Entrar

Simulado: Químico Legal - Biologia - Genética - Polícia Científica do Paraná PR

Marque todas as questões do simulado desta página "Químico Legal - Biologia - Genética - Polícia Científica do Paraná PR" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.

5 resolveram
38% acertos
Difícil
1 ótimo
0 bom
4 regular
0 péssimo

Os aspectos abaixo referentes ao processo de tradução apresentam lacunas a serem preenchidas. Fatores de iniciação auxiliam a montagem das subunidades ribossomais, trazem o _______ iniciador e, em eucariotos, localizam o códon de iniciação. O ribossomo seleciona o aminoacil-_______ correto, catalisa a reação de transpeptidação e, então, translocase ao longo do _______ durante a fase de alongamento da síntese protéica. Considerando-se tRNA (RNA transportador) e mRNA (RNA mensageiro), assinale a alternativa que apresenta a sequência correta para, respectivamente, preencher as lacunas.

As chamadas impressões digitais do DNA (ácido desoxirribonucleico) são objeto de análise nos estudos forenses. A respeito disso, analise as afirmativas abaixo.

I. A técnica de impressão digital genética, iniciou-se pela descoberta por Kary Mullis, em 1983, da reação em cadeia da polimerase (PCR), juntamente com a descoberta nos finais da década de 80 de repetições pequenas em série (STRs) - sequências repetitivas de 2-9 pb, também designadas por microssatélites.

II. Testagem forense de DNA aproveita as variações de sequência do DNA ou polimorfismos que ocorrem entre indivíduos. Há métodos que examinam sequências de DNA repetitivas não codificantes em amostras que foram ampliadas por PCR (reação em cadeia pela polimerase).

III. Aleatoriamente, sequências de DNA repetitivas ocorrem pelo genoma humano e incluem STR (repetições pequenas em tandem), as quais contêm números variáveis de segmentos de repetição de pares de bases.

Assinale a alternativa correta.

No que diz respeito à estrutura do ácido desoxirribonucléico (DNA) assinale a alternativa incorreta.

Em relação à estrutura molecular do DNA (ácido desoxirribonucleico), segundo o modelo proposto por J. D. Watson e F. C. Crick, analise as afirmativas a seguir.

I. A molécula do DNA (ácido desoxirribonucleico) é formada por duas cadeias polinucleotídicas que se dispõem em espiral em torno de um mesmo eixo imaginário, correndo na mesma direção.

II. As pontes de hidrogênio ocorrem entre uma base grande (pirimídica) e uma base pequena (púrica).

III. As associações complementares ocorrem entre adenina e citosina e entre guanina e timina.

Assinale a alternativa correta.

Analise as afirmativas abaixo que contém informações referentes a alguns tipos de genes.

I. Encontram-se localizados no cromossomo em uma região que aparentemente contém o gene para uma característica ou doença.

II. Têm a tendência de serem transmitidos juntos, pela meiose. Estes genes não estão livres de experimentar a distribuição independente.

III. Genes que codificam um RNA ou uma proteína cuja função é controlar a expressão de outros genes. Esses genes podem regular a transcrição de outros genes através da ligação dos seus produtos a determinados sítios no DNA, geralmente a montante do gene alvo.

Assinale a alternativa cuja sequência se relaciona, correta e respectivamente, com as informações I, II e III da tabela.

O sequenciamento tradicional de DNA (ácido desoxirribonucleico) utiliza o método de terminação de cadeia. Sobre esse procedimento, analise as afirmativas abaixo.

I. As fitas complementares de DNA podem ser separadas pelo aquecimento, que quebra as ligações de hidrogênio entre as bases.

II. Fragmentos de polinucleotídeos, que terminam em posições correspondentes a cada um dos quatro nucleotídeos, são formados.

III. O primeiro passo nesse procedimento é a obtenção de fitas duplas de polinucleotídeos.

Assinale a alternativa correta.

A respeito do DNA (ácido desoxirribonucleico), analise as afirmativas abaixo.

I. Segmentos de DNA podem ser reproduzidos, mas não clonados, em um organismo hospedeiro.

II. A reação em cadeia da polimerase amplifica um segmento de DNA pela síntese repetitiva de fitas complementares.

III. Uma biblioteca de DNA é uma coleção de segmentos de DNA clonados que podem ser triados para encontrar um gene específico.

Assinale a alternativa correta.

Segmentos de DNA de até vários milhares de bases que ocorrem em múltiplas cópias no genoma de um organismo e que normalmente estão dispostos em sequência são chamados de:

A respeito de RNA (ácido ribonucleico), transcrição e seu processamento, assinale a alternativa correta.

Em relação à estrutura dos ácidos nucleicos, considerando-se DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico), analise as afirmativas abaixo.

I. Ligações fosfodiéster ligam os resíduos de nucleotídios no DNA e no RNA.

II. Na dupla-hélice de DNA, duas fitas antiparalelas giram uma sobre a outra, interagindo por meio de ligações de hidrogênio entre as bases das fitas opostas.

III. Moléculas de RNA são, em geral, fita simples e podem formar pares de bases intramolecularmente.

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Fisiologia AnimalSuperior14
GenéticaMédio12
Práticas LaboraisEnsino Superior10
Meio AmbienteEnsino Superior6
Biologia CelularEnsino Superior6
BioquímicaEnsino Superior5
Metodologia CientíficaEnsino Superior4
BiossegurançaEnsino Superior4
Recursos HídricosEnsino Superior4
BiomedicinaSuperior4

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.