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Simulado: Analista Judiciário Psicologia - Psicologia Organizacional - TRE BA

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Texto associado.

A respeito de cultura e clima organizacional, julgue os itens seguintes.

Avaliações a respeito do clima organizacional que permitem a manifestação dos empregados acerca do ambiente de trabalho favorecem a comunicação intraorganizacional e o suprimento de informações aos gestores.


Texto associado.

Hoje, uma das principais preocupações dos gestores é dar qualidade de vida aos empregados. Seguindo uma tendência mundial, a cada dia, empresas brasileiras investem mais na saúde dos seus colaboradores. A aplicação de recursos no bem-estar dos funcionários, não por coincidência, sempre traz retornos lucrativos para as empresas. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, só de janeiro a agosto de 2009, cerca de 233 mil pessoas se afastaram do trabalho por período igual ou superior a 15 dias em decorrência de doenças. Entre elas, 9.780 estavam relacionadas a transtornos mentais e comportamentais, 4.942, a transtornos de humor; e 3.551, a episódios depressivos.

Correio Braziliense, 13/12/2009 (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens de

Uma perspectiva de qualidade de vida no trabalho que se apoia em uma abordagem de natureza preventiva demanda investimentos na aquisição de seguro de vida em grupo para os empregados.


Texto associado.

O mundo do trabalho contemporâneo compreende processos característicos do modo produtivo que vem sendo utilizado desde os últimos anos do século XX, incluindo as relações de trabalho instituídas dentro das novas práticas de gestão. Contudo, transformações intensas têm provocado impactos na dimensão social e também na dimensão humana individual, com consequências para o ambiente de trabalho, e evidenciam elementos indispensáveis para o psicólogo organizacional refletir sobre sua prática tradicional e buscar alternativas para o exercício profissional.

J. C. Zanelli et al. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil.
Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 476 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens seguintes.

A psicologia organizacional destaca a influência da interação humana em ambientes organizacionais, com ênfase no comportamento no local de trabalho.


Texto associado.

A respeito de cultura e clima organizacional, julgue os itens seguintes.

O clima organizacional é um fenômeno psicossocial, dinâmico e mutável.


Texto associado.

O mundo do trabalho contemporâneo compreende processos característicos do modo produtivo que vem sendo utilizado desde os últimos anos do século XX, incluindo as relações de trabalho instituídas dentro das novas práticas de gestão. Contudo, transformações intensas têm provocado impactos na dimensão social e também na dimensão humana individual, com consequências para o ambiente de trabalho, e evidenciam elementos indispensáveis para o psicólogo organizacional refletir sobre sua prática tradicional e buscar alternativas para o exercício profissional.

J. C. Zanelli et al. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil.
Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 476 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens seguintes.

Infere-se do texto que o escopo da atuação do psicólogo organizacional e do trabalho está circunscrito aos processos de seleção de pessoal, treinamento e avaliação de desempenho.


Texto associado.

Muitas empresas, independentemente do porte ou ramo do negócio, enfrentam percentuais significativos de ausências ao trabalho. Esse fato é alvo de ações específicas da área de gestão de pessoas, pois, quando um profissional se ausenta do trabalho, algum reflexo negativo pode ser sentido rapidamente. Acerca do absenteísmo, julgue os itens seguintes.

Mesmo as ausências não justificadas ao trabalho dão direito a recebimento de salários, mas podem resultar em falta leve, grave ou gravíssima, conforme as circunstâncias ou repetição.


Texto associado.

Acerca de desempenho e competência profissionais, julgue os próximos itens.

A descrição de competências individuais sob a forma de referenciais de desempenho pode ser aplicada tanto a processos de gestão de desempenho de indivíduos e equipes quanto a decisões em relação a salários.


Texto associado.

No lançamento do jornal de circulação interna, uma empresa familiar de médio porte comunicou substituições na diretoria, com a contratação de pessoas selecionadas externamente. Em seu pronunciamento de posse, o novo diretor de recursos humanos anunciou mudanças que ocorreriam na empresa: implementação de medidas de contenção de despesas, instituição de ponto eletrônico para controle da jornada de trabalho e instalação de grupo de estudos para rever o código de conduta e as políticas de benefícios da empresa.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Considerando que a troca de liderança com a inclusão de pessoas de fora, que não compartilham dos mesmos valores culturais e das tradições do grupo, tenha gerado resistência no corpo funcional, que emitiu comportamentos negativos em relação às ações propostas, é correto afirmar que a empresa não alcançou as mudanças pretendidas.


Texto associado.

