Entrar

Simulado: Professor de Biologia - Genética - Secretaria de Estado de Educação AL

Marque todas as questões do simulado desta página "Professor de Biologia - Genética - Secretaria de Estado de Educação AL" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


24 resolveram
65% acertos
Médio
8 ótimo
9 bom
7 regular
0 péssimo

O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem. No ensino de biologia, para visualizar o funcionamento de mecanismos biológicos propostos nos livros didáticos, o emprego de animações por computação gráfica ou de filmes tem sido importante fonte de informações e exemplificações para relacionar os assuntos abordados em sala de aula ao cotidiano da sociedade.

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. O uso de equipamentos audiovisuais associado às aulas expositivas pode tornar o processo educativo mais dinâmico e produtivo.

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue os itens que se seguem. Aulas expositivas podem exigir alto nível de concentração dos estudantes e resultar em baixa interação entre professor e estudante.

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. A popularização das câmeras digitais acopladas aos telefones celulares, por facilitar o registro do ambiente natural e urbano, tem potencial para fazer avançar o emprego da fotografia como recurso didático-pedagógico no ensino de biologia.

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. Sendo a biologia uma área de estudo investigativa, atividades práticas como coleta de material biológico no campo podem ser empregadas como uma importante ferramenta para seu ensino.

O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem. A construção de blogs com temas biológicos pelos alunos é uma ferramenta de estimulação para que colham e interpretem informações, busquem imagens e reportagens para postar, leiam, cheguem a conclusões e emitam opiniões.

O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem. As TIC são meios de comunicação capazes de reunir, distribuir e compartilhar informações especificamente por meio de linguagens verbais.

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. A construção de maquetes deve ser evitada como recurso manual no ensino de biologia, pois o emprego desse recurso dificulta a interação do estudante com o conteúdo.

Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue os itens seguintes. No projeto genoma humano, foi empregado o método de Sanger, que adicionava nucleotídeos modificados, os didesoxirribonucleotídeos, para impedir o crescimento de um fragmento de DNA em replicação pela DNA polimerase.

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. A utilização de recursos didáticos naturais, como a coleta e a manipulação de materiais biológicos, é considerada uma abordagem didático-pedagógica ultrapassada e deve ser substituída pelo emprego de simulações computacionais, que são mais realistas e acessíveis.

No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue os itens a seguir. A utilização de provas constituídas por questões avaliativas, com atribuição de notas para a avaliação individual do aprendizado, é uma prática rotineira que estimula os estudantes a estudarem o conteúdo sem se preocupar com a questão de obter menção satisfatória.

No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue os itens a seguir. Métodos de avaliação como a aplicação de provas ao término dos módulos temáticos são úteis como função formativa, pois permitem avaliar o conhecimento prévio dos alunos e constatar dificuldades refletidas na aprendizagem.

No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue os itens a seguir. No processo ensino-aprendizagem de biologia, quando os estudantes se defrontam com problemas biológicos complexos, o professor pode utilizar atividades em grupos para propiciar um ambiente de discussão que direcione o entendimento das questões em análise.

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue os itens que se seguem. A técnica de mapas conceituais consiste na elaboração de diagramas representando conceitos e as suas correlações.

Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue os itens seguintes. As técnicas de sequenciamento genômico se baseiam na tradução da dupla fita de DNA em moléculas de fita simples.

Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue os itens seguintes. O genoma de muitas bactérias inclui também elementos genéticos denominados plasmídeos.

O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem. O uso de TIC como recursos metodológicos possibilita ao professor abordar os conteúdos de forma mais dinâmica, oferecendo aos estudantes diversas opções de assimilação dos temas discutidos.

Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue os itens seguintes. A molécula de DNA, alvo dos estudos genômicos, é formada pela ligação sequencial de moléculas denominadas nucleotídeos, que são constituídas por três componentes: fosfato, desoxirribose e base nitrogenada.

Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue os itens seguintes. As tecnologias de sequenciamento de nova geração se baseiam na química de Sanger, em que se observa o término da síntese de DNA com a incorporação de sondas fluorescentes.

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue os itens que se seguem. Ao apresentar um espécime ou demonstrar um fenômeno aos alunos durante uma aula prática, o professor se utiliza de uma modalidade didática que, embora possibilite aos alunos adquirirem habilidades de manuseio, preparo e realização de experimentos, é limitada por não desafiar a imaginação e o raciocínio dos estudantes.

No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue os itens a seguir. Em sala de aula, o professor deve utilizar diversos instrumentos para avaliar a qualidade dissertativa, descritiva ou explicativa de uma resposta do estudante.

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. Os constantes avanços das tecnologias têm garantido a intensa participação dos alunos em atividades práticas em laboratórios e em salas de aula em razão do fácil acesso aos recursos computacionais e de laboratório.

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue os itens que se seguem. O uso de projetos como modalidade didática permite aos estudantes formular questões, observar, investigar e localizar as fontes de informação.

A respeito do músculo cardíaco e do sangue humanos, julgue os itens subsequentes. O sangue é um tipo de tecido conjuntivo.

Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue os itens seguintes. O projeto genoma humano teve como objetivo o sequenciamento das moléculas de desoxirribose presentes no genoma humano.

Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue os itens seguintes. O projeto genoma humano dividiu-se em duas frentes: uma pública, que utilizou uma abordagem mais meticulosa, e outra de interesse privado, que se propôs a realizar tal análise de maneira rápida, empregando intensamente a computação.

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Fisiologia AnimalSuperior14
GenéticaMédio12
Práticas LaboraisEnsino Superior10
Meio AmbienteEnsino Superior6
Biologia CelularEnsino Superior6
BioquímicaEnsino Superior5
Metodologia CientíficaEnsino Superior4
BiossegurançaEnsino Superior4
Recursos HídricosEnsino Superior4
BiomedicinaSuperior4

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.