Entrar

Simulado: Exercícios Administração de Medicamentos Farmácia com Gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "Exercícios Administração de Medicamentos Farmácia com Gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


9 resolveram
67% acertos
Médio
2 ótimo
7 bom
0 regular
0 péssimo

Em relação à administração de medicamentos pela via pulmonar, que pode ser realizada com sistemas inalatórios pressurizados, inaladores de pó seco e nebulizadores, julgue os itens que se seguem. O conteúdo de um aerossol que apresenta fármaco e excipientes solúveis no propelente liquefeito consiste em um sistema trifásico.

Considerando que a um paciente acometido com infarto agudo do miocárdio tenha sido administrada, por via intravenosa, solução de enoxaparina sódica 3 mg/mL na dosagem de 0,3 mg/kg, julgue os itens que se seguem. A administração concomitante da enoxaparina com o ácido acetilsalicílico potencializaria a ação farmacológica da enoxaparina no referido paciente.

Considerando que a um paciente acometido com infarto agudo do miocárdio tenha sido administrada, por via intravenosa, solução de enoxaparina sódica 3 mg/mL na dosagem de 0,3 mg/kg, julgue os itens que se seguem. Se o paciente pesasse 95 kg, a dose da solução do referido fármaco administrada por via intravenosa deveria ser de 28,5 mg.

Considerando que a um paciente acometido com infarto agudo do miocárdio tenha sido administrada, por via intravenosa, solução de enoxaparina sódica 3 mg/mL na dosagem de 0,3 mg/kg, julgue os itens que se seguem. Se o peso desse paciente fosse de 45 kg, para atingir-se a dosagem requerida, o volume da solução de enoxaparina sódica 3 mg/mL injetado deveria ser de 15 mL.

Acerca da dexclorfeniramina, fármaco anti-histamínico de primeira geração ou clássico, e da loratadina, fármaco anti-histamínico de segunda geração ou novo, julgue os itens que se seguem. A administração desses fármacos concomitantemente à ingestão de bebidas alcoólicas potencializa o efeito depressor do álcool no sistema nervoso central.

Em relação à administração de medicamentos pela via pulmonar, que pode ser realizada com sistemas inalatórios pressurizados, inaladores de pó seco e nebulizadores, julgue os itens que se seguem. Os inaladores pressurizados apresentam um propelente, comprimido ou liquefeito, que permite a formação da dispersão.

Em relação à administração de medicamentos pela via pulmonar, que pode ser realizada com sistemas inalatórios pressurizados, inaladores de pó seco e nebulizadores, julgue os itens que se seguem. O atingimento de segmentos profundos do trato respiratório é o critério para se considerar invasiva a administração pulmonar de medicamentos com sistemas inalatórios pressurizados, inaladores de pó seco e nebulizadores.

Considerando que a um paciente acometido com infarto agudo do miocárdio tenha sido administrada, por via intravenosa, solução de enoxaparina sódica 3 mg/mL na dosagem de 0,3 mg/kg, julgue os itens que se seguem. Recomenda-se a administração intravenosa do anticoagulante protamina no caso de constatação de que o paciente recebeu uma superdosagem acidental de enoxaparina sódica.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (PNAD), a asma atinge 6,4 milhões de brasileiros, sendo as mulheres as mais acometidas pela doença, que é responsável por mais de 100.000 internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. Corticoides por inalação podem ser usados com segurança por pacientes asmáticos durante a gestação e durante o período de amamentação.

Acerca da terapia de nutrição enteral e parenteral, julgue os próximos itens. Na administração de nutrição enteral por meio de tubos nasogástricos deve-se considerar a quantidade de volume adequado de água pela parede do tubo, de 15 mL a 30 mL, conforme o calibre do tubo, observando-se a restrição hídrica dos pacientes.

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
FarmacologiaEnsino Superior5
Administração de MedicamentosEnsino Superior3
Medicamentos e Tratamentos ClínicosEnsino Superior2
Assistência FarmacêuticaEnsino Superior2
Administração e Economia FarmacêuticaEnsino Superior2
FarmacocinéticaEnsino Superior2
FarmacodinâmicaEnsino Superior2
ImunofarmacologiaEnsino Superior1
Fisiologia HumanaEnsino Superior1
Farmácia HospitalarEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.