Hoje, uma das principais preocupações dos gestores é dar qualidade de vida aos empregados. Seguindo uma tendência mundial, a cada dia, empresas brasileiras investem mais na saúde dos seus colaboradores. A aplicação de recursos no bem-estar dos funcionários, não por coincidência, sempre traz retornos lucrativos para as empresas. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, só de janeiro a agosto de 2009, cerca de 233 mil pessoas se afastaram do trabalho por período igual ou superior a 15 dias em decorrência de doenças. Entre elas, 9.780 estavam relacionadas a transtornos mentais e comportamentais, 4.942, a transtornos de humor; e 3.551, a episódios depressivos.

Correio Braziliense, 13/12/2009 (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens de

As empresas, cumprindo a obrigação de zelar pelo bem-estar de seus empregados, promovem ações visando cuidados com a saúde e a segurança no trabalho. Nesse contexto, os programas de qualidade de vida se apresentam como ações corporativas e sua promoção é da responsabilidade exclusiva do corpo gerencial da organização.


Texto associado.

Julgue os itens de 47 a 51, a respeito de recrutamento e seleção de pessoal.

Em um processo seletivo, estruturado em três etapas sequenciais, no qual o avaliador aplique testes de habilidades técnicas, testes de vivência grupal e questões previamente elaboradas, que permitam respostas abertas e mais abrangentes, os instrumentos de avaliação listados correspondem, respectivamente, a prova situacional, dinâmica de grupo e entrevista diretiva.


Texto associado.

Com relação à avaliação de desempenho, julgue os itens subsequentes.

Na fase de acompanhamento da avaliação de desempenho, pode ser utilizada a entrevista de aconselhamento para apontar potencialidades e indicar ações de capacitação.


Texto associado.

Julgue os itens de 47 a 51, a respeito de recrutamento e seleção de pessoal.

O processo em que uma empresa, ao recrutar pessoas para compor sua equipe de trabalho, solicita que o candidato se cadastre, gratuitamente, utilizando os formulários disponibilizados no sítio da empresa, na Internet, constitui exemplo de recrutamento interno para organizar o banco de dados de candidatos, tendo como vantagens a agilidade para identificar profissionais e o baixo custo operacional do processo seletivo.


Texto associado.

A respeito de cultura e clima organizacional, julgue os itens seguintes.

O principal método de aculturamento dos novos empregados às práticas correntes da organização são os programas de inserção.


Texto associado.

Acerca de desempenho e competência profissionais, julgue os próximos itens.

Sob a perspectiva do desempenho humano no trabalho, competência individual é o conjunto de conhecimentos profissionais expressos em determinado contexto organizacional.


Texto associado.

No lançamento do jornal de circulação interna, uma empresa familiar de médio porte comunicou substituições na diretoria, com a contratação de pessoas selecionadas externamente. Em seu pronunciamento de posse, o novo diretor de recursos humanos anunciou mudanças que ocorreriam na empresa: implementação de medidas de contenção de despesas, instituição de ponto eletrônico para controle da jornada de trabalho e instalação de grupo de estudos para rever o código de conduta e as políticas de benefícios da empresa.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Infere-se do texto que uma das dificuldades da empresa relaciona-se ao seu clima organizacional.


Texto associado.

Com relação à avaliação de desempenho, julgue os itens subsequentes.

A avaliação 360 graus é um método de avaliação de desempenho que utiliza a estratégia de múltiplos avaliadores, como superiores, subordinados, pares, fornecedores e clientes, sem, contudo, considerar as autoavaliações, por constituírem fatores críticos de favorecimento pessoal.


Texto associado.

Hoje, uma das principais preocupações dos gestores é dar qualidade de vida aos empregados. Seguindo uma tendência mundial, a cada dia, empresas brasileiras investem mais na saúde dos seus colaboradores. A aplicação de recursos no bem-estar dos funcionários, não por coincidência, sempre traz retornos lucrativos para as empresas. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, só de janeiro a agosto de 2009, cerca de 233 mil pessoas se afastaram do trabalho por período igual ou superior a 15 dias em decorrência de doenças. Entre elas, 9.780 estavam relacionadas a transtornos mentais e comportamentais, 4.942, a transtornos de humor; e 3.551, a episódios depressivos.

Correio Braziliense, 13/12/2009 (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens de

Benefícios corporativos, como plano de saúde e práticas relacionadas ao bem-estar, contribuem para a retenção de empregados e para a redução do absenteísmo.


Texto associado.

Com relação à avaliação de desempenho, julgue os itens subsequentes.

Avaliação de desempenho baseada em competências busca identificar as lacunas apresentadas pelo empregado em determinado período, a partir da comparação entre as competências previstas para a função e aquelas demonstradas no exercício das atividades.


