamento.

A respeito dos inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA), tais como o captopril e o enalapril, julgue os itens a seguir. Tosse seca é um efeito adverso que acomete mais da metade dos pacientes que usam IECA.

No que se refere à farmacovigilância, julgue os itens que se seguem. As reações adversas classificadas como graves são aquelas que ameaçam a vida, provocam ou prolongam a hospitalização e causam anomalia congênita.

Acerca da dexclorfeniramina, fármaco anti-histamínico de primeira geração ou clássico, e da loratadina, fármaco anti-histamínico de segunda geração ou novo, julgue os itens que se seguem. A dexclorfeniramina provoca efeitos de sedação porque atravessa a barreira hematoencefálica e ocupa receptores H1 cerebrais que estão relacionados com o controle dos estados de vigília.

No que se refere à farmacovigilância, julgue os itens que se seguem. Define-se reação adversa medicamentosa qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a determinado medicamento administrado nas doses geralmente utilizadas para profilaxia, diagnóstico ou terapia de doenças ou para a modificação de funções fisiológicas humanas.

No que se refere à farmacovigilância, julgue os itens que se seguem. Evento adverso corresponde a qualquer ocorrência médica desfavorável durante o tratamento com a utilização de determinado medicamento, mas que não apresenta necessariamente relação causal com esse tratamento.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.