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Simulado: Professor - Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem

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50 bom
43 regular
4 péssimo

... uma criança que foi recentemente operada de garganta, passando por várias experiências desagradáveis de tomar injeção de anestesia, acordar com a garganta muito doída e com dificuldades de engolir até líquidos, recria, na creche, a situação vivenciada no hospital, "dando injeção" e operando a boneca.

Oliveira, 1992.

A situação acima demonstra que a brincadeira do "faz de conta" permite à criança pequena:


Comparando-se o bebê e a criança pré-escolar, percebe-se que os bebês se expressam muito mais por meio de seus gestos e comportamentos e que as crianças pré-escolares expressam-se mais por meio da linguagem, atribuindo significado às coisas do meio. Para Vygotsky, citado por Bandioli e Mantovani (1998), as transformações ocorridas ao longo do desenvolvimento cognitivo têm como fundamento a interação social e o desenvolvimento da linguagem. Assim, a respeito da linguagem na Teoria de Vygotsky, é correto afirmar que:


Na hora do almoço, a educadora está alimentando Isabela, de 6 meses. Depois de algumas colheradas, a menina começa a esmiuçar o alimento em pedacinhos, misturar os vários ingredientes, esmagar e fazer papa com a palma das mãos e com os dedos.

Baseando-se nos conhecimentos a respeito do desenvolvimento infantil, a educadora, nesse momento, deverá assumir uma atitude de:


A concepção de construção do conhecimento pelas crianças em situações de interação social foi pesquisada, com diferentes abordagens, por vários autores como Wallon, Piaget e Vygotsky. Percebe-se que esses conhecimentos, que apresentam convergências e divergências, têm influenciado marcadamente a educação nas últimas décadas. Entretanto, algumas escolas se dizem construtivistas e apresentam práticas antagônicas a tais princípios, como por exemplo:

Uma menina de aproximadamente 9 meses está sentada no chão, com uma série de objetos em volta. De repente, encontra uma bola colorida. Depois de pegá-la, estende seu braço em direção ao menino que está sentado à sua frente. O menino estende também as mãos na direção da menina, mas, ao invés de pegar a bola, avança mais um pouco a mão e puxa seu cabelo.

Essa atitude demonstra que as crianças:

Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.

Professor: "O que você está fazendo?"

 Criança: "Tô escrevendo."

Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"

Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."

A fala da criança neste diálogo pode ser analisada segundo a noção de sincretismo, desenvolvida por Wallon. O autor adverte que o sincretismo deve ser preservado, uma vez que:


As medidas estão presentes em grande parte nas atividades cotidianas e as crianças, desde muito cedo, têm contato com alguns de seus aspectos ... Esses conhecimentos e experiências adquiridos no âmbito da convivência social favorecem a proposição de situações que despertam a curiosidade e o interesse das crianças para continuar conhecendo as medidas.

                                                                             RCN, vol.III, 1998. (com adaptações)

Para que a ação pedagógica favoreça o pensamento matemático infantil no que diz respeito ao aprofundamento do conhecimento sobre as medidas, é necessário que a professora proponha atividades que possibilitem a:


Num pátio para atividades de Educação Infantil, algumas crianças com idade em torno de 2 anos estão juntas. Uma delas resolve correr de uma ponta à outra do pátio. Em seguida, todas as outras correm, em meio a gostosas gargalhadas. A partir das idéias de Oliveira (2002) sobre o desenvolvimento da criança pequena, é correto afirmar que:


Enquanto isso, em uma sala de professores:

— Vocês já sabem que temos aluno novo no pré?

— É mesmo? Que bom!!

— Que bom? Isso é porque você ainda não sabe o sobrenome.....

— É irmão de quem?

— Do George, gostou?

 — Socorro, outro dessa família!!

— É bom você estar preparada!!! Deve ser outro problemão!!!

Muitas vezes somos atravessados por pensamentos semelhantes aos relatados no texto, gerados por concepções de criança e de desenvolvimento humano construídas historicamente e que permanecem em nossas mentes.