Texto associado.

Hoje, uma das principais preocupações dos gestores é dar qualidade de vida aos empregados. Seguindo uma tendência mundial, a cada dia, empresas brasileiras investem mais na saúde dos seus colaboradores. A aplicação de recursos no bem-estar dos funcionários, não por coincidência, sempre traz retornos lucrativos para as empresas. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, só de janeiro a agosto de 2009, cerca de 233 mil pessoas se afastaram do trabalho por período igual ou superior a 15 dias em decorrência de doenças. Entre elas, 9.780 estavam relacionadas a transtornos mentais e comportamentais, 4.942, a transtornos de humor; e 3.551, a episódios depressivos.

Correio Braziliense, 13/12/2009 (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens de

Cenários em que doenças do trabalho e licenças médicas se multiplicam apontam para a necessidade de intervenção no campo da qualidade de vida no trabalho.


Texto associado.

Muitas empresas, independentemente do porte ou ramo do negócio, enfrentam percentuais significativos de ausências ao trabalho. Esse fato é alvo de ações específicas da área de gestão de pessoas, pois, quando um profissional se ausenta do trabalho, algum reflexo negativo pode ser sentido rapidamente. Acerca do absenteísmo, julgue os itens seguintes.

Os programas de controle de ausências devem focalizar as causas do absenteísmo.


Texto associado.

Hoje, uma das principais preocupações dos gestores é dar qualidade de vida aos empregados. Seguindo uma tendência mundial, a cada dia, empresas brasileiras investem mais na saúde dos seus colaboradores. A aplicação de recursos no bem-estar dos funcionários, não por coincidência, sempre traz retornos lucrativos para as empresas. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, só de janeiro a agosto de 2009, cerca de 233 mil pessoas se afastaram do trabalho por período igual ou superior a 15 dias em decorrência de doenças. Entre elas, 9.780 estavam relacionadas a transtornos mentais e comportamentais, 4.942, a transtornos de humor; e 3.551, a episódios depressivos.

Correio Braziliense, 13/12/2009 (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens de

Os procedimentos que contribuem para assegurar a saúde do trabalhador incluem as ações de ergonomia da atividade, cujo foco são as doenças do trabalho.


Texto associado.

Acerca de desempenho e competência profissionais, julgue os próximos itens.

Para avaliar o desempenho no trabalho, as competências são descritas sob a forma de comportamentos observáveis; para a formulação de ações de treinamento é necessário descrevê-las sob a forma de comportamentos desejados.


Texto associado.

Muitas empresas, independentemente do porte ou ramo do negócio, enfrentam percentuais significativos de ausências ao trabalho. Esse fato é alvo de ações específicas da área de gestão de pessoas, pois, quando um profissional se ausenta do trabalho, algum reflexo negativo pode ser sentido rapidamente. Acerca do absenteísmo, julgue os itens seguintes.

Entrevista de desligamento é um instrumento de pesquisa utilizado para identificar variáveis externas e internas que influenciam na rotatividade de pessoal.


Texto associado.

Julgue os itens de 47 a 51, a respeito de recrutamento e seleção de pessoal.

Se, em determinado processo seletivo o avaliador toma a parte pelo todo, ocorre o denominado erro de halo, que se refere à classificação do candidato pela aparência física e que cria uma ideia pré-concebida e embasa julgamentos em dados pouco relevantes.


Texto associado.

Hoje, uma das principais preocupações dos gestores é dar qualidade de vida aos empregados. Seguindo uma tendência mundial, a cada dia, empresas brasileiras investem mais na saúde dos seus colaboradores. A aplicação de recursos no bem-estar dos funcionários, não por coincidência, sempre traz retornos lucrativos para as empresas. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, só de janeiro a agosto de 2009, cerca de 233 mil pessoas se afastaram do trabalho por período igual ou superior a 15 dias em decorrência de doenças. Entre elas, 9.780 estavam relacionadas a transtornos mentais e comportamentais, 4.942, a transtornos de humor; e 3.551, a episódios depressivos.

Correio Braziliense, 13/12/2009 (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens de

Os exames médicos ocupacionais fazem parte dos programas de saúde das empresas, são de caráter obrigatório e têm periodicidade anual para mulheres acima de 40 anos e homens acima dos 45 anos.


Texto associado.

Com relação à avaliação de desempenho, julgue os itens subsequentes.

Para ser considerada ferramenta de gestão, a avaliação de desempenho deve restringir-se às dimensões intrínsecas do trabalho e às condições em que ele é executado.


