Entrar

Simulado: Topógrafo - Geografia - Topografia - ITAIPU Binacional

Marque todas as questões do simulado desta página "Topógrafo - Geografia - Topografia - ITAIPU Binacional" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


11 resolveram
26% acertos
Difícil
0 ótimo
1 bom
8 regular
2 péssimo

Um topógrafo executou um levantamento em uma refinaria de petróleo, com o objetivo de cadastrar uma caixa de passagem. Para a realização desse trabalho, o profissional instalou sua estação total no ponto PET01, de coordenadas X = 1.000,000, Y = 1.000,000 e Z = 100,000, e posicionou o bastão com o prisma no centro da caixa de passagem. Em seguida, determinou o azimute da direção observada igual a 85°00?00?, o ângulo zenital igual a 85°00?00?, a distância inclinada igual a 701,000 m, a altura do instrumento igual a 1,780 m e a altura do sinal igual a 1,780 m. Considerando, para efeitos de cálculo, seno 85° = 0,996 e cosseno de 85° = 0,087, e que os erros de curvatura e refração já foram corrigidos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A coordenada ?Z? da caixa de passagem é maior que a coordenada ?Z? do ponto ocupado pelo instrumento.

( ) A coordenada ?X? da caixa de passagem é igual a 695,403 m.

( ) A coordenada ?Y? da caixa de passagem é igual a 1.060,743 m.

( ) A horizontalização da distância inclinada não influencia o cálculo do desnível.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Segundo Menezes e Fernandes (2013), o planejamento de um documento cartográfico demanda que sejam observados alguns condicionantes básicos para a escolha de uma escala de representação. São condicionantes básicos para a escolha de uma escala de representação, segundo o autor, EXCETO:

Levando em consideração os métodos de Nivelamento Geométrico, assinale a alternativa correta.

Considerando o erro gráfico de 0,2 mm, assinale a alternativa que apresenta a precisão gráfica das escalas 1:45.000, 1:120.000 e 1:230.000, respectivamente.

Sobre as técnicas de medição angular, assinale a alternativa correta.

O azimute com valor igual a 92°17?28? de uma direção na cidade de Curitiba foi determinado no dia 14/06/1977 utilizando-se uma bússola. Nessa ocasião, a declinação magnética calculada foi de 14,24° Oeste. Convertendo esse azimute em rumo verdadeiro, o valor resultante é:

Sobre a classificação dos erros na Medida Direta de Distância, assinale a alternativa INCORRETA.

Levando em consideração as superfícies de referência utilizadas para representação da superfície terrestre, assinale a alternativa correta.

A planta topográfica pode ser considerada um dos produtos finais da topografia e segue normas do desenho técnico para sua confecção. Uma ferramenta poderosa que auxilia a produção desses produtos são os desenhos assistidos por computador (do inglês Computer-Aided Design, o CAD). Em relação ao AutoCad, assinale a alternativa que apresenta corretamente a função de ?realizar várias cópias dos objetos duplicando-os em linhas ou colunas previamente configuradas?.

Um topógrafo, contratado para determinar o desnível entre um terreno e uma mina d?água, posicionou uma mira sobre o cano de escoamento de água da mina e realizou leitura igual a 0,219. Posicionou outra mira na entrada do terreno e realizou leitura igual a 2,011. Assinale a alternativa que representa o desnível entre a mina (ré) e o terreno (vante).

Sobre as vantagens do armazenamento de dados em banco de dados geográficos em comparação com o armazenamento de arquivos avulsos (exemplo: shapefile) em pastas, assinale a alternativa INCORRETA.

O sistema Universal Transversa de Mercator (UTM), utilizado para o mapeamento sistemático brasileiro, é empregado para a confecção de produtos cartográficos por parte da Diretoria de Serviço Geográfico do Exército (DSG) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sobre o sistema UTM, assinale a alternativa INCORRETA.

Sobre os sistemas de coordenadas, assinale a alternativa correta.

Modelos Digitais de Elevação (MDE) são importantes formas de representação da superfície terrestre, empregados amplamente em estudos científicos, projetos de engenharia e estudos ambientais. Esses modelos tiveram seu uso difundido com o avanço nas formas de aquisição e processamento de dados em ambiente digital nas últimas décadas. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Modelos Digitais de Elevação (MDE) são úteis para cálculo de estimativas de volumes, áreas e confecção de perspectivas tridimensionais.

( ) Modelos Digitais de Elevação (MDE) é a nomenclatura usada somente para dados derivados de curvas de nível obtidas em levantamento topográfico em campo.

( ) A amostragem para a confecção de Modelos Digitais de Elevação (MDE) pode considerar pontos tridimensionais (x, y, z) e/ou curvas de isovalores.

( ) Sensores que operam na faixa do visível, como os acoplados a veículos aéreos não tripulados (vants), mesmo quando com sistema de posicionamento via satélite integrado, não permitem a aquisição de dados para a confecção de Modelos Digitais de Elevação (MDE).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Admitindo erro de graficismo igual a 0,2 mm em um mapa topográfico e desconsiderando a representação simbólica, considere as seguintes afirmativas relativas à escala 1:25.000:

1. Detalhes do terreno medindo mais que 50 cm são representáveis.

2. Ruas com larguras iguais a 30 m serão representadas com uma largura igual a 1,2 mm.

3. Uma propriedade que possua 3,3 mm de comprimento nesse mapa terá um comprimento real igual a 82,5 m.

4. Áreas iguais a 1320 mm² medidas no mapa corresponderão a 0,825 km².

Assinale a alternativa correta.


