Entrar

Simulado: Medicamentos e Tratamentos Clínicos - Exercícios com Gabarito - II

Marque todas as questões do simulado desta página "Medicamentos e Tratamentos Clínicos - Exercícios com Gabarito - II" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


9 resolveram
71% acertos
Fácil
2 ótimo
7 bom
0 regular
0 péssimo

A respeito de medicamentos com o princípio ativo losartana potássica, julgue os itens subsecutivos. O medicamento registrado como referência da losartana potássica deve ter qualidade, eficácia terapêutica e segurança comprovadas por estudos clínicos, enquanto o medicamento genérico exige somente estudos in vitro para ser registrado.

A respeito das enfermidades cardiopulmonares e da assistência farmacêutica, julgue os itens a seguir. A farmacoterapia disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde para a cessação do tabagismo consiste em adesivos, gomas e pastilhas de nicotina e comprimidos de cloridrato de bupropiona.

Considerando que a um paciente acometido com infarto agudo do miocárdio tenha sido administrada, por via intravenosa, solução de enoxaparina sódica 3 mg/mL na dosagem de 0,3 mg/kg, julgue os itens que se seguem. O tratamento desse paciente com enoxaparina sódica justifica-se por ser esse fármaco um sal cálcico com propriedades coagulantes.

A respeito dos inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA), tais como o captopril e o enalapril, julgue os itens a seguir. Em caso de intolerância, com exceção da intolerância renal, esses inibidores podem ser substituídos por bloqueadores dos receptores da angiotensina II (BRA) em afecções como insuficiência cardíaca sistólica e hipertensão.

A respeito das enfermidades cardiopulmonares e da assistência farmacêutica, julgue os itens a seguir. A farmacoterapia disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde para o tratamento do tabagismo minimiza os sintomas da síndrome de abstinência ocasionada pelo abandono do cigarro.

Acerca das formulações farmacêuticas de fármacos para administração pelas vias nasal e pulmonar, julgue os seguintes itens. No tratamento de crises de broncoespasmo, as formulações administradas pela via inalatória proporcionam melhor índice terapêutico, ou seja, melhor relação entre eficácia e tolerabilidade que as formulações administradas por via oral.

A respeito de medicamentos com o princípio ativo losartana potássica, julgue os itens subsecutivos. Caso o medicamento de referência seja apresentado na forma de comprimidos revestidos, o medicamento genérico deve ser também apresentado, necessariamente, na forma de comprimidos revestidos, mesmo que o revestimento não interfira na liberação do princípio ativo.

A respeito de medicamentos com o princípio ativo losartana potássica, julgue os itens subsecutivos. A losartana potássica é indicada para o tratamento da hipertensão por ser um antagonista do receptor (tipo AT1) do vasoconstritor angiotensina II.

A respeito dos inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA), tais como o captopril e o enalapril, julgue os itens a seguir. Os IECA podem ser utilizados para reduzir o remodelamento cardíaco no pós-infarto.

A respeito de medicamentos com o princípio ativo losartana potássica, julgue os itens subsecutivos. A losartana potássica pertence à classe de fármacos denominada inibidores da enzima conversora da angiotensina, ou, simplesmente, inibidores da ECA.

A respeito de medicamentos com o princípio ativo losartana potássica, julgue os itens subsecutivos. Medicamentos similares de losartana potássica não podem ser intercambiáveis com o medicamento de referência.

A respeito dos inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA), tais como o captopril e o enalapril, julgue os itens a seguir. Os IECA são contraindicados a pacientes com redução da função renal, por provocarem elevação de ureia e creatinina.

A respeito dos inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA), tais como o captopril e o enalapril, julgue os itens a seguir. Os IECA trazem benefícios cardiovasculares quando combinados com bloqueadores dos receptores da angiotensina II.

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
FarmacologiaEnsino Superior5
Administração de MedicamentosEnsino Superior3
Administração e Economia FarmacêuticaEnsino Superior2
FarmacocinéticaEnsino Superior2
FarmacodinâmicaEnsino Superior2
Medicamentos e Tratamentos ClínicosEnsino Superior2
Assistência FarmacêuticaEnsino Superior2
Agentes TóxicosEnsino Superior1
BiossegurançaEnsino Médio1
Patologia ClínicaEnsino Superior1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.