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Questões de Concurso: Prefeitura Morro da Fumaça SC

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Em relação ao conceito de currículo, analise as proposições seguintes em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:

I. ( ) O currículo é um veículo que transporta algo a ser transmitido e absorvido.

II. ( ) O currículo é um conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção e a socialização de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais dos estudantes.

III. ( ) Currículo associa-se ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos sem intenções educativas.

IV. ( ) O currículo é um dispositivo de grande efeito no processo de construção da identidade do(a) estudante.

Assinale a sequência CORRETA:

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Os primeiros questionamentos filosóficos sobre “o que é a criança” e qual o melhor meio para educá-las nasceram e desenvolveram-se na Grécia, principalmente com Platão e Aristóteles. O psicólogo suíço Jean Piaget (1896 – 1980) é responsável por uma grande revolução acerca dos estudos referentes à criança.

I. Para o pesquisador, o homem é o sujeito da sua ação sobre o meio, ou seja, a compreensão da realidade, o desenvolvimento do raciocínio lógico-formal dá-se no indivíduo através de uma sucessão progressiva de momentos de maturação deste indivíduo em relação com o ambiente.

II. Segundo essa teoria, a vida é um processo de maturação contínua, ou seja, uma sucessão de momentos inter-relacionados. Diante deste processo, a criança é vista como um adulto pré-formado, que já traz em si a possibilidade de seu crescimento intelectual. A criança não é um resultado do meio, mas sim de sua própria razão, que já nasce com ela e precisa ser desenvolvida.

A respeito dessas assertivas, assinale a opção CORRETA:

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O Reino Protista reunia inicialmente os seres unicelulares eucarionte, depois passou a abrigar todas as algas, tanto unicelulares quanto pluricelulares, passando a ser chamado de Reino Protoctistas. A respeito desses organismos, está correto afirmar: (Ref. Biologia hoje Sergio Linhares pags. 41 ate 53).

I. Os protozoários são eucariontes unicelulares heterótrofos.

II. A organela de locomoção dos protozoários é apenas do tipo flagelo.

III. As clorofíceas são mais freqüentes em água doce e no mar, embora algumas formas vivam no solo úmido, em troncos, em rochas úmidas, na neve, no gelo e até no interior de outros seres vivos ou associados aos fungos.

IV. As diatomáceas são algas do grupo das crisófitas; têm parede celular rígida devido a celulose.

V. Neste reino predomina a reprodução assexuada por bipartição.

Referente aos itens acima as informações CORRETAS está na alternativa:

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Considere o plural dos adjetivos compostos.

I. Ternos azul-marinho.

II. Camisas verde-água.

III. Camisetas verde-limão.

IV. Bolsas amarelo-canário.

V. Sapatos vermelho-sangue.

De acordo com a norma-padrão, está CORRETO o que se afirma em qual das alternativas?

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Considerando as normas gramaticais, o pronome pessoal oblíquo átono está corretamente colocado em:
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Marque a alternativa que está de acordo com a Constituição Federal:

I. O que assegura aos cidadãos o exercício dos seus direitos, a divisão dos poderes e, segundo grandes teóricos, a limitação do governo pelo direito é o federalismo.

II. O constitucionalismo pode ser corretamente definido como um movimento que visa limitar o poder e estabelecer um rol de direitos e garantias individuais, criando a necessidade de se instituir uma carta, em regra escrita, que possa juridicizar essa relação entre Estado e cidadão, de forma a se gerar mais segurança jurídica.

III. O o eto da Constitui ão ederal é a estrutura fundamental do stado e da sociedade, ra ão por ue somente as normas relativas aos limites e s atribuições dos poderes estatais, aos direitos políticos e individuais dos cidadãos compõem a Constituição.

IV. Os Poderes são independentes e harmônicos, devendo respeitar suas atribuições fixadas pela constituição, não havendo ingerência de um poder em outro, por uma questão de respeito ao Pacto Federativo.

V. Constituem princípios fundamentais da Constituição Federal do Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidária, e garantir o desenvolvimento nacional.

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No artigo “O que é básico na Educação básica? Contribuições para o debate sobre o papel da escola na vida social e na cultura” de Sonia Kramer, a autora faz uma analogia da cultura com o ar: “(... Quero falar de cultura como do ar que respiramos. E abordo, em relação ao tema cultura, dois aspectos: um relativo a tradições culturais, costumes e valores dos diferentes grupos, suas trajetórias, suas experiências, seu saber; outro referente ao acervo de conhecimentos culturais disponíveis a cada momento da história de uma dada sociedade, um povo, um país.”

I. No primeiro caso, temos uma imensa pluralidade de experiências possíveis, de valores e saberes: na dança e na música (priorizando as clássicas e populares em detrimento ao funk e pagode); na produção de objetos; nas comemorações civis e religiosas; nos modos de cuidar das crianças, da terra, dos alimentos, das vestimentas; nas trajetórias contadas, experiências sofridas, etc.

II. O segundo aspecto trata-se do acervo cultural acumulado, uma espécie de outra camada de ar que a gente respira e que se encontra disponível na literatura (nos seus mais diversos gêneros) no cinema, na música, na fotografia, no teatro, na pintura, na escultura, na poesia, nos museus, na arquitetura, etc.

A respeito dessas assertivas, assinale a opção CORRETA:

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Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma funcionalidade do Programa Microsoft Access.
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As Normas Gerais de Direito Tributário estabelecem algumas limitações ao Poder de Tributar, sendo, portanto, vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

I. Instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, proibida qualquer distinção em razão de ocupação profissional ou função por eles exercida, independentemente da denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos, salvo os soldos, aposentos, montepios e subsídios.

II. Cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, ou antes, de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, salvo exceções constitucionais.

III. Instituir tributos sobre o patrimônio, renda ou serviços: uns dos outros, dos templos de qualquer culto, dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos empregadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei, bem como sobre livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão.

IV. Cobrar tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado, podendo tais leis retroagir quando estabelecerem novos critérios de fiscalização.

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Sobre os processos de formação das palavras, assinale a alternativa em que a classificação entre parênteses corresponde à palavra a ela relacionada:
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