Entrar

Simulado: Fundamentos da Saúde - Fisioterapia - Exercícios com Gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "Fundamentos da Saúde - Fisioterapia - Exercícios com Gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


11 resolveram
50% acertos
Difícil
0 ótimo
5 bom
6 regular
0 péssimo

As principais etiologias das doenças valvares cardíacas advêm da lesão causada pela febre reumática, assim como das lesões degenerativas, mais comuns em idosos. A esse respeito, julgue os próximos itens. A estase jugular é um sinal clínico importante, que reflete o aumento da pré-carga de átrio direito e que tem como etiologia provável a estenose da válvula tricúspide.

Tendo em vista que pacientes que permanecem em UTI frequentemente são submetidos a repouso prolongado e que, nesse caso, a imobilidade reduz o glicogênio e o trifosfato de adenosina (ATP), responsáveis pelo fornecimento de energia para a contração muscular, julgue os itens que se seguem. Durante imobilidade prolongada na incubadora, o músculo de neonatos pode sofrer desnervação funcional em razão da diminuição da frequência e da intensidade dos impulsos nervosos na membrana muscular.

Para entender os mecanismos de adaptações musculares frente ao desuso, alongamento e fortalecimento muscular, é necessário conhecer as características do moto neurônio e da fibra muscular. A esse respeito, julgue os itens subsequentes. As fibras musculares do tipo 2 possuem alta capacidade de geração de força, uma vez que possuem excelente capacidade aeróbia e alta velocidade de contração e condução nervosa.

O corpo humano depende da energia liberada pela síntese do ATP, produto final de diferentes sistemas. Com base nessa assertiva, julgue os itens a seguir. Ao ser sintetizada por meio da glicocinase, a glicólise transforma-se em glicose 6-fosfato para ser armazenada e, posteriormente, transformada em frutose 6-fosfato. Esta, por sua vez, se transformará em piruvato, que, na ausência de oxigênio, terá como produto ATP e lactato.

O corpo humano depende da energia liberada pela síntese do ATP, produto final de diferentes sistemas. Com base nessa assertiva, julgue os itens a seguir. O sistema anaeróbio alático é caracterizado pela utilização da glicose, vinda preferencialmente do carboidrato, de forma anaeróbia.

Tendo em vista que, para se entender os mecanismos de adaptação muscular frente ao desuso, alongamento e fortalecimento muscular, é importante que se conheçam as características do motoneurônio e da fibra muscular, julgue os itens seguintes, a respeito dessas estruturas. Em uma atividade muscular com carga incremental, sempre ocorrerá o recrutamento das fibras do tipo 1 e, depois, o das fibras do tipo 2. Esse fenômeno é conhecido como princípio de Henneman (princípio do tamanho), ou seja, ocorre recrutamento progressivo de unidades motoras conforme a necessidade de geração de força.

Tendo em vista que, para se entender os mecanismos de adaptação muscular frente ao desuso, alongamento e fortalecimento muscular, é importante que se conheçam as características do motoneurônio e da fibra muscular, julgue os itens seguintes, a respeito dessas estruturas. As fibras musculares de contração lenta, também denominadas de fibras do tipo 2, possuem metabolismo predominantemente aeróbio ou oxidativo.

Há mais ou menos dois anos, paciente do sexo masculino, com quarenta e um anos de idade, teve um acidente vascular encefálico (AVE) hemorrágico na região parietal. Sua pressão chegou a 235 mmHg × 110 mmHg, ficou em coma por três semanas e, quando acordou, relatou fraqueza generalizada no hemicorpo D, indicando uma sequela do AVE. Após sete meses da lesão, sua hipotonia foi substituída por uma forte espasticidade em membro superior direito (bíceps braquial e flexores do punho) e membro inferior direito (flexores plantares e quadríceps). Atualmente, sua principal queixa é dificuldade de deambulação e incapacidade de realizar atividades funcionais com o membro superior direito.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.

A redução da força muscular observada nesse paciente não é causada por fraqueza muscular, mas pela oposição dos músculos espásticos antagonistas.

Para entender os mecanismos de adaptações musculares frente ao desuso, alongamento e fortalecimento muscular, é necessário conhecer as características do moto neurônio e da fibra muscular. A esse respeito, julgue os itens subsequentes. A hipertrofia muscular é consequência de atividades com contração concêntrica em alta intensidade de volume e de carga; as fibras musculares do tipo 1 são as predominantemente recrutadas nesse tipo de atividade motora.

Julgue os itens seguintes, relativos à fisiopatologia da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Na DPOC, a limitação do fluxo aéreo e o aprisionamento de gás ocorrem em decorrência de extensa inflamação, fibrose e exsudato luminal nas pequenas vias aéreas, o que se correlaciona com a redução na relação VEF1 e VEF1/CVF.

A lei de Poiseuille tem como objetivo avaliar o comportamento do fluxo de sangue dentro das veias e artérias do corpo humano, bem como descrever as variáveis dependentes. Com base nessa lei, julgue os itens a seguir. Vasos com maior comprimento aumentam a diferença de pressão entre as extremidades de um vaso.

A lei de Poiseuille tem como objetivo avaliar o comportamento do fluxo de sangue dentro das veias e artérias do corpo humano, bem como descrever as variáveis dependentes. Com base nessa lei, julgue os itens a seguir. Pela lei de Poiseuille, é possível calcular a resistência vascular de um fluxo turbilhonado para uma vazão volumétrica de um fluido com viscosidade dinâmica em um tubo retilíneo.

Acerca da anatomia do sistema cardiorrespiratório, julgue os itens subsequentes. Os canais de Lambert são interconexões bronquíolo-alveolares acessórias representadas por comunicações tubulares revestidas de epitélio pelas quais o ar passa diretamente dos bronquíolos para os alvéolos adjacentes.

Acerca da anatomia do sistema cardiorrespiratório, julgue os itens subsequentes. Os poros de Kohn são aberturas que fazem conexões de alvéolo a alvéolo nas paredes alveolares.

As principais etiologias das doenças valvares cardíacas advêm da lesão causada pela febre reumática, assim como das lesões degenerativas, mais comuns em idosos. A esse respeito, julgue os próximos itens. As complicações mais frequentes no pós-operatório de estenose mitral são a atelectasia e as arritmias atriais.

Tendo em vista que, para se entender os mecanismos de adaptação muscular frente ao desuso, alongamento e fortalecimento muscular, é importante que se conheçam as características do motoneurônio e da fibra muscular, julgue os itens seguintes, a respeito dessas estruturas. A hipertrofia muscular é consequência de atividades com contração concêntrica em alta intensidade de volume e carga. Nesse tipo de atividade motora, são predominantemente recrutadas as fibras musculares do tipo 1.

Tendo em vista que, para se entender os mecanismos de adaptação muscular frente ao desuso, alongamento e fortalecimento muscular, é importante que se conheçam as características do motoneurônio e da fibra muscular, julgue os itens seguintes, a respeito dessas estruturas. 1As fibras musculares do tipo 2 possuem alta capacidade de geração de força, uma vez que possuem excelente capacidade aeróbia e alta velocidade de contração e condução nervosa.

Acerca da anatomia do sistema cardiorrespiratório, julgue os itens subsequentes. A pleura visceral divide-se em cervical, diafragmática, mediastinal e costal.

A lei de Poiseuille tem como objetivo avaliar o comportamento do fluxo de sangue dentro das veias e artérias do corpo humano, bem como descrever as variáveis dependentes. Com base nessa lei, julgue os itens a seguir. Quanto maior for a diferença de pressão entre as duas extremidades de um vaso, menor será a velocidade do fluxo sanguíneo.

Acerca da anatomia do sistema cardiorrespiratório, julgue os itens subsequentes. Os pneumócitos do tipo II secretam surfactante, cuja função é aumentar a tensão superficial dos alvéolos, reduzindo o colapso.

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Fisioterapia RespiratóriaEnsino Superior3
Fisioterapia em Traumato ortopedia e ReumatologiaEnsino Médio2
Fisioterapia Neonatal e PediátricaEnsino Superior2
Fisioterapia CardiovascularEnsino Superior2
Fundamentos da SaúdeEnsino Superior2
Órtese e PróteseEnsino Superior1
Eletro Termo FototerapiaEnsino Superior1
Fisioterapia NeurológicaEnsino Superior1
Fisioterapia GeralEnsino Superior1
Fisioterapia em Ginecologia e ObstetríciaEnsino Superior1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.