Questões de Concursos Públicos: SME SP Encontre aqui questões SME SP de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SME SP Ordenar por: Mais recentes Mais comentadas Mais populares Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q818569 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental Prova 1, SME SP, FCC, Ensino Médio O Artigo 53 da Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA) ao garantir à criança e ao adolescente o direito à educação, prevê assegurar a elas: I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II. direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; III. direito de organização e participação em entidades estudantis; IV. acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência; V. redução de jornada de trabalho, em até duas horas diárias, aos alunos maiores de 14 anos. É correto o que se afirma APENAS em a) I, II e III. b) I, III e V. c) II, III e IV. d) I, II, III e IV. e) I, II, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q813107 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor, SME SP, FCC, Ensino Médio Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069/90 - no seu art. 15, "a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis". Nos termos da lei, o direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos: a) ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; opinar e expressar-se e buscar refúgio, auxílio e orientação. b) ter uma crença e participar de culto religioso, acompanhada de pais ou responsáveis, quando menor de doze anos e participar da vida política, a partir dos dezoito anos. c) ter acesso aos bens culturais, cabendo a censura a seus responsáveis, conforme legislação complementar, e ser matriculado na rede regular de ensino. d) participar da vida familiar e comunitária desde que em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes. e) participar nos estabelecimentos públicos de ensino, da definição de critérios avaliativos praticados pela escola e recorrer ao Conselho de Escola e órgãos superiores quando se sentir prejudicado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q811510 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental Prova 1, SME SP, FCC, Ensino Médio Em relação ao processo de ensino-aprendizagem das crianças e dos adolescentes, a Lei nº 8.069/90 (ECA), garante aos pais ou responsáveis dos alunos o direito de a) escolha dos livros que serão adotados pela escola. b) ter informações sobre os resultados do processo pedagógico de seus filhos. c) ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais. d) participar da elaboração do projeto político-pedagógico em reuniões pedagógicas dos professores e diretores. e) participar do processo de formação permanente dos professores para aprenderem a preparar um projeto pedagógico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q811265 | Legislação Federal, Lei n 9394 1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental Prova 1, SME SP, FCC, Ensino Médio Para que se possa trabalhar na direção de repensar "saberes fechados", incorporando outros saberes, o projeto político-pedagógico de uma escola pode encontrar respaldo legal na LDB (Lei nº 9.394/96) quando esta determina, para a organização curricular do ensino fundamental e ensino médio, uma base nacional a) comum e uma parte diversificada exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. b) e uma parte diversificada voltada aos estudos da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico, natural e social. c) que compreenda os estudos de língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil. d) diversificada de acordo com a realidade da escola, atendendo ao princípio de "pluralismo de idéias e concepções pedagógicas". e) comum voltada ao estudo da língua portuguesa e da matemática e uma parte diversificada, voltada ao conhecimento do mundo físico, natural e da realidade brasileira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q810775 | Legislação Federal, Lei n 9394 1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB, Professor, SME SP, FCC, Ensino Médio De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/96), os docentes estão incumbidos de: a) participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, garantindo sua adequação às Diretrizes Nacionais Curriculares fixadas na forma da lei. b) estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento, por meio de projeto aprovado pelo Conselho de Escola. c) definir, juntamente com seu pares, o calendário escolar, respeitado o número mínimo de dias letivos e da jornada escolar definidos na lei. d) informar o Conselho Tutelar sempre que o direito público subjetivo dos alunos não for respeitado, em especial, os casos de maus tratos. e) ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q809477 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental Prova 1, SME SP, FCC, Ensino Médio Para que o acesso e a permanência ao Ensino Fundamental sejam direitos de todos, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria, a Lei nº 8.069/90 (ECA) prevê a) bolsa-escola aos alunos desempregados. b) redução do horário de trabalho para que os alunos freqüentem a escola. c) ensino de qualidade a todos, sem distinção de faixa etária, sexo ou cor. d) oferta do ensino noturno regular, aos maiores de 15 anos de idade. e) sistema diferenciado de avaliação, adequado às características cognitivas dessa clientela. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q809207 | Legislação Federal, Lei n 9394 1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB, Professor, SME SP, FCC, Ensino Médio "Não jogar lixo nas ruas", "É a cegonha que trouxe meu irmãozinho", "Por que só os negros foram escravizados?", "Participar de macumba é coisa do demônio", "Por que o idoso pode sentar e eu não, se também estou cansado?", "Por que eu tenho que apanhar sempre do grandão?". A discussão desses e outros temas que são complexos e envolvem diferentes conteúdos de cada uma das disciplinas do currículo escolar é proposta nos PCNs como Temas Transversais. Eles abrangem: a) Pluralidade Cultural, Religião, Estética e Meio Ambiente b) Pluralidade Cultural, Ética, Meio Ambiente e Orientação Sexual. c) Ética, Cultura, Etnias, Estética e Sexualidade. d) Meio Ambiente, Ética, Ações Afirmativas e Diversidade Religiosa. e) Orientação e Diversidade Sexual, Ecologia, Estética e Cultura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q807926 | Legislação Federal, Lei n 9394 1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental Prova 1, SME SP, FCC, Ensino Médio Quanto à organização curricular na Educação Básica, a LDB (Lei nº 9.394/96) determina que a) o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório. b) o ensino de língua estrangeira será componente curricular opcional da escola. c) a educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, será ministrada por professor polivalente. d) o ensino de história e geografia constituirá a parte diversificada do currículo, com o objetivo de atender a realidade social e política da região da escola. e) a escolha de conteúdos para a população rural deverá seguir o currículo mínimo previsto na base nacional comum definida na lei. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q795192 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC, Ensino Médio No plano do humano [...] o filósofo é o condutor. O mantenedor da justiça que deve reinar. E não tanto o que mantém a justiça quanto aquele que conduz os homens à justiça [...] à autonomia espiritual que é a consciência da relatividade do mundo sensível. É correto afirmar que, nesse excerto, Franklin L. e Silva tem como referência a visão a) relativista dos sofistas e seu projeto político. b) platônica do papel do filósofo. c) agostiniana do compromisso do filósofo com a transcendência. d) kantiana do papel da filosofia para o esclarecimento e a autonomia. e) de A. Schopenhauer sobre a missão do filósofo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q795191 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC, Ensino Médio A partir desse texto que abre as Meditações Metafísicas de Descartes, é correto afirmar que a) a filosofia cartesiana toma como ponto de partida a dúvida metódica e só admite como verdadeiro o conhecimento que a ela for capaz de resistir. b) o cartesianismo é uma modalidade moderna da filosofia cética, já que nega a evidência de todo o conhecimento que o precedeu. c) a filosofia de Descartes não é capaz de demonstrar a verdade das teses que propõe, já que desde o início se pauta pela dúvida. d) o cartesianismo tem aspirações modestas e recusa a possibilidade de fundar um conhecimento certo e indubitável. e) a filosofia de Descartes pretende passar todo conhecimento pelo crivo da dúvida apenas para assegurar a veracidade da tradição metafísica que a precedeu. 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1 Q818569 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental Prova 1, SME SP, FCC, Ensino Médio O Artigo 53 da Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA) ao garantir à criança e ao adolescente o direito à educação, prevê assegurar a elas: I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II. direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; III. direito de organização e participação em entidades estudantis; IV. acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência; V. redução de jornada de trabalho, em até duas horas diárias, aos alunos maiores de 14 anos. É correto o que se afirma APENAS em a) I, II e III. b) I, III e V. c) II, III e IV. d) I, II, III e IV. e) I, II, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q813107 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor, SME SP, FCC, Ensino Médio Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069/90 - no seu art. 15, "a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis". Nos termos da lei, o direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos: a) ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; opinar e expressar-se e buscar refúgio, auxílio e orientação. b) ter uma crença e participar de culto religioso, acompanhada de pais ou responsáveis, quando menor de doze anos e participar da vida política, a partir dos dezoito anos. c) ter acesso aos bens culturais, cabendo a censura a seus responsáveis, conforme legislação complementar, e ser matriculado na rede regular de ensino. d) participar da vida familiar e comunitária desde que em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes. e) participar nos estabelecimentos públicos de ensino, da definição de critérios avaliativos praticados pela escola e recorrer ao Conselho de Escola e órgãos superiores quando se sentir prejudicado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q811510 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental Prova 1, SME SP, FCC, Ensino Médio Em relação ao processo de ensino-aprendizagem das crianças e dos adolescentes, a Lei nº 8.069/90 (ECA), garante aos pais ou responsáveis dos alunos o direito de a) escolha dos livros que serão adotados pela escola. b) ter informações sobre os resultados do processo pedagógico de seus filhos. c) ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais. d) participar da elaboração do projeto político-pedagógico em reuniões pedagógicas dos professores e diretores. e) participar do processo de formação permanente dos professores para aprenderem a preparar um projeto pedagógico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q811265 | Legislação Federal, Lei n 9394 1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental Prova 1, SME SP, FCC, Ensino Médio Para que se possa trabalhar na direção de repensar "saberes fechados", incorporando outros saberes, o projeto político-pedagógico de uma escola pode encontrar respaldo legal na LDB (Lei nº 9.394/96) quando esta determina, para a organização curricular do ensino fundamental e ensino médio, uma base nacional a) comum e uma parte diversificada exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. b) e uma parte diversificada voltada aos estudos da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico, natural e social. c) que compreenda os estudos de língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil. d) diversificada de acordo com a realidade da escola, atendendo ao princípio de "pluralismo de idéias e concepções pedagógicas". e) comum voltada ao estudo da língua portuguesa e da matemática e uma parte diversificada, voltada ao conhecimento do mundo físico, natural e da realidade brasileira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q810775 | Legislação Federal, Lei n 9394 1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB, Professor, SME SP, FCC, Ensino Médio De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/96), os docentes estão incumbidos de: a) participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, garantindo sua adequação às Diretrizes Nacionais Curriculares fixadas na forma da lei. b) estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento, por meio de projeto aprovado pelo Conselho de Escola. c) definir, juntamente com seu pares, o calendário escolar, respeitado o número mínimo de dias letivos e da jornada escolar definidos na lei. d) informar o Conselho Tutelar sempre que o direito público subjetivo dos alunos não for respeitado, em especial, os casos de maus tratos. e) ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q809477 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental Prova 1, SME SP, FCC, Ensino Médio Para que o acesso e a permanência ao Ensino Fundamental sejam direitos de todos, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria, a Lei nº 8.069/90 (ECA) prevê a) bolsa-escola aos alunos desempregados. b) redução do horário de trabalho para que os alunos freqüentem a escola. c) ensino de qualidade a todos, sem distinção de faixa etária, sexo ou cor. d) oferta do ensino noturno regular, aos maiores de 15 anos de idade. e) sistema diferenciado de avaliação, adequado às características cognitivas dessa clientela. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q809207 | Legislação Federal, Lei n 9394 1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB, Professor, SME SP, FCC, Ensino Médio "Não jogar lixo nas ruas", "É a cegonha que trouxe meu irmãozinho", "Por que só os negros foram escravizados?", "Participar de macumba é coisa do demônio", "Por que o idoso pode sentar e eu não, se também estou cansado?", "Por que eu tenho que apanhar sempre do grandão?". A discussão desses e outros temas que são complexos e envolvem diferentes conteúdos de cada uma das disciplinas do currículo escolar é proposta nos PCNs como Temas Transversais. Eles abrangem: a) Pluralidade Cultural, Religião, Estética e Meio Ambiente b) Pluralidade Cultural, Ética, Meio Ambiente e Orientação Sexual. c) Ética, Cultura, Etnias, Estética e Sexualidade. d) Meio Ambiente, Ética, Ações Afirmativas e Diversidade Religiosa. e) Orientação e Diversidade Sexual, Ecologia, Estética e Cultura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q807926 | Legislação Federal, Lei n 9394 1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental Prova 1, SME SP, FCC, Ensino Médio Quanto à organização curricular na Educação Básica, a LDB (Lei nº 9.394/96) determina que a) o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório. b) o ensino de língua estrangeira será componente curricular opcional da escola. c) a educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, será ministrada por professor polivalente. d) o ensino de história e geografia constituirá a parte diversificada do currículo, com o objetivo de atender a realidade social e política da região da escola. e) a escolha de conteúdos para a população rural deverá seguir o currículo mínimo previsto na base nacional comum definida na lei. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q795192 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC, Ensino Médio No plano do humano [...] o filósofo é o condutor. O mantenedor da justiça que deve reinar. E não tanto o que mantém a justiça quanto aquele que conduz os homens à justiça [...] à autonomia espiritual que é a consciência da relatividade do mundo sensível. É correto afirmar que, nesse excerto, Franklin L. e Silva tem como referência a visão a) relativista dos sofistas e seu projeto político. b) platônica do papel do filósofo. c) agostiniana do compromisso do filósofo com a transcendência. d) kantiana do papel da filosofia para o esclarecimento e a autonomia. e) de A. Schopenhauer sobre a missão do filósofo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q795191 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC, Ensino Médio A partir desse texto que abre as Meditações Metafísicas de Descartes, é correto afirmar que a) a filosofia cartesiana toma como ponto de partida a dúvida metódica e só admite como verdadeiro o conhecimento que a ela for capaz de resistir. b) o cartesianismo é uma modalidade moderna da filosofia cética, já que nega a evidência de todo o conhecimento que o precedeu. c) a filosofia de Descartes não é capaz de demonstrar a verdade das teses que propõe, já que desde o início se pauta pela dúvida. d) o cartesianismo tem aspirações modestas e recusa a possibilidade de fundar um conhecimento certo e indubitável. e) a filosofia de Descartes pretende passar todo conhecimento pelo crivo da dúvida apenas para assegurar a veracidade da tradição metafísica que a precedeu. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro