Questões de Concursos Públicos: SEDAP PB

Encontre aqui questões SEDAP PB de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

A respeito de informática, assinale a opção correta.

Julgue os seguintes itens, acerca dos viveiros para mudas frutíferas.

I. Os substratos utilizados em viveiros de mudas frutíferas devem ser livres de pragas, doenças e plantas invasoras.

II. Entre os diversos tipos de recipientes utilizados pelos viveiristas na produção de mudas frutíferas, incluem-se bandejas de poliestireno, tubetes, sacos e vasos plásticos.

III. O trabalho de viveiristas com mudas de laranjeira préimunizadas com estirpe fraca do vírus da tristeza dos citros constitui uma proteção cruzada.

IV. O limoeiro-cravo, dada a resistência que apresenta à gomose de citros, pode ser utilizado como porta-enxerto para citricultura.

Estão certos apenas os itens

Assinale a opção correta quanto aos procedimentos para caracterização, implantação e manutenção de área livre da sigatoka negra, bem como do sistema de mitigação de risco para essa doença, causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis (morelet) Deighton.

Julgue os próximos itens, acerca do manejo integrado de doenças e pragas em fruteiras.

I. O objetivo do manejo integrado de pragas é o de reduzir a população de agentes de modo a permitir que seus inimigos naturais permaneçam na plantação agindo sobre as pragas e favorecendo a volta do equilíbrio natural desfeito pela plantação e pelo uso de defensivos agrícolas.

II. O manejo integrado da fusariose da bananeira deve ser realizado por meio do uso de variedades resistentes e de mudas sadias e selecionadas, bem como do tratamento dos frutos. Nesse caso, o uso de fungicidas sistêmicos por pulverização apresenta controle curativo satisfatório dessa doença.

III. No manejo integrado de pragas da citricultura, devem ser utilizadas armadilhas para a avaliação dos níveis de população de pragas, dando-se preferência aos métodos de controle biológicos, biotecnológicos, culturais, físicos e genéticos; caso haja necessidade, deve-se empregar métodos de controle químico.

IV. Constituem medidas recomendáveis para o controle integrado da seca da mangueira: estabelecer as podas de limpeza após a colheita, eliminando-se os ponteiros ou as panículas da produção anterior; proteger as áreas podadas com fungicidas sistêmicos; desinfestar as ferramentas usadas na poda; adubar e irrigar adequadamente todo o pomar; eliminar plantas mortas ou em estágio avançado da doença; pulverizar as plantas sadias com fungicidas sistêmicos.

A quantidade de itens certos é igual a

Com relação ao armazenamento de agrotóxicos, à destinação final de suas embalagens e ao uso de equipamento de proteção individual (EPI), julgue os seguintes itens.

I. O armazenamento de agrotóxicos deve ser feito em ambiente coberto, fresco, arejado e livre do acesso de crianças e animais.

II. As embalagens vazias dos produtos químicos utilizados, antes de ser devolvidas ao vendedor especializado, devem passar por tríplice lavagem, ser imediatamente furadas e guardadas em local seguro.

III. Qualquer embalagem de produto agrotóxico utilizado deve ser devolvida às lojas especializadas, para que seja total e adequadamente destruída.

IV. Os EPIs — máscara, macacão, chapéu com óculos, luvas e botas — devem ser usados em qualquer tipo de aplicação de agrotóxico, independentemente do tipo de produto químico que se utilize, bem como da lavoura e da hora de aplicação.

Estão certos apenas os itens

Considerando o endereço http://www.saia.pb.gov.br/index.html, assinale a opção incorreta acerca de Internet e intranet.

Para o manejo adequado do pomar, o agricultor deve tomar algumas medidas, entre as quais se inclui o controle de doenças e pragas que atacam as plantas frutíferas. No que se refere ao manejo fitossanitário do abacaxizeiro, assinale a opção correta.

Um citricultor plantou 200 hectares de laranjeira da variedade pera, utilizando mudas enxertadas de boa qualidade fisiológica e sanitária. No plantio, para que as mudas não tombassem, elas foram plantadas com o colo enterrado 5 cm no solo. Cerca de dois anos após o plantio, 20% das plantas apresentavam exsudação de goma em lesões de tronco e de colo, tendo os tecidos infectados secado completamente, o que causou a morte de algumas plantas.

Nessa situação hipotética,

Acerca da transmissão, do diagnóstico, da prevenção e do controle da brucelose e da tuberculose nos animais e na espécie humana, assinale a opção correta.

Assinale a opção correta no que se refere à gestão da informação e do conhecimento.