Entrar

Simulado: Técnico Judiciário - História - TJ SC

5 questões | História, Ensino Médio

Marque todas as questões do simulado desta página "Técnico Judiciário - História - TJ SC" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


304 resolveram
58% acertos
Médio
102 ótimo
96 bom
98 regular
8 péssimo

Com relação ao período denominado “Contemporâneo” da história da humanidade, assinale a alternativa que está correta:

Em 1985, com a morte de Konstantin Tchernenko, Mikhail Gorbatchov assumiu a secretaria geral do Partido Comunista. Começava a ser implementado um amplo plano de reformas na URSS com a Perestróica e a Glasnost.

Os termos em destaque significam, respectivamente:

Sobre o sistema de Capitanias Hereditárias leia as afirmativas abaixo:

I A opção pelas capitanias foi determinada por vários fatores, entre eles o fato de Portugal já ter experiência com esse sistema, pois já havia utilizado anteriormente nas suas ilhas do Atlântico.

II Como Portugal não tinha condições financeiras para implantar um sistema administrativo em sua colônia, resolveu transferir o ônus da colonização para particulares, através do sistema de capitanias.

III A relação jurídico-política entre o rei de Portugal e os capitães (donatários) ficou estabelecida em dois documentos básicos: Carta de Doação e Carta Foral.

IV Entre as causas que levaram ao fracasso da maioria das capitanias, podem ser citados: os ataques indígenas, a falta de recursos de alguns donatários, as dificuldades de comunicação entre as Capitanias e Portugal.

Assinale a alternativa correta:

Foi o mais longo movimento de revolta civil brasileira. Eclodiu na província do Rio Grande do Sul e durou dez anos, de 1835 a 1845. Foi um movimento de revolta promovida pelos ricos estancieiros gaúchos, denominação dada aos proprietários de grandes fazendas criadoras de gado na região. Os interesses econômicos desta classe dominante estão entre as principais causas do movimento, que teve como um de seus objetivos separar-se politicamente do Brasil.

O texto acima se refere:

A política do café-com-leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de:

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.