Questões de Concursos Públicos: Secretaria de Estado de Educação SC

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A aprendizagem numa perspectiva sociointeracionista ocorre no contexto da Zona de Desenvolvimento Proximal. Entendendo este conceito, assinale a alternativa correta.

Espera-se que o administrador escolar seja capaz de organizar dados que permitam de forma coletiva melhorar a gestão escolar. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

II Reunir os professores, analisar os resultados dos alunos e, à luz da análise, tomar algumas medidas coletivas de redirecionamento do processo ensino aprendizagem.

II Afixar no pátio da escola as notas dos estudantes com baixo rendimento e organizar atividades de ensino que recuperem suas notas baixas.

III Fazer gráficos do rendimento dos alunos e expor na sala dos professores, nomeando os profissio nais que ensinam mal.

IV Incentivar os esforços dos professores, chamando os pais para dividir as preocupações e orientar a melhor forma para eles acompanharem as tarefas de casa de seus filhos.

Na Proposta Curricular de Santa Catarina de 1991 - Os especialistas e a prática pedagógica - está descrito que todos os profissionais devem atuar para qualificar a relação professor aluno e o processo de ensino e aprendizagem.

Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

O texto “Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública”, de Vitor Paro, diz que: “pode-se considerar a educação como intrinsecamente política numa dupla dimensão”. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

I É por meio da educação, entendida como atualização histórico-cultural, que o homem se constrói em sua historicidade, historicidade esta que traz inclusa a dimensão política.

II A escola, por ser o local em que se dá a transmissão de conhecimentos e da cultura em geral, atendendo à generalidade da população, é um campo neutro onde não devem entrar interesses políticos particulares.

III O saber escolar, por seu conteúdo universal, estaria a serviço de todos, não devendo submeter-se a interesses de grupos ou pessoas.

IV A educação, fundada na aceitação do outro como legítimo sujeito, apresenta-se como a realização da convivência pacífica e cooperativa que nega a dominação e labora em favor da democracia.

Ao lado da tarefa de promover o acesso dos alunos aos conhecimentos organizados nas disciplinas escolares, outros conhecimentos são também trabalhados na escola. Dentre estes se destacam os conhecimentos relativos à cidadania, ao trabalho e à cultura, que só podem ser bem adquiridos se forem trabalhados a partir do exercício do pensamento crítico e dos princípios da ética. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

I Programas de ensino muito rígidos e pouco atualizados são inadequados para esta finalidade.

II Produzir um clima escolar protetivo onde estudantes, funcionários e professores se sintam respeitados produz uma ética que ensina a todos.

III Assegurar que todos os pontos de vista sejam acolhidos e que no debate os argumentos em prol do coletivo sejam evidenciados induz ao pensamento crítico.

IV Acolher a diversidade, respeitar e valorizar a cultura local são princípios para promover a ampliação do conhecimento.

Sem excluir as especificidades, o trabalho dos especialistas orienta-se para a ação coletiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

Pensando no papel da escola, e em específico do Orientador Educacional junto à comunidade escolar e a sociedade, perspectiva-se a elevação do nível cultural dos membros da comunidade, propiciando debates sobre temas de interesse de alunos, pais e professores, envolvendo questões presentes no dia-a-dia.

Nesse sentido são estratégias viáveis, exceto:

As condições para que uma atividade seja considerada de aprendizagem, conforme a teoria sociointeracionista, descrita no Caderno Tempo de Aprender são aquelas que, exceto:
Nos Cadernos Pedagógicos de Formação dos professores de ensino médio, organização e gestão democrática da escola do Ministério da Educação, sobre o Projeto Político Pedagógico está explícito que, exceto:
Conforme Caderno Tempo de Aprender (volume 1, p. 14), o Nível de Desenvolvimento Real indica: