Entrar

Simulado: Microbiologia - Biologia - Biomédico - Exercícios com Gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "Microbiologia - Biologia - Biomédico - Exercícios com Gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


11 resolveram
50% acertos
Difícil
1 ótimo
6 bom
3 regular
1 péssimo

A respeito das análises microbiológicas da água e dos alimentos bem como sua legislação, julgue os itens subsequentes. Em um sistema de distribuição de água, a legislação preconiza que o pH deve ser mantido entre 6,0 a 8,0; e o teor máximo de cloro residual livre deve ser inferior a 10 mg/L.

A respeito das análises microbiológicas da água e dos alimentos bem como sua legislação, julgue os itens subsequentes. As bactérias do grupo coliformes totais se caracterizam por serem bacilos Gram-negativos, anaeróbios, formadores de esporos, oxidase positivos, e não fermentadores de lactose.

A respeito dos fungos de importância clínica, julgue os itens subsecutivos. A caracterização de células com dupla parede e brotamentos múltiplos, com a gêmula presa à mão por base estreita, gera a identificação morfológica do fungo Paracocciodioides brasiliensis.

Acerca da bacteriologia médica, julgue os itens a seguir. A bactéria Treponema pallidum pallidum, causadora da sífilis, faz parte de um grupo de bactérias conhecidas como espiroquetas, que são microrganismos Gram-negativos longos, delgados, de forma helicoidal, espiralada ou em saca-rolhas.

A respeito dos fungos de importância clínica, julgue os itens subsecutivos. Para o diagnóstico de dermatofitoses, a cultura é realizada de rotina, uma vez que o exame micológico direto apresenta uma baixa especificidade.

A respeito das análises microbiológicas da água e dos alimentos bem como sua legislação, julgue os itens subsequentes. O processo de pasteurização do leite visa à obtenção de amostras livres de microrganismos patogênicos. Nesse processo, são destruídos as leveduras e os fungos filamentosos. Porém, esse processo é incapaz de destruir bactérias dos gêneros staphylococcus e lactobacillus.

Acerca da bacteriologia médica, julgue os itens a seguir. A supressão da microbiota normal cria um ambiente que tende a ser preenchido por microrganismos oportunistas, capazes de se tornar patógenos.

A respeito dos fungos de importância clínica, julgue os itens subsecutivos. O diagnóstico da candidíase sistêmica em imunocomprometidos é normalmente obtido por testes sorológicos com dosagem de anticorpos específicos, os quais apresentam uma baixa taxa de falso-negativo.

Acerca da bacteriologia médica, julgue os itens a seguir. Os micoplasmas, organismos altamente pleomórficos, carecem de parede celular rígida; além disso, são delimitados por uma membrana de três camadas e são inibidos pela ação da penicilina e da tetraciclina.

Acerca da bacteriologia médica, julgue os itens a seguir. Considera-se sinergismo a ação combinada de dois fármacos antimicrobianos, com atuação oposta no mesmo sistema, de tal forma que um iniba ou reverta o efeito do outro.

Acerca da bacteriologia médica, julgue os itens a seguir. A bactéria Clostridium perfringens, responsável pelo tétano, faz parte do grupo de bactérias anaeróbicas Gram-negativas formadoras de esporos.

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Fisiologia AnimalSuperior14
GenéticaMédio12
Práticas LaboraisEnsino Superior10
Meio AmbienteEnsino Superior6
Biologia CelularEnsino Superior6
BioquímicaEnsino Superior5
Metodologia CientíficaEnsino Superior4
BiossegurançaEnsino Superior4
Recursos HídricosEnsino Superior4
BiomedicinaSuperior4

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.