Entrar

Simulado: Fisioterapia Cardiovascular - Fisioterapia - Exercícios com Gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "Fisioterapia Cardiovascular - Fisioterapia - Exercícios com Gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


5 resolveram
51% acertos
Médio
0 ótimo
4 bom
1 regular
0 péssimo

Durante o exercício, a principal porção de oxigênio é transportada pelo sangue por meio da hemoglobina. Entretanto, a afinidade entre a hemoglobina e o oxigênio pode ser afetada por diversos fatores. Tendo essa informação como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos ao descarregamento do oxigênio nos tecidos. Em situações de hipercapnia, o transporte de oxigênio é facilitado, visto que este possui maior afinidade com a hemoglobina.

O mecanismo de Frank-Starling no músculo cardíaco corresponde ao estiramento desse músculo, processo esse que exacerba a quantidade de cálcio liberada dos depósitos celulares quando da ativação celular da mesma forma que acentua o fluxo transsarcolemal do íon.

O mecanismo de Frank-Starling no músculo cardíaco necessita do aumento da pré-carga para sua ativação.

Um homem de sessenta anos de idade, participante eventual de corridas de rua de 5 km, apresentou perda súbita da consciência logo no início de uma das provas. Assim que ele caiu desacordado no chão, um socorrista leigo, vendo seu estado geral, iniciou a realização de compressões torácicas na região central do peito do indivíduo, na altura da linha intermamilar. Em alguns segundos, a equipe de socorristas da prova se fez presente e avaliou o indivíduo, confirmando que ele apresentava-se irresponsivo, com respiração agônica e sem pulso carotídeo.

Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.

A utilização de dispositivos de barreira tem a finalidade de desobstruir as vias aéreas altas, razão por que deveria ter sido considerada na situação em questão, uma vez que não se sabia a causa do evento.

O teste cardiopulmonar de exercício (TCPE) associa as variáveis do teste ergométrico convencional com análise de gases expirados. Nesse sentido, esse teste é considerado padrão-ouro para a avaliação da capacidade física de um indivíduo.

No que tange à decisão de realizar a ressuscitação cardiopulmonar, julgue os itens subsequentes. Quando a criança se encontra em estado terminal de vida, a equipe multidisciplinar deve discutir com a família a decisão de não reanimá-la. Havendo incertezas, deve-se registrar em prontuário e manter a decisão da equipe.

O teste cardiopulmonar de exercício (TCPE) associa as variáveis do teste ergométrico convencional com análise de gases expirados. Nesse sentido, esse teste não é recomendado para a avaliação de pacientes muito graves, tais como aqueles candidatos a transplante cardíaco, muito menos para avaliar condutas terapêuticas nestes casos.

O teste cardiopulmonar de exercício (TCPE) associa as variáveis do teste ergométrico convencional com análise de gases expirados. Nesse sentido, esse teste é considerado o único exame capaz de fornecer subsídios para prescrição de treinamento físico em indivíduos saudáveis.

O mecanismo de Frank-Starling no músculo cardíaco não depende do controle autônomo cardiovascular.

O corpo humano depende da energia liberada pela síntese do ATP, produto final de diferentes sistemas. Com base nessa assertiva, julgue os itens a seguir. A cadeia respiratória depende da presença das coenzimas NAD e FAD, para ser “alimentada” de íons H+, etapa esta que não precisa de oxigênio.

Um homem de sessenta anos de idade, participante eventual de corridas de rua de 5 km, apresentou perda súbita da consciência logo no início de uma das provas. Assim que ele caiu desacordado no chão, um socorrista leigo, vendo seu estado geral, iniciou a realização de compressões torácicas na região central do peito do indivíduo, na altura da linha intermamilar. Em alguns segundos, a equipe de socorristas da prova se fez presente e avaliou o indivíduo, confirmando que ele apresentava-se irresponsivo, com respiração agônica e sem pulso carotídeo.

Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.

Constatados os sinais clínicos, a abertura das vias aéreas deveria ter sido o primeiro procedimento a ser realizado no paciente.

Um paciente de cinquenta e dois anos de idade, com 180 cm de altura e 75 kg, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica, está internado no ambulatório de clínica médica com grave pneumonia adquirida na comunidade, o que lhe tem gerado dificuldade de manter ventilação espontânea. Na avaliação, o paciente apresentava-se consciente no leito e com volume respiratório de 2,5 L/min. Destacam-se, ainda, a presença de uma grande cicatriz em região da testa, com fios da sutura à mostra, e o histórico de uma anastomose de esôfago, recente. Nesse momento, a equipe de fisioterapia considera a realização do suporte ventilatório não invasivo e invasivo para o tratamento do paciente.

Acerca desse caso clínico, julgue os próximos itens.

A presença de cicatriz facial no paciente, ainda recente, é uma contraindicação absoluta para a utilização do suporte ventilatório não invasivo.

Durante o exercício, a principal porção de oxigênio é transportada pelo sangue por meio da hemoglobina. Entretanto, a afinidade entre a hemoglobina e o oxigênio pode ser afetada por diversos fatores. Tendo essa informação como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos ao descarregamento do oxigênio nos tecidos. De acordo com a lei de Fick, o conteúdo arterial de oxigênio está diretamente relacionado com a capacidade de oxigenação dos tecidos.

Um paciente de quarenta e cinco anos de idade apresentou, durante visita domiciliar do agente comunitário de saúde, pressão arterial registrada de 162 mmHg × 102 mmHg e foi rastreado como suspeito de ser hipertenso. Na consulta fisioterapêutica, a pressão arterial aferida, nos dois braços, foi de 175 mmHg × 105 mmHg (média de 3 medidas), e o paciente afirmou que esses eram os valores cotidianos de sua pressão arterial.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

De acordo com a classificação da pressão arterial medida no consultório, trata-se de um paciente com diagnóstico de hipertensão arterial no estágio 2.

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Fisioterapia RespiratóriaEnsino Superior3
Fisioterapia em Traumato ortopedia e ReumatologiaEnsino Médio2
Fisioterapia Neonatal e PediátricaEnsino Superior2
Fisioterapia CardiovascularEnsino Superior2
Fundamentos da SaúdeEnsino Superior2
Órtese e PróteseEnsino Superior1
Eletro Termo FototerapiaEnsino Superior1
Fisioterapia NeurológicaEnsino Superior1
Fisioterapia GeralEnsino Superior1
Fisioterapia em Ginecologia e ObstetríciaEnsino Superior1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.