Simulado: Pedagogo - Pedagogia - UFPE 2010 ii 10 questões | Pedagogia, Ensino Superior Marque todas as questões do simulado desta página "Pedagogo - Pedagogia - UFPE 2010 ii" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF. 1.143 resolveram 37% acertosDifícil 20 ótimo 336 bom 683 regular 104 péssimo 1 Questão 7454 | Pedagogia, Pedagogo, UFPE, COVEST COPSET, Ensino SuperiorExistem inúmeros métodos e técnicas de treinamento disponíveis. Os mais importantes na área de treinamento e desenvolvimento são: a) exposição de motivos, discussão emblemática, estudo de caso, dramatização, jogos, leituras e instrução programada. b) discussão em grupo, demonstração de habilidades comportamentais, estudo em grupo, dramatização, leituras e instrução programada. c) demonstração de atitudes no cotidiano escolar, estudo de caso dos alunos, jogos escolares, leituras e instrução educacional. d) exposição, discussão terapêutica em grupo, demonstração de tarefas, dramatização teatral, jogos, e instrução dos programas curriculares. e) exposição, discussão em grupo, demonstração, estudo de caso, dramatização, jogos, leituras e instrução programada. 2 Questão 7455 | Pedagogia, Pedagogo, UFPE, COVEST COPSET, Ensino SuperiorQuando se fala sobre agentes de mudança, o profissional que pretende trabalhar neste contexto deve apresentar certas habilidades como: a) mostrar isenção de responsabilidade, perfil inovador e negociador, facilidade de diálogo e relacionamento emotivo; colocar ênfase nas pessoas. b) estar comprometido com valores tradicionais; saber compartilhar responsabilidades, propor ações que possam manter os problemas e saber lidar com pessoas emotivas. c) ter comportamento ético, perfil inovador e negociador, facilidade de diálogo e relacionamento; colocar ênfase nas pessoas; saber compartilhar responsabilidades, propor ações que possam ir à raiz dos problemas, saber lidar com resistências. d) ter comportamento hermético, perfil inovador e negociador, facilidade de diálogo e relacionamento ensimesmado; saber lidar com resistências. e) colocar ênfase nas críticas às pessoas; saber compartilhar responsabilidades; ter disposição para manter as resistências, facilidade de diálogo e relacionamento. 3 Questão 7456 | Pedagogia, Pedagogo, UFPE, COVEST COPSET, Ensino SuperiorAo se estudar as teorias do comportamento humano, aprende-se que a motivação é o que impulsiona o indivíduo a atingir seus objetivos e suprir suas necessidades. Assinale a alternativa que registra essas necessidades em ordem hierárquica. a) Fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização. b) Fisiológicas, de fixação, de estima e autorrealização. c) Fisioterapêuticas, de segurança no trabalho, sociais, de estima e de autorrealização. d) Higiênicas, de segurança, socioconstrutivistas, de estima e de autorrealização. e) Higiênicas, de segurança, sociais, de resignação e de autonomia financeira. 4 Questão 7457 | Pedagogia, Pedagogo, UFPE, COVEST COPSET, Ensino SuperiorDe acordo com a LDB/1996, no Ensino Fundamental e Médio, a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com adiantamento escolar. c) possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado. d) aproveitamento de estudos e atividades concluídos com êxito, realizados nos diversos sistemas de ensino. e) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência no final do ano letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos. 5 Questão 7458 | Pedagogia, Pedagogo, UFPE, COVEST COPSET, Ensino SuperiorAssinale a alternativa correta em relação a LDB/1996. a) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular facultativo nos diversos níveis da Educação Básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. b) A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular facultativo na Educação Básica para o aluno. c) O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia. d) A Música deverá ser conteúdo facultativo do componente curricular dos níveis fundamental e médio. e) Nos estabelecimentos públicos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro- brasileira e indígena. 6 Questão 7459 | Pedagogia, Pedagogo, UFPE, COVEST COPSET, Ensino SuperiorArt. 32. O Ensino Fundamental obrigatório, com duração de nove anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos seis anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: a) desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da capacidade de pensar e agir. b) compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. c) desenvolvimento da capacidade de pensar e agir de acordo com as normas dos sistemas de ensino. d) conhecimento dos processos tecnológicos e o uso adequado da teoria e da prática no contexto social. e) fortalecimento dos direitos e deveres da família, e dos laços de solidariedade humana em que se assenta a vida social. 7 Questão 7460 | Pedagogia, Pedagogo, UFPE, COVEST COPSET, Ensino SuperiorCom relação ao Ensino Fundamental, é correto afirmar que: a) será ministrado em língua portuguesa. b) deverá ser oferecido na modalidade presencial. c) é facultado aos sistemas de ensino desdobrar o Ensino Fundamental em ciclos. d) o currículo incluirá conteúdos que tratem dos deveres das crianças e adolescentes. e) será ministrado em tempo integral. 8 Questão 7461 | Pedagogia, Pedagogo, UFPE, COVEST COPSET, Ensino SuperiorNo Ensino Médio, de acordo com a LDB/1996, os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação serão organizados de tal forma que ao final do curso o educando demonstre: a) domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna. b) conhecimento das formas contemporâneas da arte, da cultura e da linguagem em suas diversas formas. c) domínio das técnicas e dos fundamentos científicos. d) compreensão do significado da formação ética e do pensamento criativo. e) entendimento do conhecimento como instrumento de ascensão social. 9 Questão 7462 | Pedagogia, Pedagogo, UFPE, COVEST COPSET, Ensino SuperiorQual alternativa é incompatível com educação de jovens e adultos de acordo com a LDB/1996? a) Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. b) O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si. c) A educação de jovens e adultos deverá articular- se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento. d) Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular. e) Os cursos e exames supletivos, no nível de conclusão do Ensino Fundamental, serão para os maiores de quinze anos e no nível de conclusão do Ensino Médio, para os maiores de vinte e um anos. 10 Questão 7463 | Pedagogia, Pedagogo, UFPE, COVEST COPSET, Ensino SuperiorAssinale a alternativa incompatível em relação à educação profissional. a) Os cursos de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação organizar-se-ão, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação. b) A educação profissional será desenvolvida em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho. c) O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos. d) As instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade. e) Os cursos de educação profissional técnica de nível médio, estruturados e organizados em etapas com terminalidade, quando registrados, terão validade nacional e habilitarão cada etapa que caracterize uma qualificação para o trabalho. 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