Texto associado.

Muitas empresas, independentemente do porte ou ramo do negócio, enfrentam percentuais significativos de ausências ao trabalho. Esse fato é alvo de ações específicas da área de gestão de pessoas, pois, quando um profissional se ausenta do trabalho, algum reflexo negativo pode ser sentido rapidamente. Acerca do absenteísmo, julgue os itens seguintes.

Custos de desligamento e substituição de empregados devem ser considerados com base nos índices de rotatividade de pessoal e podem representar percentual significativo do orçamento para despesas administrativas.


Texto associado.

No lançamento do jornal de circulação interna, uma empresa familiar de médio porte comunicou substituições na diretoria, com a contratação de pessoas selecionadas externamente. Em seu pronunciamento de posse, o novo diretor de recursos humanos anunciou mudanças que ocorreriam na empresa: implementação de medidas de contenção de despesas, instituição de ponto eletrônico para controle da jornada de trabalho e instalação de grupo de estudos para rever o código de conduta e as políticas de benefícios da empresa.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Em geral, o custo financeiro de um programa de mudança cultural é bastante elevado, pois requer planejamento de múltiplas ações e mobilização de todo o corpo funcional da empresa. Dessa forma, é mais viável implementar um programa de mudança cultural de curto prazo.


Texto associado.

Julgue os itens de 47 a 51, a respeito de recrutamento e seleção de pessoal.

Nos processos seletivos fundados nas competências desejáveis pela organização, a coleta de dados deve-se concentrar na comunicação de requisitos para o cargo.


Texto associado.

Muitas empresas, independentemente do porte ou ramo do negócio, enfrentam percentuais significativos de ausências ao trabalho. Esse fato é alvo de ações específicas da área de gestão de pessoas, pois, quando um profissional se ausenta do trabalho, algum reflexo negativo pode ser sentido rapidamente. Acerca do absenteísmo, julgue os itens seguintes.

Absenteísmo corresponde a faltas ou atrasos ao trabalho, que podem ser legais, quando têm amparo na legislação, ou ilegais, quando se referem a ausências não justificadas e aos afastamentos por punição.


Texto associado.

A respeito de cultura e clima organizacional, julgue os itens seguintes.

Enquanto as mudanças na cultura organizacional requerem estratégias e ações de médio e longo prazos, as intervenções para mudanças no clima organizacional podem ocorrer de forma localizada.


Texto associado.

No lançamento do jornal de circulação interna, uma empresa familiar de médio porte comunicou substituições na diretoria, com a contratação de pessoas selecionadas externamente. Em seu pronunciamento de posse, o novo diretor de recursos humanos anunciou mudanças que ocorreriam na empresa: implementação de medidas de contenção de despesas, instituição de ponto eletrônico para controle da jornada de trabalho e instalação de grupo de estudos para rever o código de conduta e as políticas de benefícios da empresa.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Um dos objetivos das medidas anunciadas é iniciar o processo de mudança cultural na empresa.


Texto associado.

O mundo do trabalho contemporâneo compreende processos característicos do modo produtivo que vem sendo utilizado desde os últimos anos do século XX, incluindo as relações de trabalho instituídas dentro das novas práticas de gestão. Contudo, transformações intensas têm provocado impactos na dimensão social e também na dimensão humana individual, com consequências para o ambiente de trabalho, e evidenciam elementos indispensáveis para o psicólogo organizacional refletir sobre sua prática tradicional e buscar alternativas para o exercício profissional.

J. C. Zanelli et al. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil.
Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 476 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens seguintes.

Se um profissional deseja verificar os efeitos de determinado treinamento no desempenho do trabalho de ex-treinandos, então ele deve requerer um conjunto de técnicas específicas que permita a atuação do psicólogo organizacional e do trabalho como especialista e como pesquisador.


Texto associado.

Julgue os itens de 47 a 51, a respeito de recrutamento e seleção de pessoal.

O recrutamento de pessoas busca identificar e atrair grupos de candidatos que possuam competências para as posições oferecidas pela empresa.


Texto associado.

Muitas empresas, independentemente do porte ou ramo do negócio, enfrentam percentuais significativos de ausências ao trabalho. Esse fato é alvo de ações específicas da área de gestão de pessoas, pois, quando um profissional se ausenta do trabalho, algum reflexo negativo pode ser sentido rapidamente. Acerca do absenteísmo, julgue os itens seguintes.

O absenteísmo, além de gerar custos diretos e indiretos, provoca perdas de produtividade e de motivação e as eventuais reposições de trabalhadores ausentes podem comprometer a qualidade dos serviços.


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