Sobre o sistema de projeção Regional Transversa de Mercator (RTM), considere as seguintes afirmativas:

1. Possui fator de redução de escala K0 = 0,999995, semelhante ao sistema Local Transversa de Mercator (LTM).

2. Conceitualmente, é semelhante ao sistema Universal Transversa de Mercator (UTM).

3. É utilizado em aplicações locais em regiões com duplicidade de fusos em que se deseja evitar fusos pouco reduzidos.

4. A amplitude do fuso é de 2° de latitude (180 fusos).

Assinale a alternativa correta.


Levando em consideração os Erros de Observação, assinale a alternativa correta.

Sobre nivelamento trigonométrico, é correto afirmar:

Um topógrafo foi contratado para determinar as coordenadas do ponto P2. Para isso, ele saiu de dois marcos horizontais de coordenadas conhecidas, MHZ 01 (X = 580,792; Y = 720,836) e MHZ 02 (X = 328,129; Y = 77,146). Para iniciar o transporte de coordenadas, o profissional determinou o azimute do ponto MHZ 01 para o ponto MHZ 02 igual a 220°37?40?, instalou sua estação total no ponto MHZ 02 e orientou-a no ponto MHZ 01, zerando a leitura horizontal. Esse procedimento de orientação foi adotado para todos os pontos da poligonal aberta, todos os ângulos foram medidos no sentido horário e todas as distâncias foram horizontalizadas. O caminhamento foi seguido com um ângulo horizontal HZ01 de 287°21?14? e uma distância D1 de 97,328 m até o ponto AUX01. Deste, com HZ02 de 37°12?28? e D2 de 102,873 m até AUX02. Deste, com HZ03 de 92°19?48? e D3 de 77,117 m até AUX03. Deste, com HZ04 de 310°18?59? e D4 de 80,330 m até P1. Deste, com HZ05 de 300°40?06? e D5 de 59,053 m até concluir a poligonal, chegando no ponto P2. Considerando os dados apresentados, assinale a alternativa correta.

A Especificação Técnica da Estrutura de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV) normatiza o Mapeamento Sistemático Terrestre e, considerando o Sistema Cartográfico Nacional (SCN), representa um dos padrões adotados pela Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). Cumpre à ET-EDGV padronizar as estruturas de dados geoespaciais vetoriais oficiais de referência produzidos para comporem as bases cartográficas relativas às escalas de 1:1.000 e menores.

A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. A ET-EDGV tem como finalidade viabilizar o compartilhamento de dados, a interoperabilidade e a racionalização de recursos entre os produtores e usuários de dados e informações cartográficas.

2. O Mapeamento Sistemático Terrestre 1:500 deve obrigatoriamente ser normatizado pela ET-EDGV.

3. A versão atual da ET-EDGV, publicada em 2016, contempla a modelagem conceitual e lógica para os dados do Mapeamento Topográfico para Grandes Escalas (MapTopoGE) e para o Mapeamento Topográfico para Pequenas Escalas (MapTopoPE).

4. A ET-EDGV possui normatizações de interesse para os usuários de Cartografia Básica de Referência e para os usuários interessados em operações de planejamento, execução de operações e inteligência da Força Terrestre.

Assinale a alternativa correta.


Levando em consideração os sistemas de referência, assinale a alternativa correta.

Com o surgimento dos distanciômetros eletrônicos (Medidor Eletrônico de Distância - MED) em escala comercial, a tarefa de medição de distâncias ficou bastante facilitada. A respeito desse assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. A precisão do instrumento depende, basicamente, da estabilidade da frequência de modulação e da acuracidade das medidas de diferença de fase.

2. A distância será determinada em função do número de meio-comprimento de onda e da fração de meio-comprimento de onda contidos no intervalo medido.

3. Na fabricação dos MED, os fabricantes adotam uma atmosfera padrão com índice de refração específico, dispensando a correção meteorológica no momento da medição das distâncias.

4. Erro de Zero ou Constante Aditiva é a distância entre o centro eletrônico - onde o sinal é gerado - e o centro geométrico do instrumento, que pode variar com o tempo.

Assinale a alternativa correta.


Considerando que azimute de uma linha é o ângulo horizontal que essa linha faz com a direção norte-sul, medido a partir do norte, e que rumo de uma linha é o ângulo horizontal entre a direção norte-sul e a linha, medido a partir do norte ou do sul, não ultrapassando 90°, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Um rumo de 40°18? NE equivale a um azimute de 60°52?. ( ) Um rumo de 45°15? NW equivale a um azimute de 314°45?.

( ) Um azimute de 317°34?31? equivale a um rumo de 42°25?29? NW.

( ) Um azimute 316°34?29? equivale a um rumo de 43°25?31? SW.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Um profissional habilitado realizou a medição de uma poligonal fechada em uma área de preservação permanente. Para medição dessa poligonal, foram materializados 12 vértices, sendo medidos seus ângulos horizontais externos. Considerando que o somatório desses ângulos foi de 2.520°00?24? e que o perímetro percorrido foi de 1.335,00 m, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) O erro linear dessa poligonal é o mesmo de uma poligonal aberta com as mesmas características.

( ) O erro angular dessa poligonal é igual a -24?.

( ) A correção angular para cada vértice será de -2?.

( ) Não é possível o controle de erro linear, pois não são conhecidas as coordenadas de partida.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Quantos centímetros são necessários para representar uma feição linear de 7,2 km (escala real) na escala 1:63.000 (escala cartográfica)?

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
CartografiaEnsino Superior7
GeoprocessamentoEnsino Superior6
Geografia FísicaEnsino Superior3
MeteorologiaEnsino Superior3
UrbanizaçãoEnsino Superior2
TopografiaEnsino Médio2
Meio AmbienteEnsino Médio2
GeopolíticaEnsino Médio2
Alagoas ALEnsino Superior1
EconomiaEnsino Superior1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.