Entrar

Simulado: Analista Ambiental - Pedagogia - Fundamentos da Educação - SEGEP MA

Marque todas as questões do simulado desta página "Analista Ambiental - Pedagogia - Fundamentos da Educação - SEGEP MA" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


74 resolveram
20% acertos
Muito difícil
0 ótimo
2 bom
36 regular
36 péssimo

Os homens/sujeitos relacionam-se diretamente com o lugar em que vivem, preenchido de percepções de sua realidade e sentimentos, caracterizados em suas experiências. Por isso, exige-se uma leitura que não se contenta em ter no lugar, mera localização, mas a compreensão das diversas experiências vividas tanto no lugar como no espaço de atuação.

Nessa perspectiva, uma proposta educacional


Os resultados das pesquisas desenvolvidas por Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, nos anos de 1970, contribuíram para que melhor compreendêssemos como a escola, em conjunto com outras instituições sociais,

Na alfabetização, o domínio da linguagem oral e escrita constitui uma das dimensões da expressividade. O aprendizado da leitura e da escrita não terá significado real se ele se faz através da repetição puramente mecânica das sílabas. Este aprendizado só é válido quando, simultaneamente com o domínio do mecanismo da formação vocabular, o educando vai percebendo o profundo sentido da linguagem. Quando vai percebendo a solidariedade que há entre a linguagem-pensamento e realidade.

Por isso, o processo de alfabetização libertadora


A ideia de educação para a cidadania não pode partir de uma visão da sociedade homogênea, como uma grande comunidade [...]. Torna-se necessário entender educação para a cidadania como formação do cidadão participativo e solidário, consciente de seus deveres e direitos ? e, então, associá-la à educação em direitos humanos. Segundo estas ideias, uma proposta democrática de educação para a cidadania é aquela que envolve:

I. a participação ativa e a reciprocidade.

II. os direitos humanos.

III. a defesa de políticas afirmativas.

IV. a crença na cidadania como concessão e os direitos humanos como conquista.

V. a defesa da nação como um todo indiviso e heterogêneo.

Está correto o que se afirma APENAS em


A noção de ?socialização? guarda estreitas relações com a educação escolar e não escolar e pode ser entendida como

Há uma somatória de fatores que contribuem para a construção de um modelo de educação que traduza as necessidades de um determinado povo.

Para Paulo Freire, não se pode esperar resultados positivos de um programa, seja educativo num sentido mais técnico ou de ação política, se,


Numa concepção crítica, nas interações sociais e também no campo da educação, uma postura ?etnocêntrica? é aquela que

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Planejamento de EnsinoEnsino Superior12
Educação InfantilEnsino Fundamental8
Teorias do Ensino e da AprendizagemSuperior8
Processo de Ensino AprendizagemSuperior5
Temas Educacionais PedagógicosEnsino Superior5
LDBENEnsino Superior3
Pedagogia EmpresarialEnsino Médio3
Projeto Político PedagógicoEnsino Médio3
Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBEnsino Fundamental3
A Didática e o Processo de Ensino e AprendizagemEnsino Superior3

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.