Essa visão de criança é classificada como:


Uma educadora, percebendo que processos de transformação são conteúdos a serem explorados na pré-escola, considerou que trabalhar com as crianças na cozinha da escola contribuiria para oportunidades ricas de observação de fenômenos interessantes de transformação das substâncias. Analisando criticamente a situação, é correto afirmar que a educadora deveria:


Emília Ferreiro e Ana Teberosky, citadas por Curto, Morillo e Teixidó (2000), dedicaram-se à pesquisa do pensamento infantil sobre a leitura e a escrita. As autoras perceberam o que pensam as crianças acerca do mundo que as rodeia. Concluíram que uma das primeiras diferenciações que as crianças estabelecem entre a escrita e outras representações diz respeito à diferença entre:


Wallon identifica dois momentos fundamentais na formação da identidade infantil: o do desenvolvimento do "Eu" corporal e o do desenvolvimento do "Eu" psíquico. Sobre o "Eu" psíquico, é correto afirmar que ele se forma:


Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.

Professor: "O que você está fazendo?"

 Criança: "Tô escrevendo."

Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"

Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."

O diálogo entre a criança e seu professor revela um componente do desenvolvimento da linguagem que, para Vygotsky, é:


Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.

Professor: "O que você está fazendo?"

 Criança: "Tô escrevendo."

Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"

Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."

A interação entre a criança e seu professor revela um vínculo de confiança presente no relacionamento interpessoal. No desenvolvimento do juízo moral da criança, a etapa da heteronomia, pesquisada por J. Piaget, é própria das crianças na fase inicial do ensino fundamental e caracteriza-se por:


O bebê recém-nascido tem com a mãe uma relação de interdependência conhecida como relação simbiótica. Nessa relação, o bebê depende dos cuidados maternos para sobreviver e se relacionar com o mundo, pois é através da mãe que o bebê é colocado em contato com os objetos, com as sensações e com os outros ao seu redor. No que diz respeito ao processo de formação da identidade da criança, é correto afirmar que, nessa fase, a criança experimenta a:


Segundo Jobim e Souza in Kramer e Leite (1996), as teorias do desenvolvimento sempre estiveram mais preocupadas em equacionar as questões do desenvolvimento com as experiências racionais ou lógicas da criança do que propriamente com suas experiências estéticas.

Na prática cotidiana da Educação Infantil encontram-se esses dois tipos de experiências e a ênfase em uma ou outra vai marcar a diferença entre a valorização ou não da cultura da infância nas ações pedagógicas. Assinale a opção que apresenta corretamente a diferença entre a experiência estética e a racional.


Registrar no papel o que vamos vivendo, documentando assim a prática diária, é a meu ver, um dado muito importante do nosso trabalho. (...) No dia seguinte, completamos as outras atividades do dia. Assim temos as etapas de trabalho de um dia documentadas na sua seqüência ordenada. À medida que terminamos cada atividade, voltamos ao planejado e riscamos com um traço o que já foi feito, vivido.

                                                    FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo.

                                                                                São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1995.

Esse trecho do relatório de Madalena Freire descreve uma atividade relacionada à organização do tempo no cotidiano da Educação Infantil. É importante realizar atividades desse tipo porque:


Em muitas culturas os mais velhos desempenham papel fundamental na formação das crianças. Na cultura ocidental, os mais velhos são entendidos como referência na passagem dos conhecimentos e como facilitadores do desenvolvimento cognitivo das crianças mais novas. Esse processo cultural de interação, comum a diversas etnias, pode ser desenvolvido através de estratégias pedagógicas que busquem construir:


A Teoria de Wallon procura explicar o desenvolvimento humano dentro de uma perspectiva global, enfocando em sua psicogenética a noção de Campos Funcionais. Tomando como referência a psicogenética Walloniana, é correto afirmar que os Campos Funcionais dizem respeito à:


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Planejamento de EnsinoEnsino Superior12
Educação InfantilEnsino Fundamental8
Teorias do Ensino e da AprendizagemSuperior8
Processo de Ensino AprendizagemSuperior5
Temas Educacionais PedagógicosEnsino Superior5
Inclusão e ExclusãoEnsino Superior3
Fundamentos da EducaçãoEnsino Superior3
Avaliação da Educação Básica e no Ensino SuperiorEnsino Médio3
LDBENEnsino Superior3
Pedagogia EmpresarialEnsino Médio3

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